PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre meus materiais didáticos

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre meus materiais didáticos Empty Dúvida sobre meus materiais didáticos

Mensagem por MFPMED Sáb 12 Jul 2014, 11:30

Olá pessoal, vim fazer uma pergunta para vocês, já que por todos os sites que passei, esse aqui foi o melhor e mais esclarecedor. Eu pretendo cursar medicina na UFSC(faculdade que usa o ENEM como 30% da nota final), estou no 2º ano do ensino médio(escola estadual pública), trabalho durante a tarde, já fiz alguns vestibulares como a UDESC para treinar e provavelmente entrarei em um pré-vestibular gratuito no 3º ano(nesse ano irei parar de trabalhar). Estou pensando em começar a estudar rotineiramente o quanto antes, porém tenho um pouco de receio ao usar meu material, tenho medo de estar usando muitos livros ou mesmo livros com conteúdo superficial. Vocês podem me dar uma ajuda a "peneirar" o que for possível(não quero gastam muito dinheiro com livros novos)? Vou citar alguns exemplos abaixo. E como devo dividir as matérias durante a semana? Minhas dificuldades maiores estão nas ciências exatas, apesar de eu gostar de estudar essas matérias.

Revistas sobre atualidades - Guia do estudante;
Poucos livros de grandes autores, como 1789, de Georges Lefebvre que me parecem verdadeiras teses de doutorado;
Guias para pesquisa sobre matérias de matemática, biologia e física;
Muitos livros de física;
Poucos sobre humanas(exceção p/ geografia e história, minha mãe é professora e tem uma estante cheia destes livros);
Alguns sobre geografia e história do meu estado;

Enfim pessoal, sou iniciante e não conheço muito o fórum, desculpem se fiz algo de errado. Abraços.
MFPMED
MFPMED
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 119
Data de inscrição : 11/07/2014
Idade : 21
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre meus materiais didáticos Empty Re: Dúvida sobre meus materiais didáticos

Mensagem por BiancaSiqueira Sáb 12 Jul 2014, 12:02

A revista de atualidades do Guia do Estudante é muito boa... Se der tempo leia algumas coisas na revista Carta Capital; ela publica alguns artigos na internet também. É importante ficar atualizado porque o ENEM e outros vestibulares podem cobrar atualidades tb... 
Eu acho que os livros do Sampaio da coleção Física Clássica e a coleção Tópicos de Física são os mais famosos no ensino médio. Eu uso os dois e são muito bons. Se você quiser mais exercícios pode usar os livros de algum cursinho pré-vestibular. De química eu gosto dos livros do Feltre. Eu não sei se existe um autor melhor ou mais específico para vestibular na área de química.
De biologia os livros pré-vestibular do Poliedro são bons, eles comentam todos os detalhes, têm muitos exercícios, textos complementares, dicas de sites na internet... 
 De matemática eu acho que os livros das coleções Fundamentos de Matemática Elementar do Iezzi e Noções de Matemática são bons para o ensino médio. Essa última é mais puxada e específica... para o Enem eu usaria a primeira. Fora isso, como nos outros casos,eu também uso os livros de pré-vestibular do poliedro; principalmente por causa dos exercícios.
 Você pode encontrar todos eles em sebos por um preço bem acessível; até os do Poliedro e de outros cursinhos.
 Fora esses livros eu recomendo que você faça muitas redações; pelo menos uma por semana agora que você está no segundo ano. Nem precisa ser dissertação todas as vezes (e é bom diversificar). Isso é para pegar o hábito de escrever e essa atividade não se tornar um pesadelo em 2015 e no futuro (:

BiancaSiqueira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 10/12/2013
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre meus materiais didáticos Empty Re: Dúvida sobre meus materiais didáticos

Mensagem por MFPMED Sáb 12 Jul 2014, 13:41

Pois é, infelizmente apostilas do poliedro só encontro na internet mesmo. Encontrei muito material mesmo, o problema é usar o computador, cansa muito a minha visão.
MFPMED
MFPMED
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 119
Data de inscrição : 11/07/2014
Idade : 21
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre meus materiais didáticos Empty Re: Dúvida sobre meus materiais didáticos

Mensagem por Shareen Dom 13 Jul 2014, 00:01

Nao teria condicoes de fazer um cursinho ai cara? Por que se tratando do vestibular, deve ter muitos cursinhos focados para UFSC ai perto, (Sao Jose, Floripa), por mim se tivesse cursinho, faria, ateh porque voce tem orientacao, logo nao precisaria "fazer sozinho".

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 28
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre meus materiais didáticos Empty Re: Dúvida sobre meus materiais didáticos

Mensagem por MFPMED Dom 13 Jul 2014, 12:00

Eu já tenho uma pilha enorme de livros. Vocês recomendam fazer todos os exercícios de cada matéria ou fazer algumas questões (15,20) antes de passar pra próxima? Devo buscar mais livros? Muito obrigado.
MFPMED
MFPMED
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 119
Data de inscrição : 11/07/2014
Idade : 21
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre meus materiais didáticos Empty Re: Dúvida sobre meus materiais didáticos

Mensagem por BiancaSiqueira Dom 13 Jul 2014, 16:05

Faz alguns exercícios antes de passar para outra matéria porque assim você fixa o que aprendeu e treina o assunto também. Eu imagino que se você achar outros, melhor ainda, já que vai ter mais opções na hora de estudar. Outra dica é fazer as provas antigas e treinar a redação com temas que ainda não apareceram. O site do infoenem dá várias dicas por email de matéria, modo de estudo, filmes e possíveis temas de redação... http://www.infoenem.com.br/

BiancaSiqueira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 10/12/2013
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre meus materiais didáticos Empty Re: Dúvida sobre meus materiais didáticos

Mensagem por MFPMED Ter 15 Jul 2014, 20:56

Muito obrigado Bianca e Shareen, estou mais confortável agora.  Laughing
MFPMED
MFPMED
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 119
Data de inscrição : 11/07/2014
Idade : 21
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre meus materiais didáticos Empty Re: Dúvida sobre meus materiais didáticos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos