PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Material para FUVEST

3 participantes

Ir para baixo

Material para FUVEST Empty Material para FUVEST

Mensagem por GiovannaLagos Qua 23 Dez 2015, 05:03

Olá pessoal, fiz um ano de cursinho e não achei que compensou o meu investimento financeiro e então eu decidi que ano que vem estudarei em casa para optimizar a minha relação tempo-produtividade, até porque eu creio que o cursinho me atrapalhou nessa questão(transporte, profs., material didático muito superficial, etc. me fizeram sentir isso)., e gostaria de uma avaliação e sugestões - sobre livros e suas respectivas edições se for relevante - de vocês. Meus únicos vestibulares serão Unicamp e Fuvest e eu irei prestar medicina.
gewandsznajder
Sobre o planejamento da minha rotina de estudo: fiz um cronograma no qual eu tentei manter o estudo de 4 matérias distintas por dia, sendo que eu pretendo estudar cada uma delas durante 2 horas e meia, com um intervalo de 30 minutos entre uma e outra matéria. Esse tempo seria tanto para a teoria quanto para a realização de exercícios de cada matéria. 

Sobre o material didático que - até agora - penso em usar:

MATEMÁTICA - Matemática: Ciências e Aplicações - Gelson Iezzi 3V (Ed. 2014)
QUÍMICA - Química na Abordagem do Cotidiano - Tito e Canto 3V (Ed. 2006)
BIOLOGIA - Biologia Hoje - Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder 3V (Ed. 2013)
FÍSICA - Física Clássica - Caio Sérgio Calçada e José Luís Sampaio 3V (Ed. 2012)
HISTÓRIA - História Geral e do Brasil 3V - Vicentino e Dorigo (Ed. 2013)
GEOGRAFIA - Geografia Geral e do Brasil 3V - Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira (Ed. 2013)
PORTUGUES - Português:Linguagens Vol. Único para Gramática 
                 Literatura Brasileira Vol. Único para Literatura

Estou pensando em assinar o OKuadro para o estudo de exatas, alguém já fez e saberia me falar os prós e os contras ou dizer se acha que vale a pena, ou se acha melhor usar livros didáticos para o estudo?

Podem criticar e sugerir o que quiserem!

Obrigada desde já.

GiovannaLagos
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 31
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para FUVEST Empty Re: Material para FUVEST

Mensagem por mateus160399 Qua 23 Dez 2015, 14:20

Olá, eu também estou estudando para medicina com foco na FUVEST, e durante esse ano eu utilizei os seguintes livros:
 
Matemática: Poliedro e fundamentos da matemática elementar do Iezzi
Física: Tópicos de física e Poliedro e utilizei o canal física fábris
História e Geografia: Poliedro 
Biologia: Poliedro e complementei com o professor Jubilut.
 
O restante dos livros que eu utilizei era parte do meu material didático da escola
 
Todos os livros e canais supracitados são muito bons.
Você poderia me dizer em qual cursinho você estudou?

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para FUVEST Empty Re: Material para FUVEST

Mensagem por Fito42 Qua 23 Dez 2015, 16:04

GiovannaLagos escreveu:
Sobre o planejamento da minha rotina de estudo: fiz um cronograma no qual eu tentei manter o estudo de 4 matérias distintas por dia, sendo que eu pretendo estudar cada uma delas durante 2 horas e meia, com um intervalo de 30 minutos entre uma e outra matéria. Esse tempo seria tanto para a teoria quanto para a realização de exercícios de cada matéria. 

É uma boa forma de estudar. Eu gostava de pegar umas 2 ou 3 matérias no máximo  para ter um maior aproveitamento. Tenta estudar a teoria separada dos exercícios, é uma forma de conferir se você realmente entendeu os conceitos. Por ex: 


1º) Estude 1 hora de física (teoria + exemplos resolvidos)

2º) Estude a teoria de outras matérias
3º) Volte para a física e faça os exercícios


É válido também deixar um dia da semana para rever rapidamente toda a matéria da semana e fazer uma coletânea de exercícios. Tente deixar algum dia do final de semana para resolver as provas da FUVEST (eu recomendo fazer desde 2007).


Sobre os livros, eu os recomendo dependendo do seu rendimento desse ano. Se você acertou 70+ questões na 1ª fase até compensa pegar alguns livros (matemática, geografia, história), caso contrário eu recomendo ficar com as apostilas de cursinho. Terminar as coleções que você citou é algo inviável em apenas um ano. Sobre geografia, você pode pegar alguma fonte de atualidades e geopolítica, são assuntos recorrentes na prova. Sobre biologia, o Amabis é muito bom. 


Para a segunda fase eu também recomendo fazer as provas antigas (desde 2010) e aconselho uma dedicação especial ao 1º dia (pegue pelo menos as provas de português desde 2007/08) e ao 3º dia (no seu caso, pegue bastante provas antigas da segunda fase de química e biologia só, não pegue as de física!).
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para FUVEST Empty Re: Material para FUVEST

Mensagem por GiovannaLagos Qua 23 Dez 2015, 16:45

mateus160399 escreveu:
Olá, eu também estou estudando para medicina com foco na FUVEST, e durante esse ano eu utilizei os seguintes livros:
 
Matemática: Poliedro e fundamentos da matemática elementar do Iezzi
Física: Tópicos de física e Poliedro e utilizei o canal física fábris
História e Geografia: Poliedro 
Biologia: Poliedro e complementei com o professor Jubilut.
 
O restante dos livros que eu utilizei era parte do meu material didático da escola
 
Todos os livros e canais supracitados são muito bons.
Você poderia me dizer em qual cursinho você estudou?

Estudei no Objetivo de Santos.

GiovannaLagos
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 31
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para FUVEST Empty Re: Material para FUVEST

Mensagem por GiovannaLagos Qua 23 Dez 2015, 16:54

Fito42 escreveu:
GiovannaLagos escreveu:
Sobre o planejamento da minha rotina de estudo: fiz um cronograma no qual eu tentei manter o estudo de 4 matérias distintas por dia, sendo que eu pretendo estudar cada uma delas durante 2 horas e meia, com um intervalo de 30 minutos entre uma e outra matéria. Esse tempo seria tanto para a teoria quanto para a realização de exercícios de cada matéria. 

É uma boa forma de estudar. Eu gostava de pegar umas 2 ou 3 matérias no máximo  para ter um maior aproveitamento. Tenta estudar a teoria separada dos exercícios, é uma forma de conferir se você realmente entendeu os conceitos. Por ex: 


1º) Estude 1 hora de física (teoria + exemplos resolvidos)

2º) Estude a teoria de outras matérias
3º) Volte para a física e faça os exercícios


É válido também deixar um dia da semana para rever rapidamente toda a matéria da semana e fazer uma coletânea de exercícios. Tente deixar algum dia do final de semana para resolver as provas da FUVEST (eu recomendo fazer desde 2007).


Sobre os livros, eu os recomendo dependendo do seu rendimento desse ano. Se você acertou 70+ questões na 1ª fase até compensa pegar alguns livros (matemática, geografia, história), caso contrário eu recomendo ficar com as apostilas de cursinho. Terminar as coleções que você citou é algo inviável em apenas um ano. Sobre geografia, você pode pegar alguma fonte de atualidades e geopolítica, são assuntos recorrentes na prova. Sobre biologia, o Amabis é muito bom. 


Para a segunda fase eu também recomendo fazer as provas antigas (desde 2010) e aconselho uma dedicação especial ao 1º dia (pegue pelo menos as provas de português desde 2007/08) e ao 3º dia (no seu caso, pegue bastante provas antigas da segunda fase de química e biologia só, não pegue as de física!).

Eu pensei em fazer isso, colocando 1h para teoria em uma parte do dia e 1h e meia de exercícios em outro turno do dia, para cada matéria. A propósito, a sua preferência por coleções de cursinho é unica e exclusivamente pela questão do tempo, ou você realmente acha que coleções como a do Poliedro, por exemplo, bastam?

Além disso, pretendo revisar a teoria de tudo ou uma vez por semana ou todos os dias revisar a teoria do dia anterior, através de uma auto-explicação em voz alta, dando exemplos e etc. (Estou em dúvida sobre isso)

Irei colocar o meu cronograma para que vocês, se puderem, avaliaem-no!


Última edição por GiovannaLagos em Qua 23 Dez 2015, 17:06, editado 2 vez(es)

GiovannaLagos
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 31
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para FUVEST Empty Re: Material para FUVEST

Mensagem por GiovannaLagos Qua 23 Dez 2015, 16:55


SegundaTerçaQuartaQuintaSexta
07:00AcordarAcordarAcordarAcordarAcordar
07:30-10:00Química 2GramáticaFísica 1Matemática 3Física 2
10:30-13:00LiteraturaHistória 2Redação T.História 1Geografia 2
13:00-14:00AlmoçoAlmoçoAlmoçoAlmoçoAlmoço
14:00-16:30Biologia 1Geografia 1Química 1Física 3Matemática 2
17:00-19:30Matemática 1Biologia 3Química 3Redação P.Biologia 2
19:30-20:30JantarJantarJantarJantarJantar
20:30-23:00FUVEST/E.M.Obras Lit.FUVEST/E.M.Obras Lit.FUVEST/E.M.
23:00DormirDormirDormirDormirDormir


FUVEST: Correção das provas realizadas aos sábados a partir das 13:00.
E.M.: Realização de Exercícios Extra de Matemática para APROFUNDAMENTO direcionado à Segunda Fase da FUVEST.
OBRAS LIT.: Leitura das obras literárias requeridas pela FUVEST.
REDAÇÃO T.: Estudo da parte teórica de Redação.
REDAÇÃO P.: Produção de redação nos moldes da FUVEST.



Sábado
10:00Acordar
11:00-11:30Almoço
13:00–18:00PROVA FUVEST
18:00 – onLIVRE


PROVA FUVEST: Realização de provas antigas a partir das 13:00.



Domingo
12:00Acordar / Almoço
13:00-14:30Atualidades
14:30-17:00Redação P.
17:00-18:00Obras Lit.
18:00-20:00Revisão


REVISÃO: Revisão das matérias estudadas na semana

GiovannaLagos
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 31
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para FUVEST Empty Re: Material para FUVEST

Mensagem por Fito42 Qui 24 Dez 2015, 01:17

Eu pensei em fazer isso, colocando 1h para teoria em uma parte do dia e 1h e meia de exercícios em outro turno do dia, para cada matéria. A propósito, a sua preferência por coleções de cursinho é unica e exclusivamente pela questão do tempo, ou você realmente acha que coleções como a do Poliedro, por exemplo, bastam?


A preferência pelas apostilas do cursinho se deve tanto ao tempo quanto a abordagem quase que completa de todos os assuntos. Dificilmente as apostilas do poliedro, objetivo, anglo etc deixam de ensinar algum conteúdo da prova, com exceção das atualidades, é claro. Portanto, na minha opinião, as apostilas já bastam. Caso você tenha tempo sobrando, vale a pena pegar alguns livros, de algumas matérias para aprofundar apenas alguns assuntos mais recorrentes (geometria plana em matemática por exemplo).


Esse negócio de revisão da matéria do dia anterior é bem interessante, se não ocupar muito tempo. É legal também reunir todas as questões que você errou e tentar resolvê-las ao longo da semana, para fixar e não errar mais.


Sobre o cronograma, eu não gosto de opinar, nunca gostei de fazer um. Só achei que você está dando muita atenção para matemática, sendo que nas suas específicas nem cai (somente no 2º dia). Aconselho trocar por química e biologia da 2ª fase (todas as questões da 2ª fase desde 2003 até 2009 - deixe para fazer as provas de 2010 - 2016 nas férias de dezembro). Sobre os livros da FUVEST, acho válido separar um pouco mais de tempo para eles (leitura das obras, de análises e resolução de provas antigas tanto da FUVEST quanto da COMVEST).Por último, não achei bom separar redação em teoria e prática. 
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para FUVEST Empty Re: Material para FUVEST

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos