Quadriláteros II
2 participantes
Página 1 de 1
Quadriláteros II
Num trapézio ABCD de bases AD e BC, as bissetrizes externas dos ângulos  e ^B intersectam-se no ponto ^K e as bissetrizes externas dos ângulos ^C e ^D intersectam-se no ponto E. Se KE = 12, o 2p do trapézio é:
- GABA:
- 24
Fabinho snow- Mestre Jedi
Re: Quadriláteros II
Procurei a minha solução anterior , mas não achei.
Onde esta (B=B)/2 ---Leia-se (B+b)/2
Onde esta (B=B)/2 ---Leia-se (B+b)/2
raimundo pereira- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 6114
Entendi mestre, mas como o sr. provou que a reta KE coincidiria com a base média do trapézio? Como ângulo reto eu entendi, mas me confundi quando tal reta coincidiu :/
Fabinho ,
Já fiz um desenho adicional com as paralelas r e s cortadas pela transversal AB para mostrar que o ponto de concurso das bissetrizes formam um ângulo reto.
Com isso temos que o triâng. ABK é retângulo . Então, ligando K a S, temos que KS é mediana ref ao âng. reto e BS é igual a AS .(propriedade do triâng. ret.)
Sendo ABCD um trapézio isósceles,S o ponto médio de AB e procedendo de modo análogo´para o lado DC , temos que temos que T é também pto médio de DC.
Já fiz um desenho adicional com as paralelas r e s cortadas pela transversal AB para mostrar que o ponto de concurso das bissetrizes formam um ângulo reto.
Com isso temos que o triâng. ABK é retângulo . Então, ligando K a S, temos que KS é mediana ref ao âng. reto e BS é igual a AS .(propriedade do triâng. ret.)
Sendo ABCD um trapézio isósceles,S o ponto médio de AB e procedendo de modo análogo´para o lado DC , temos que temos que T é também pto médio de DC.
raimundo pereira- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 6114
Ah sim mestre, muito obrigado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos