PF e PE dos compostos iônicos - Como saber qual composto tem PE maior?
5 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
PF e PE dos compostos iônicos - Como saber qual composto tem PE maior?
Ultimamente to com uma dúvida martelando em minha cabeça e não encontrei respostas ao pesquisar.
O NaCl (PE: 1465 °C) tem PE menor do que o Al₂O₃ (PE: 2980 °C).
Como saber qual composto iônico tem PE maior quando aparecem 2 compostos e pedir para identificar?
Eu pensei na diferença de eletronegatividade, porém se fossemos levar isso em conta isso, o NaCl deveria ter o PE maior, o que não é o caso.
Como determinar qual tem PF e PE maior? Tem alguma a ver com a massa molecular? Tem alguma coisa a ver com a carga dos íons? Com raio iônico?
Muito obrigado meus caros.
Abraços.
O NaCl (PE: 1465 °C) tem PE menor do que o Al₂O₃ (PE: 2980 °C).
Como saber qual composto iônico tem PE maior quando aparecem 2 compostos e pedir para identificar?
Eu pensei na diferença de eletronegatividade, porém se fossemos levar isso em conta isso, o NaCl deveria ter o PE maior, o que não é o caso.
Como determinar qual tem PF e PE maior? Tem alguma a ver com a massa molecular? Tem alguma coisa a ver com a carga dos íons? Com raio iônico?
Muito obrigado meus caros.
Abraços.
henriquehdias- Jedi
Re: PF e PE dos compostos iônicos - Como saber qual composto tem PE maior?
Quanto maior a força entre as moléculas, maior o ponto de ebulição. Estude as forças intermoleculares (pontes de hidrogênio, forças de London, etc)
Leandro!- Mestre Jedi
Meu caro, você não entendeu.
Estamos falando aqui de forças interatômicas, mais especificamente das ligações iônicas, que por sinal são as mais fortes que existem e têm alto PF e PE.
Ligação iônica forma retículo cristalino e não forma molécula, portanto não tem nada a ver com ligações intermoleculares (P.H. e Van der Waals).
A questão é como saber qual composto IÔNICO tem PF e PE maior.
Estamos falando aqui de forças interatômicas, mais especificamente das ligações iônicas, que por sinal são as mais fortes que existem e têm alto PF e PE.
Ligação iônica forma retículo cristalino e não forma molécula, portanto não tem nada a ver com ligações intermoleculares (P.H. e Van der Waals).
A questão é como saber qual composto IÔNICO tem PF e PE maior.
henriquehdias- Jedi
Ta aí algo que também quero saber
Leandro!- Mestre Jedi
henriquehdias- Jedi
Pessoal, encontrei uma resposta, porém não entendi muito bem. Aqui está:
"A força de atração entre íons de cargas opostas aumenta com o aumento da carga iônica e com a diminuição do raio. Quanto maior a força de atração, maior energia, consequentemente maior a temperatura de fusão e ebulição"
Rihan, cade você? Help! Help! rsrsrs
"A força de atração entre íons de cargas opostas aumenta com o aumento da carga iônica e com a diminuição do raio. Quanto maior a força de atração, maior energia, consequentemente maior a temperatura de fusão e ebulição"
Rihan, cade você? Help! Help! rsrsrs
henriquehdias- Jedi
Isso quer dizer que se houver o aumento da carga iônica, tal como a entrada de elétrons na camada mais externa, haverá uma maior interação entre o núcleo e a eletrosfera (porque aumentou a força eletrostática da mesma), consequentemente essa força de atração fará com que haja a diminuição do raio atômico, estando assim, mais suscetível a entrar em interação mais forte com outro átomo vizinho (menor átomo = maior proximidade entre núcleo e eletrosfera de outro átomo vizinho = maior força de atração = maior energia para quebrar interação = maior P.E)
espero que tenha entendido..
Obs: Há casos em que a perda de elétrons também está ligado a uma diminuição do raio (casos em que há somente um elétron na última camada, e onde sua remoção acaba por diminuir o n° de camadas de um átomo, formando um íon cátion)
espero que tenha entendido
Eu entendi, porém ali em cima você falou "tal como a entrada de elétrons na camada mais externa(...)essa força de atração fará com que haja a diminuição do raio atômico".
Eu discordo!
Se um átomo receber elétrons ele vai aumentar seu raio atômico, pois a força de atração entre núcleo e eletrosfera vai diminuir.
Exemplo: "O", nº atômico 8, no estado neutro tem 8 prótons para atrair 8 elétrons. Porém se ele receber 2 elétrons e ficar como ânion "O--", ele terá 8 prótons para atrair 10 elétrons, consequentemente ficará com força de atração menor do que no estado neutro e ficará com o raio maior.
-Sempre o CÁTION tem raio menor do que seu átomo neutro.
-Sempre o ÂNION tem raio maior que o seu átomo neutro.
Nossa discussão está ficando muito boa. É uma pena que o Rihan ainda não apareceu por aqui pra esquentar o clima da discussão! hahaha
Eu discordo!
Se um átomo receber elétrons ele vai aumentar seu raio atômico, pois a força de atração entre núcleo e eletrosfera vai diminuir.
Exemplo: "O", nº atômico 8, no estado neutro tem 8 prótons para atrair 8 elétrons. Porém se ele receber 2 elétrons e ficar como ânion "O--", ele terá 8 prótons para atrair 10 elétrons, consequentemente ficará com força de atração menor do que no estado neutro e ficará com o raio maior.
-Sempre o CÁTION tem raio menor do que seu átomo neutro.
-Sempre o ÂNION tem raio maior que o seu átomo neutro.
Nossa discussão está ficando muito boa. É uma pena que o Rihan ainda não apareceu por aqui pra esquentar o clima da discussão! hahaha
henriquehdias- Jedi
Verdade. Me confundi aqui com o aumento da carga nuclear efetiva (de família a outra). Equivoquei
Bom, desse jeito talvez tenha a ver mesmo com a carga dos íons.
Bom, desse jeito talvez tenha a ver mesmo com a carga dos íons.
Caros amigos,nesse tipo de questão onde tem ligações iônicas o bom é apelar para as massas dos compostos
thiago ro- Estrela Dourada
Página 1 de 2 • 1, 2