PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polímeros

2 participantes

Ir para baixo

Polímeros Empty Polímeros

Mensagem por Juliana firmino Ter 10 maio 2016, 13:51

As fraldas descartáveis possuem placas de poliacrilato de sódio, apresentado abaixo; um polímero capaz de absorver 800 vezes seu peso em água destilada, provocando o "inchaço" do polímero pela entrada de água

---CH2 - CH - CH2 ---
               l
              C=O
               l
              O-
              Na+

Justifique a absorção de água pelo polímero contido nas fraldas descartáveis, provocando o aumento de seu volume.

Alguém poderia me explicar detalhadamente o funcionamento da fralda a partir de conceitos químicos?

Juliana firmino
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 08/04/2016
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Polímeros Empty Re: Polímeros

Mensagem por Gustavoadp Ter 10 maio 2016, 18:01

É bem simples. Baseia-se na interação da água com a fralda através da ligação íon-dipolo. Podes ver que isso ocorre por ter O-Na+ na fralda.
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Polímeros Empty Re: Polímeros

Mensagem por Juliana firmino Qua 11 maio 2016, 17:30

Gustavoadp escreveu:É bem simples. Baseia-se na interação da água com a fralda através da ligação íon-dipolo. Podes ver que isso ocorre por ter O-Na+ na fralda.

Gustavo, uma justificativa que encontrei é de que a hidrólise do polímero origina um grupo carboxila que retém água através de ligações de hidrogênios. Mas como assim hidrólise do polímero? Como isso ocorre no caso da fralda?

E também encontrei outra justificativa dizendo que a liberação de Na+ cria um meio hipertônico em relação à urina.

Juliana firmino
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 140
Data de inscrição : 08/04/2016
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Polímeros Empty Re: Polímeros

Mensagem por Gustavoadp Qua 11 maio 2016, 18:46

Não entendi essa justificativa. Mesmo havendo essa hidrólise, teria pontes de hidrogênio. Minha resposta foi baseada na atração íon-dipolo, que é mais forte que pontes de hidrogênio, sem a formação de carboxila.
Também lembrei que eu fiz uma questão assim, acho que do Enem, em que ele comparava essa fralda aí com a de celulose. Foi até nela que eu aprendi sobre íon-dipolo. É o que eu acho.
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Polímeros Empty Re: Polímeros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos