PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida: Sentido da Força Centrípeta

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida: Sentido da Força Centrípeta Empty Dúvida: Sentido da Força Centrípeta

Mensagem por Matematizai Qua 04 maio 2016, 19:37

Olá! Estou revendo mecânica e me veio uma dúvida nesta questão: Um balde com um bloco de concreto que se encaixa perfeitamente no mesmo realiza loopings circulares em um plano vertical. O fio que traciona o balde possui 1 metro de comprimento, e a massa do mesmo é de 2 kg. No ponto mais alto da trajetória a velocidade do conjunto é de 5 m/s, e a força da gravidade, g, acelera os corpos a 10 m/s². O exercício então pede para calcular a força vertical que o bloco troca com a superfície do balde no ponto mais alto da referida trajetória. 

Dúvida: Sentido da Força Centrípeta 2uoo3gl

Eu resolvi da seguinte maneira (escrevei aqui o meu raciocínio):

A força peso atrai o conjunto para o centro da trajetória nesse ponto da mesma. A força centrípeta em tese também. Mas se ambas as forças atraem o bloco para o centro, porque ele não cai juntamente com o balde? Porque realiza essa trajetória circular? Bom, como a força centrípeta é aquela que mantém o bloco em movimento circular, deve ter direção radial e sentido oposto ao da força peso nesse ponto da trajetória. Assim, a força que o bloco de concreto aplica no balde é a força resultante entre as duas forças já mencionadas. Então realizei os cálculos:

Fc = mv²/R -> Fc = 50 N.
P = mg -> P = 20 N.
R = 50 - 20 = 30 N.

Assim, a força de contato entre o bloco de cimento e o balde é de 30 N, o que está certo de acordo com o gabarito.

Mas, mesmo assim, não fiquei convencido: a força centrípeta não tem sempre o sentido voltado para o centro da trajetória? Deveria adotar outro referencial e considerá-la centrífuga? Acertei a questão, mas isso me deixou mais confuso ainda. Alguém poderia dar uma luz?

Grato desde já.
Matematizai
Matematizai
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 24/03/2016
Idade : 24
Localização : Mato Grosso, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Sentido da Força Centrípeta Empty Re: Dúvida: Sentido da Força Centrípeta

Mensagem por Christian M. Martins Qua 04 maio 2016, 19:50

A soma da força normal aplicada pelo balde no bloco com seu peso é igual à força centrípeta:

Fn + P = Fcp
Fn = Fcp - P
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Sentido da Força Centrípeta Empty Re: Dúvida: Sentido da Força Centrípeta

Mensagem por Matematizai Qua 04 maio 2016, 19:56

Sim, mas porque a força centrípeta e a força peso não têm o mesmo sentido?
Matematizai
Matematizai
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 24/03/2016
Idade : 24
Localização : Mato Grosso, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Sentido da Força Centrípeta Empty Re: Dúvida: Sentido da Força Centrípeta

Mensagem por Christian M. Martins Qua 04 maio 2016, 20:00

Você não está olhando pro problema da forma correta, Matematizai.

A força centrípeta possui o mesmo sentido da força normal e da força peso; afinal, a componente centrípeta é formada pela soma da força normal com a força peso.

Desenhe dois vetorezinhos um abaixo do outro, apontado para o mesmo sentido. Nomeie o primeiro de P e o segundo de Fn. Agora desenhe, ao lado, um vetor com o comprimento igual à soma dos comprimentos dos vetorezinhos, nomeando-o de Fcp. Por fim, repare que P e Fn são "componentes" de Fcp e, portanto:

P + Fn = Fcp
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Sentido da Força Centrípeta Empty Re: Dúvida: Sentido da Força Centrípeta

Mensagem por Matematizai Qua 04 maio 2016, 20:10

Agora caiu a ficha. Valeu cara!
Matematizai
Matematizai
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 24/03/2016
Idade : 24
Localização : Mato Grosso, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Sentido da Força Centrípeta Empty Re: Dúvida: Sentido da Força Centrípeta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos