PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Material para estudar física/mat. para FUVEST

3 participantes

Ir para baixo

Material para estudar física/mat. para FUVEST Empty Material para estudar física/mat. para FUVEST

Mensagem por vassolerfelipe Seg 02 Nov 2015, 16:02

Olá pessoal, vou prestar vestibular para Economia na FEA-USP em 2017 e vi uns comentários aqui no fórum falando tanto sobre os livros "Tópicos de Física" quando sobre os "Física Clássica". Gostaria de saber qual livro vocês me recomendariam, considerando que a prova para qual eu vou estudar é a FUVEST. Gosto de física e tenho facilidade de entender a teoria, mas a aplicação em exercícios complexos(para o nível FUVEST, claro) é o que me complica.

Quanto à matemática, tenho uma boa base de álgebra por já ter iniciado economia na UFRGS, na qual eu tive Cálculo I e nunca achei a matéria complicada, mas tenho um déficit BEM grande em geometria plana e espacial(apesar de amar analítica), então gostaria de saber qual livro vocês me recomendariam para aprender(de forma básica E aprofundada) Geo. Plana e Espacial e para rever/aprofundar em Álgebra, considerando que terei matemática no terceiro dia da segunda fase da FUVEST.

Vi umas pessoas recomendando os livros "Matemática: Ciência e Aplicações" para vestibular e gostaria de saber a opinião de vocês sobre ele enquanto material de estudo para FUVEST.

Obrigado!!

vassolerfelipe
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2015
Idade : 29
Localização : Guarujá, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para estudar física/mat. para FUVEST Empty Re: Material para estudar física/mat. para FUVEST

Mensagem por Fito42 Ter 03 Nov 2015, 17:30

Eu sempre dou as mesmas dicas. A melhor forma de estudar para a FUVEST é resolvendo as provas antigas (2007 para cá). Segundo o manual do candidato, seu curso tem as seguintes provas:
1ª fase: conhecimento geral
2ª fase:
  1º dia: português + redação
  2º dia: conhecimento geral + interdisciplinares
  3º dia: matemática, história e geografia


Isso quer dizer que a física vai cair na 1ª fase e no 2º dia (prova bem fácil). Na minha opinião, não compensa pegar um livro específico para essa matéria. Com apostilas de cursinho você ganha tempo e aprende o suficiente. 
No caso de matemática, vai cair na 1ª fase, no 2º dia (nível fácil) e no 3º dia. Nesse caso compensa aprofundar em alguns assuntos, principalmente em geometria plana, que sempre cai em todas as etapas da fuvest, sempre!  Eles costumam cobrar bastante polinômios e números complexos na segunda fase e sempre cai uma questão de análise combinatória na 1ª fase e uma na segunda. Geometria espacial pode cair também. Eu recomendaria pegar as provas de matemática (1ª e 2ª fase) desde 2003 e resolver todas. A partir dos erros você analisa quais matérias aprofundar, daí você resolve o Iezzi/Aref. Opinião minha: não aprofunde em funções, já que a prova não costuma cobrar coisas difíceis e a sua base está boa, não aprofunde em análise combinatória, o importante é resolver uma gama enorme de exercícios. Na hora de resolver as provas antigas, tenta simular o tempo e o espaço para as questões em uma folha, bem como o capricho e tal.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para estudar física/mat. para FUVEST Empty Re: Material para estudar física/mat. para FUVEST

Mensagem por Nina Luizet Ter 03 Nov 2015, 17:32

Fito42 com suas ótimas dicas. Muito bom te ver por aqui, Fito.  Wink Cool Smile Very Happy  
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Material para estudar física/mat. para FUVEST Empty Re: Material para estudar física/mat. para FUVEST

Mensagem por vassolerfelipe Ter 03 Nov 2015, 17:38

Muito obrigado pelas dicas, Fito! Eu tinha MUITA dificuldade com probabilidade e analíse combinatória antes de ter estatística I na faculdade, mas melhorei MUITO em probabilidade. Combinatória e geo plana, no entanto, contínuo penando. Vou definitivamente usar os livros que você me recomendou e gostaria de saber se há download desses livros.

Muito obrigado pela dica!

vassolerfelipe
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2015
Idade : 29
Localização : Guarujá, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para estudar física/mat. para FUVEST Empty Re: Material para estudar física/mat. para FUVEST

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos