PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão Unicamp - Velocidade de radiações

3 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Questão Unicamp - Velocidade de radiações Empty Questão Unicamp - Velocidade de radiações

Mensagem por Gabriel Cluchite Ter 01 Dez 2015, 17:57

A radiação Cerenkov ocorre quando uma partícula carregada atravessa um meio isolante com uma velocidade maior do que a velocidade da luz nesse meio. O estudo desse efeito rendeu a Pavel A. Cerenkov e colaboradores o prêmio Nobel de Física de 1958. Um exemplo desse fenômeno pode ser observado na água usada para refrigerar reatores nucleares, em que ocorre a emissão de luz azul devido às partículas de alta energia que atravessam a água. 

a) Sabendo-se que o índice de refração da água é n = 1,3, calcule a velocidade máxima das partículas na água para que não ocorra a radiação Cerenkov. A velocidade da luz no vácuo é c = 3,0 ⋅10^8 m/s.

b) A radiação Cerenkov emitida por uma partícula tem a forma de um cone, como ilustrado na figura abaixo, pois a sua velocidade, vp , é maior do que a velocidade da luz no meio, vl . Sabendo que o cone formado tem um ângulo θ = 50º e que a radiação emitida percorreu uma distância d = 1,6m em t = 12ns , calcule vp. Dados: cos50º = 0,64 e sen50º = 0,76.


Questão Unicamp - Velocidade de radiações 2oROw3r


Minha dúvida, na realidade, é na letra B. Em uma resolução que encontrei na internet, a pessoa adicionou estas informações na imagem:
Spoiler:

Eu gostaria de saber por que "d" (a distância percorrida pela radiação) está na direção de vl.
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unicamp - Velocidade de radiações Empty Re: Questão Unicamp - Velocidade de radiações

Mensagem por Nina Luizet Qua 02 Dez 2015, 14:59

Outro modo que exclui essa sua dúvida é :

Questão Unicamp - Velocidade de radiações 9blzbn
Questão Unicamp - Velocidade de radiações 2jewlu9

Espero ter ajudado, *Nina*
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unicamp - Velocidade de radiações Empty Re: Questão Unicamp - Velocidade de radiações

Mensagem por Gabriel Cluchite Qua 02 Dez 2015, 18:27

Essa parte eu entendi Nina, mas muito obrigado pela resolução.
O que eu estou fazendo confusão é nessa parte:

vl = d/Δt


Minha dúvida:
A distância "d" não deveria estar ligada a velocidade resultante dessa radiação?
Exemplificando:
Spoiler:

Dessa forma, não seria: Vr=d/Δt
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagens : 333
Data de inscrição : 14/07/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unicamp - Velocidade de radiações Empty Re: Questão Unicamp - Velocidade de radiações

Mensagem por Matheus Tsilva Seg 18 Set 2017, 23:20

A radiação que é uma onda eletromagnética , de acordo com Maxwell cargas elétricas aceleradas emitem ondas eletromagnéticas.
Dessa forma , pelo enunciado vp e a velocidade da partícula e vl a velocidade da radiação no meio.
Ele nos deu as medidas para calcular a velocidade da luz , fazendo a trigonometria básica do triângulo retângulo , conseguimos a velocidade da partícula, vp.

Cos(theta)=vl/vp.
Matheus Tsilva
Matheus Tsilva
Fera
Fera

Mensagens : 1167
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 25
Localização : Uberaba, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Unicamp - Velocidade de radiações Empty Re: Questão Unicamp - Velocidade de radiações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos