PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FGV economia 2016

2 participantes

Ir para baixo

FGV economia 2016 Empty FGV economia 2016

Mensagem por projetomed2024@gmail.com 16/2/2023, 10:49 am

Assinale a alternativa em que a passagem está reescrita, de acordo os sentidos do original e com a norma-padrão de emprego e colocação de pronomes. 

(A) O nosso homem tinha o hábito de não ler jornais e, como em casa nada lhe dissessem... (3o parágrafo) = O nosso homem desconhecia o hábito de não ler jornais e, como em casa nada falou-se a ele... 
(B) ... ele ignorava completamente que o Império se transformara em República. (3o parágrafo) = ... ele ignorava completamente que o Império tinha transformado-se em República. 
(C) ... e tomou lugar no trem, ao lado do comendador Vidal, que o recebeu com estas palavras... (4o parágrafo) = ... e tomou lugar no trem, ao lado do comendador Vidal, que acolheu-lhe com estas palavras... 
(D) O velho Lima estranhou o cidadão, mas de si para si pensou que o comendador dissera aquilo como poderia ter dito ilustre... (6o parágrafo) = Espantou-se o velho Lima com o cidadão, mas pensou com seus botões que lhe dissera aquilo o comendador como poderia ter dito ilustre... 
(E) – Qual comendador! Chama-me Vidal! Já não há mais comendadores! (8o parágrafo) = – Qual comendador! Me chama de Vidal! Agora não tem-se mais comendadores!

Pessoal queria saber os motivos de por que está correta ou errada em relação às alternativas B e D

Gabarito letra D

projetomed2024@gmail.com
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

FGV economia 2016 Empty Re: FGV economia 2016

Mensagem por Jvictors021 22/2/2023, 8:37 pm

Boa noite, meu caro!
Fiz um comentário de todas as alternativas. 

A) O nosso homem desconhecia o hábito de não ler jornais e, como em casa nada falou-se a ele 
- Nada = partícula atrativa

B) ele ignorava completamente que o Império tinha transformado-se em República. 
- Nunca se faz colocação com o particípio, logo deveria estar entre a locução verbal.

C)e tomou lugar no trem, ao lado do comendador Vidal, que acolheu-lhe com estas palavras... 
- Que = partícula atrativa

D) Espantou-se o velho Lima com o cidadão, mas pensou com seus botões que lhe dissera aquilo o comendador como poderia ter dito ilustre... 
- Não começa com próclise e o -lhe está próximo a partícula atrativa. Tudo correto!

E) Qual comendador! Me chama de Vidal! Agora não tem-se mais comendadores!
- 2 erros: Próclise no início da oração e -se está longe da partícula atrativa (não)

GAB D
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo