PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UnB-Fenômenos ondulatórios

Ir para baixo

UnB-Fenômenos ondulatórios   Empty UnB-Fenômenos ondulatórios

Mensagem por Glaauh Qui 19 Set 2013, 17:53

Na prospecção de petróleo, o método mais utilizado para sondar o subsolo baseia-se na reflexão de ondas sísmicas. Tais ondas são normalmente geradas por explosões subterrâneas próximas à superfície. As figuras adiante ilustram o método no qual uma onda de compressão se propaga em uma frente de onda esférica a partir do ponto de denotação de uma carga explosiva. Nesse exemplo, o subsolo é formado por três camadas de rochas, caracterizadas por três diferentes velocidades de propagação das ondas v, v‚ e vƒ, respectivamente, conforme ilustra a figura I. As informações relativas ao subsolo são inferidas por meio de uma análise das ondas refletidas, cujas intensidades são medidas com um conjunto de microfones especiais, denominados geofones. A figura II mostra os sinais elétricos, em função do tempo, gerados em dois geofones pela passagem das ondas sísmicas produzidas por uma única explosão ocorrida no instante t = 0 s.

Com o auxílio das figuras I e II, julgue os itens abaixo.

UnB-Fenômenos ondulatórios   Ikuy

(1) Considerando a figura I, é correto deduzir que v(2) A curva A (figura II) refere-se ao sinal produzido pelo geofone Z (figura I).
(3) É correto supor que o terceiro sinal detectado em cada uma das curvas A e B da figura II posa ter sido originado de uma reflexão em uma terceira interface mais profunda não-mostrada na figura I ou de uma reflexão múltipla dentro de uma das camadas.
(4) As figuras permitem concluir que a amplitude da onda sísmica decresce com a distância de propagação da onda e que, portanto, a onda sísmica perde intensidade ao se propagar.
(5) Admitindo que a distância entre o explosivo e o geofone Y seja de 600 m, que a velocidade de propagação da onda sísmica na camada 1 seja v = 5 km/s e que o tempo transcorrido desde a explosão até a chegada do sinal ao geofone Y seja de 0,2 s, então, em relação à situação mostrada na figura I, é correto concluir que a interface entre as camadas 1 e 2 está localizada a 400 m de profundidade.

resposta:F F F V V

Glaauh
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 114
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 22
Localização : Ceilândia-DF,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos