PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião de [Planck]³

+3
Agente Esteves
Euclides
[Planck]³
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Opinião de [Planck]³

Mensagem por [Planck]³ Sáb 17 Mar 2012, 17:40

Olá pessoal do Pir2,

e especialmente para vocês que não curtem as biológicas: tentem só um pouquinho que vale a pena, vocês vão ver... :study:

A seguir uma humilde opinião (quase que um desabafo) de um estudante dedicado e determinado em conseguir ser médico cardiologista e especializado em cirurgia torácica: eu. ☀

Fico indignado como a biologia e a medicina se reciclam para coisas irrisórias e um tanto supérfluas e esquece daquilo que realmente importa.

Por exemplo: para quê, quase que anualmente, mudar o nome de determinadas partes do corpo, de células, ou de unidades biológicas ? Qual a diferença entre Alça de Henle, Alça Néfrica e segmento delgado ? Ou Bulbo, Bulbo Raquidiano ou Medula Oblonga ? Nem mesmo o Sistema Nervoso Central escapou... Agora é: Sistema Nervoso (sem o central). Por que esse desprezo pelos apônimos (Trompa de Eustáquio=>Tuba auditiva; Trompa de Falópio=>Tuba uterina) ? Tenham a santa paciência...

O que o genial Jam Purkinje, pai da neurologia moderna, fez para que suas famosas fibras de Purkinje sejam mudadas para um nome sem a história e o merecimento de tal gênio ? O que o genial Wilhelm His, anatomista e médico, pensaria sobre isso ? Ou até mesmo o pai da psicanálise moderna, Sigmund Freud ? Estes, possivelmente, estão debatendo sobre isso em algum lugar de algum mundo metafísico, se é que isso existe...

Feixe de His, Cápsulas de Bowman, Canais de Havers, Canais de Volkman, células de Shwuan, células de Sertoli, células de Leydig, ilhotas de Langhehans, esfíncter de Oddi... Enfim, passaria o resto do dia aqui falando de gênios que trabalharam incansavelmente para que sua obra fosse reconhecida e que assistisse à sociedade, porém parece que essa mesma sociedade está esquecendo daquilo que eles fizeram para melhorar e chegar ao patamar da medicina contemporânea.

Fica a reflexão... :idea: :idea:

[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por Euclides Sáb 17 Mar 2012, 18:25

Arre! que medo! principalmente do "esfíncter de Oddi".... Vivo comigo há muito tempo e, seguramente, não há nada com esses nomes no meu corpo.

Aliás devo ser de um modelo antigo. Ainda tenho omoplata, perônio e cúbito...único dono, bom estado de conservação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por [Planck]³ Sáb 17 Mar 2012, 20:24

kkkkkkkkkkkkk Se você não tem esfícter de oddi, meu caro Euclides, então, como você sobreviveu até hoje ?!??!?!!? :cyclops:
Formada por musculatura lisa, ela regula a entrada e saída de suco pancreático no início do intestino delgado: o duodeno. Localiza-se abaixo do canal colédoco e é colinear ao pâncreas (olha a matemática me ajudando aew cheers ).

Pois é, você ainda tem omoplata que hoje não é mais chamada assim (hoje é escápula, aquilo que minha vó chamara um dia de "pá" rsrsrsrsr), você ainda tem perônio (não sei o que é isso, não seria peritônio ? :suspect:) e você ainda tem cúbito (hoje ulna, osso do braço).

Percebe o que eu quero dizer, um médico que não se recicla perde-se no "túnel do tempo" (trocadilho horrível... Razz ) e esse mesmo médico poderia levar sua atenção para coisas mais úteis. Quem sabe até já não teríamos descoberto a cura definitiva do câncer... lol!


Very Happy


[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por Euclides Sáb 17 Mar 2012, 20:54

eheheh! perônio, alías fíbula.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por Agente Esteves Sáb 17 Mar 2012, 21:17

Olhe, eu não sei muito sobre o assunto, mas eu penso que é bom mudar a nomenclatura para coisas mais gerais, mas mnemônicas e que tenham mais a ver com o que se trata. Por exemplo, quando a gente fala de Trompa de Eustáquio, você, apenas pelo nome, não tem a mínima noção de para que serve isso. Mas quando se fala em tuba auditiva, você já sabe que é o canal do ouvido para escutarmos os sons, pelo menos é o que um leigo como eu entenderia.

Eu diria que essa mudança de nome é mais por uma questão de lógica mesmo. E quanto a reconhecimento, acredito que esses estudiosos já tiveram o seu reconhecimento com suas pesquisas e descobertas sendo reveladas e eternizadas, sendo reconhecidas até os dias de hoje.
Agente Esteves
Agente Esteves
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por Kongo Sáb 17 Mar 2012, 21:20

Sempre achei biologia interessante, mas odiava qualquer teste de biologia. As decorebas me tiravam do sério.....
Kongo
Kongo
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 916
Data de inscrição : 22/01/2011
Idade : 30
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por gustthilarious Sáb 17 Mar 2012, 21:30

Planck faz Med amigo ? Very Happy
Que orgulho Very Happy
HAHA Biologia pode ser decoreba, mas é algo magnífico Very Happy
Especialmente Fisiologia tanto animal, quanto humana Very Happy
gustthilarious
gustthilarious
Jedi
Jedi

Mensagens : 387
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 29
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por [Planck]³ Sáb 17 Mar 2012, 21:53

Decoreba... É por isso que vocês não gostam de biologia... Acham ela decoreba... :idea:

Biologia não é decoreba, é tão lógico quanto matemática ou física... Wink

Vou tomar como exemplo a fenilcetonúria (doença diagnosticada em recém-nascidos e que causa demência durante a vida adulta): pessoas normais como eu ou vocês transformam tirosina (um aminoácido) em fenilalanina (outro aminoácido, porém sendo esse essêncial) através de uma enzima chamada fenilalanina 4-monoxigenase ou fenilalanina hidroxilase (isso não é decoreba, assim como depois de ver uma fórmula 1 milhão de vezes, você acaba a decorando, na biologia, ocorre a mesma coisa).

Pessoas que são recessivas para o gene da enzima hidroxilase não transformam tirosina em fenilalanina, mas sim em ácido fenilpirúvico que acaba se acumulando no Sistema Nervoso, causando a demência. O teste do pezinho serve como medida profilática, ou seja, preventiva contra a fenilcetonúria.

Veem como é lógico ?!?!?!? Pelo menos para mim é muito lógico... Razz

AHh... Gusthilarius, eu ainda não faço medicina... ainda... Luto por ela faz 3 anos e um dia eu chego lá... Very Happy

Agente esteves, você diz isso hoje... imagine isso daqui a 1000 anos ou 5000 anos... Você sabe quem foi Hipócrates ? Foi o pai da medicina. Me diz outro nome de um grande médico da antiguidade... Eu não sei... Me considero leigo no assunto, porém os nomes de certas partes do corpo humano servem como homenagem a grande gênios da fisiologia e da medicina e de certa forma esse "troca-troca" de nomes acaba que fugindo do real objetivo da medicina: ajudar a sociedade, dando condições inerentes a ela de ter uma vida plena e feliz. Deixem os nomes para lá... :action-smiley-


Abraços a todos. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por gustthilarious Sáb 17 Mar 2012, 21:59

HAHAHA Eu tenho mais dois anos pela frente, mas eu estou vendo que serão três anos. Não é pessimismo e sim realidade. Estou me adequando ao ciclo de vida estudando todo dia 10horas por dia, mas acredito que tudo dará certo rs Very Happy
Eu vou passar, e acredito que tu esteja próximo a essa grande conquista aí Very Happy
Oxxi para um estudante que não cursa medicina, está bem introssado com patologia ein Very Happy
gustthilarious
gustthilarious
Jedi
Jedi

Mensagens : 387
Data de inscrição : 25/11/2011
Idade : 29
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por [Planck]³ Sáb 17 Mar 2012, 22:01

É minha paixão, é aquilo que faz o meu mundo parar quando estou estudando... Por isso sempre procuro saber mais, afinal não se trata apenas de passar em medicina, se trata de ser um bom médico no futuro. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião de [Planck]³ Empty Re: Opinião de [Planck]³

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos