PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por tauros06 Sex 08 Out 2021, 00:13

Galera, preciso muito de ajudar. Eu estou há alguns tempo estudando (Anos para se mais exato), e estou terminando a minha jornada nas disciplinas que eu tinha mais dificuldades que eram: Linguagens e códigos, Matemática e Ciência da Natureza. Sempre fui muito bom em Ciências Humanas, no entanto resolvi deixar para trás para dedicar mais a Exata.

Eu já terminei bons livros de tais disciplinas e agora estou perdido sobre qual material adotar para estudo para próxima etapa. Por exemplo; posso estudar História e Geografia em livros antigos de mais ou menos 10 anos atrás? Se sim, qual seria melhor, volume único ou 3 volumes? Quais livros vocês indicam ? 

Eu conclui bons livros, meu objetivo era Espcex, porém houveram muitos empecilhos. No entanto, almejo concursos de Oficial da Polícia Militar (Por isso caio muito em cima de exatas) ou Direto em Universidade Pública. (Moro no Rio de Janeiro)

Vou deixar uma lista de livros que eu já conclui para que vocês possam me indicar as melhores opções para o meu caso.

- Único, Companhia, Novíssima Gramática de Língua Portuguesa, Cegalla;
- Coleção Conecte, Matemática ciência e aplicações, Gelson Iezzi;
- Coleção Conecte, Química, Usberco Salvador;
- Coleção Atual, Física Clássica, José Luiz Sampaio;
- Coleção Conecte, Biologia Bio, Sônia Lopes e Sergio Rosso.

Obs.: Eu era analfabeto funcional. (Terminei meus estudos em escolas públicas ruins, além de ter concluído o ensino em supletivo)

 Agradeço desde já o auxilio de vocês!


Última edição por tauros06 em Seg 18 Out 2021, 22:07, editado 1 vez(es)
tauros06
tauros06
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 27/05/2020
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por jopagliarin Sex 08 Out 2021, 01:08

Oi. Não sei como é cobrado humanas no concurso da PM, mas no ENEM eu acho muito tranquilo mesmo pra quem tem dificuldade. Se vc tem facilidade e já estuda há alguns anos, então acho q vc pode só resolver questões antigas e largar mão da teoria; estudar a teoria só do que vc errou.

Meu primeiro ENEM foi ano passado, no 3o ano do EM. Tbm fiz ensino público e era daquele jeito. Mesmo no cursinho, como tinha dificuldade em tudo praticamente, foquei no mais importante e meio q deixei de lado linguagens e humanas. 

Pro ENEM, só fiz algumas provas antigas e, sinceramente, eu acho que interpretação é infinitamente mais importante que conteúdo. Fui com 750,.. em humanas, e, pelo que analisei, foi uma nota boa para esse ano. 

Com base nesse resultado, só agora eu tenho resolvido de novo questões de humanas. Pretendo só resolver umas provas 2 semanas antes do 1o dia do ENEM. Espero que dê certo, mas eu acho que vai dar e, então, eu considero importante ver os resultados anteriores para ajustar se vc realmente precisa pegar muitos livros para rever teoria ou só fazer umas questões já basta. 

Outra questão é que, mesmo se tua faculdade dá maior peso pra humanas, não compensa muito, visto que matemática, por exemplo, vc pontua muito com um número relativamente baixo de acertos (por mais que em 2020 a TRI pra matemática desvalorizou bastante)
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

tauros06 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por tauros06 Sex 08 Out 2021, 08:47

Compreendo fiz o ENEM apenas uma vez e achei as questões bem tranquila realmente. No entanto, minha preocupação são outros vestibulares, exemplo; UERJ, é dito que a segunda fase é bem acirrado, pois ela proporciona uns do melhores do curso da região. 

Além de eu querer carregar maior conhecimento o possível, que não seja demasiado na minúcias, para que eu possa ter uma ótima graduação e assim pode me tornar um excelente profissional do meio jurídico. Ou seja, a minha preocupação maior não é passar no vestibular somente, e sim, no percurso que iria seguir após a aprovação.

Tenho facilidade em aprender as disciplinas porque são assuntos que me prende bastante, mas faz tanto tempo que não revejo. E claro, eu veio de ensino publico tenho lacunas a serem preenchidas. História e Geografia são áreas que precisa ser completadas e revisadas, enquanto Filosofia e Sociologia são áreas que tem poucos contato de exploração.

Em Direto quanto mais consolida for a base em Ciências Humanas e Linguagens, maior é aproveitamento e adaptação. Visando isso indicações de materiais e maneiras de estudos.
tauros06
tauros06
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 27/05/2020
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por Ruan Davi Sex 08 Out 2021, 11:25

Deixo aqui uma sugestão
"Há uma certa confusão entre nós, brasileiros, acerca do que chamamos de “Ciências Humanas”. São disciplinas que, na tradição acadêmica inglesa, cabem em dois grupos distintos, embora relacionados: as Humanities, ou Humanidades, e as Social Sciences, ou Ciências Sociais. Estas últimas são mais fáceis de definir, como disciplinas que adaptaram o método científico (hipotético‐dedutivo e empírico‐indutivo) a questões referentes ao comportamento dos seres humanos como seres sociais. Suas teorias surgem a partir de procedimentos lógicos aplicados a hipóteses que são postas à prova por observações e experimentos criteriosos. Elas estudam tanto os indivíduos inseridos em sociedades quanto as sociedades como um todo. Incluem a Psicologia, a Linguística, a Antropologia, a Arqueologia, a Sociologia, a Economia, a Ciência Política, pra ficar apenas nas principais. (Você pode pesquisar na Wikipedia sobre o que cada uma delas trata.)

A disciplina que chamamos de Geografia tem a peculiaridade de ter partes tanto de Ciências Exatas (a Cartografia) Ciências Naturais (a Geografia “Física”) e Ciências Sociais (as Geografias “Humana” e Econômica, e a Geopolítica). A Geografia Física, porém, é apenas a parte mais descritiva de um conjunto de Ciências Naturais coletivamente chamadas de Geociências, ou “Ciências da Terra”: Geologia, Geomorfologia, Pedologia, Hidrologia, Oceanografia, Glaciologia, Climatologia, Biogeografia. (Novamente, a Wikipedia tem bons artigos sobre cada uma delas.) E as Geografias Humana e Econômica e a Geopolítica constituem as partes descritivas da Sociologia, da Economia e da Ciência Política, respectivamente. A Geografia descreve como os fenômenos tratados por essas várias outras ciências se distribuem pela superfície do planeta.

As Humanidades, por outro lado, reúnem um conjunto de disciplinas que tratam de aspectos analíticos e descritivos das diversas manifestações culturais humanas. Incluem os campos da História, da Filosofia, do Direito, da Literatura e das Artes em geral. Essas disciplinas não têm, propriamente, um método científico guiando suas análises. Suas teorias são visões apriorísticas de mundo, muito particulares dos pensadores que as formulam, e que se mostram úteis para interpretar e criticar as diversas manifestações culturais, atribuir sentidos e valores a essas manifestações e construir narrativas coerentes a partir delas.

As Humanidades até podem se valer de técnicas, raciocínios e métodos “emprestados” das Ciências Sociais, mas não são, em si mesmas, ciências, num sentido rigoroso do termo. As “teorias” das Humanidades são melhor chamadas de doutrinas ou ideologias. E, assim como as Humanidades podem ser influenciadas por descobertas das Ciências Sociais, as Ciências Sociais também acabam sendo muito influenciadas pelas ideologias das Humanidades, por vezes até mesmo prejudicando a aplicação dos métodos científicos que as Ciências Sociais tentam seguir. É o que se quer dizer quando se acusa uma determinada teoria das Ciências Sociais de ser muito ideologizada.

Uma ideologia que é bastante influente nas Humanidades e nas Ciências Sociais na América Latina, e sobretudo no Brasil, é o marxismo, que leva o nome de seu principal formulador, o filósofo (e sociólogo, e economista, e cientista político, e historiador) Karl Marx, que viveu no século 19. Sem dúvida que esta visão de mundo trouxe contribuições importantes ao entendimento da organização das sociedades humanas. Mas também trouxe muitos problemas, e inspirou mesmo hediondos crimes contra a humanidade! (Aliás, é muito comum isso: que ideologias formuladas com as melhores intenções acabem servindo a objetivos pouco nobres quando postas em prática.)

São pelo menos 40 anos em que a maioria dos estudantes dos cursos brasileiros de bacharelado e licenciatura em História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, etc., são ensinados e formados segundo uma linha doutrinária majoritariamente marxista. Não é de se espantar, pois, que a quase totalidade dos livros didáticos, bem como de apostilas de cursinhos, provas de vestibulares e do próprio Enem, apresentem uma leitura marxista do mundo como a única válida ou “correta”.

Um outro problema, que é independente deste, mas acaba por agravar o quadro, é o seguinte. Conforme eu falei, há muitas disciplinas de Humanidades e de Ciências Sociais. Então, por que só quatro, ou exatamente essas quatro ― História, Geografia, Filosofia e Sociologia ― são estudadas no Ensino Médio? Outros países têm Economia e Psicologia no lugar de Filosofia e Sociologia nessa fase escolar, por exemplo. E por que não aprender um pouco de Direito no Ensino Médio, pro estudante ingressar na vida adulta conhecendo as leis mais importantes que ele terá que obedecer, sabendo quais são seus direitos e obrigações, e como fazê‐los valer nos tribunais?

No meu entender, somente História, Geografia e Direito deveriam ser disciplinas obrigatórias na grade do Ensino Médio. Outras, como Filosofia, Sociologia, Economia, Antropologia, Psicologia, Literatura, História da Arte, deveriam ser oferecidas como eletivas, isto é, opcionais. Os estudantes escolheriam quais delas teriam interesse de estudar, podendo, inclusive, escolher nenhuma.

Mais um problema que afetou as Humanidades e Ciências Sociais (e também as Ciências Exatas e Naturais, em menor grau), foi que, com tantas disciplinas obrigatórias, simplesmente não dá tempo dos professores ensinarem e dos estudantes aprenderem muita coisa. Quando Sociologia e Filosofia não eram obrigatórias, havia mais tempo de aula de História e Geografia nas grades horárias dos colégios. Havia coleções de três livros de História (“Antiga e Medieval”, “Moderna e Contemporânea”, e “do Brasil”) e dois livros de Geografia (“Geral” e “do Brasil”), cada um com tanto conteúdo quanto um atual “volume único” dessas disciplinas. Ambas tiveram, porém, que ter suas cargas horárias reduzidas e seus conteúdos programáticos diminuídos, pra poder acomodar Filosofia e Sociologia na grade curricular ― e, em alguns casos, também História da Arte.

Se você reparar no tamanho dos livros de Ensino Médio, vai ver que as melhores coleções de matemática, física, química e biologia são mais extensas, em total de páginas, que as coleções de História, a disciplina que tem o conteúdo mais extenso da área de Humanas. Inclusive, volumes únicos são mais comuns nas disciplinas de Humanas que nas de Ciências Naturais e Exatas. E como as disciplinas de Humanas são todas expostas em texto corrido, sem fórmulas e com poucos gráficos, era de se esperar que as coleções de Humanas fossem mais extensas que as de Exatas e Naturais! Mas nunca houve, para o Ensino Médio, nem para o antigo Segundo Grau dos seus pais, nenhuma coleção de História equivalente ao que os FME, de onze volumes, são para Matemática, ou que a coleção de oito volumes do Robortella era para a Física.

A conclusão que se pode tirar disso é que as disciplinas de Humanas, no Ensino Médio, veiculam muito menos informação que as disciplinas de Exatas e Naturais. São menos conhecimentos que precisam ser assimilados pelos estudantes. O pessoal de Humanas meio que se ofende quando se diz, mas é fato que, pelo menos em nível pré-universitário, essas disciplinas são mais “fáceis” que as Exatas e Naturais, no sentido de que exigem menos esforço e tempo de estudo dos estudantes para absorver seu conteúdo programático.

É por isso tudo que, não é exagero nenhum dizer, você não aprenderá História, Geografia, Filosofia, nem Sociologia, de verdade, com seus professores, ou nos livros didáticos que eles indicarem pra você. E nem nas apostilas dos melhores cursos pré-vestibulares. Você só vai ver uma grosseira simplificação, quando não uma deturpação, do que essas disciplinas realmente deviam ser. Mesmo assim, você vai precisar estudar essas disciplinas, porque, afinal, elas constam do Enem e dos Vestibulares. E vai ter que estudá‐las da maneira precária, limitada, ideologizada com que são ensinadas nas escolas, porque é dessa maneira que elas são cobradas nas provas de seleção para as universidades.

Sendo assim, que livros você devia usar para estudar Humanidades e Ciências Sociais? Quaisquer uns! Não importa muito. Livros, apostilas, tanto faz. Sendo bastante pragmático, e um tanto cínico, você só vai precisar engolir os conteúdos que esses livros trazem e vomitá‐los nas provas do Enem e de vestibular para a banca corretora te dar a nota que você precisa pra garantir sua vaga na faculdade.

Recentemente, algumas das maiores editoras de livros didáticos do país puseram em livre acesso diversas coleções aprovadas no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), incluindo várias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A Moderna e a Saraiva são as que oferecem mais opções. Listo elas aqui, sem comentá‐las, pois não teria muito de bom a dizer sobre elas.

Para História:

   Conexões com a História, de Alexandre de Oliveira e Letícia Alves;
   História – Das Cavernas ao Terceiro Milênio, de Myriam Mota e Patrícia Braick;
   História, volumes 1, 2, 3, de Ronaldo Vainfas, Sheila Faria, Jorge Ferreira e Georgina dos Santos;
   História Global, volumes 1, 2, 3, de Ricardo Cotrim;

Para Geografia:

   Conexões – Estudos de Geografia Geral e do Brasil, de Lygia Terra, Regina Araújo e Raul Guimarães;
   Geografia – Contextos e Redes, de Ângela da Silva, Nelson Olic e Ruy Lozano;
   Território e Sociedade no Mundo Globalizado, volumes 1, 2, 3, de Elian Lucci, Anselmo Branco e Cláudio Mendonça;

Para Filosofia:

   Filosofando – Introdução à Filosofia, de Maria Lúcia Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins;
   Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, de Ricardo Melani;
   Fundamentos de Filosofia, de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes;

Para Sociologia:

   Sociologia em Movimento, de nada menos que 17 autores!;
   Sociologia para o Ensino Médio, de Nelson Tomazi e Marco Rossi.

Quais dessas obras você deve escolher? Faz assim: começa com uma coleção de cada disciplina, escolhidas ao acaso mesmo, e estudadas ao mesmo tempo. Quando terminar uma coleção, pega outra da mesma disciplina. Assim, você revisa o que já estudou, mas sob outra perspectiva, e pode mesmo aprender uma ou outra coisa nova". Créditos : Serjão do Guia do CDF
Se quiser tem um outro link caso se interesse [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ruan Davi
Ruan Davi
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 23/02/2021
Idade : 18
Localização : São Mateus ES

tauros06 e gusborgs gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por tauros06 Sex 08 Out 2021, 12:46

Bacana, texto bastante esclarecedor. Muito obrigado pelas indicações, irão me auxiliar bastante. No entanto, me resta duvida a respeito da edições do livros, pois o estudos de Humanas é um progresso que sempre está em movimento. Por exemplo, senso e pesquisar geográfico; novos fatos históricos. Enfim, devo me preocupar com atualidade dos livros em que estudo? Se sim, qual até que pontos eles são aceitáveis?
tauros06
tauros06
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 27/05/2020
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por gusborgs Sex 08 Out 2021, 12:58

Fala meu querido.
Complementando o que o colega falou:
Todo concurso/ vestibular tem um edital, que fala, explicitamente, o que será cobrado!
Utilize-os para facilitar seus estudos. Diminui, em muito, a quantidade de conteúdo necessária. 

Espcex:
Está no final do arquivo.
PÁGINA 40+
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ENEM:
Está no final do arquivo também (os conteúdos em específico).
PÁGINA 14+
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Concurso da PM: Procure o edital do concurso de seu Estado! Aqui em Brasília, se não me engano, é o Cespe. As provas são pesadas, na minha época de vestibulando (quando estava terminando o 3EM), eles que faziam os vestibulares.

Utilize os conteúdos como referência! No caso de humanas, por exemplo, se ele fala:
Segunda GM. 
É imprescindível que você saiba Primeira GM, imperialismo, etc

EDIT: Um exemplo.
Na ultima pagina da matriz do ENEM ele fala sobre cartografia:

• Representação espacial: Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia

Muito dificilmente será cobrada uma questão sobre cartografia que não esteja contida nesses tópicos!
Abraços
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

tauros06 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por tauros06 Sex 08 Out 2021, 13:44

Compreendi. Muito obrigado! Agradeço a todos vocês pelo auxilio prestado até aqui. Adicionarei a todos espero que possamos ser amigos e boa sorte para aqueles que estão se preparando para algum concurso ou já estão cursando algo.
tauros06
tauros06
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 27/05/2020
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por Ruan Davi Sex 08 Out 2021, 14:20

Conversei com meu professor aqui e ele disse que edições mais novas , são importantes por abordarem assuntos recentes, justo aqueles que são frequentemente  cobrado em vestibulares e no ENEM, portanto estude por livros de edições de 2017/2018 para cá, ou então use dois livros, um antigo e um atual (para complementar teoria e pegar esses assuntos contemporâneos), é uma ideia.
Mas a Título de curiosidade, e se você tiver tempo é claro, dê uma olhado nos Livros Glencoe World History e Modern History, de Jackson J. Spielvogel são livros de história mundial muito abrangentes, são em inglês, mas vc pode usar o google tradutor ou o Bing tradutor para pegar palavras que você não conhece, poderá treinar o inglês também, enfim , é só uma sugestão.
Bom, espero ter ajudado!
Ruan Davi
Ruan Davi
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 23/02/2021
Idade : 18
Localização : São Mateus ES

tauros06 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por tauros06 Qua 13 Out 2021, 21:03

Muito Obrigado!  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Exatamente o que eu queria saber. Sua indicações de livros são ótimas!
Eu estou pensado em pegar a coleção Conecte live em Historia e Geografia. Será que Filosofia e Sociologia também necessário?
tauros06
tauros06
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 27/05/2020
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por Ruan Davi Qui 14 Out 2021, 17:21

tauros06 escreveu:Muito Obrigado!  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Exatamente o que eu queria saber. Sua indicações de livros são ótimas!
Eu estou pensado em pegar a coleção Conecte live em Historia e Geografia. Será que Filosofia e Sociologia também necessário?
São necessários sim, o conhecimento da Filosofia e Sociologia vão andar de mãos dadas com você no curso de Direito, mas por ora, se você nunca teve um contato muito grande com elas na Escola, recomendo pegar volumes únicos de cada um, são esses que eu coloquei nas minhas outras mensagens. Depois, se você quiser, pode aprofundar com outros livros mais avançados  de graduação.
Não sei se você fez o ENEM ou vai fazer, mas as disciplinas Humanísticas, ajudam e muito na Redação, esse conhecimento vai fazer você ampliar seu repertório sociocultural, e garantirá nem que seja alguns décimos na nota do seu texto, além de ser uma disciplina para a vida pois, mesmo que você não faça uma faculdade na área, é imprescindível você ter um conhecimento amplo (nada muito exagerado, ou talvez sim?) sobre todas as áreas, é isso que vai definir sua vaga de emprego no mercado de trabalho (um profissional completo, como dizem).
Espero ter ajudado de alguma forma!
No mais , divirta-se!
Ruan Davi
Ruan Davi
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 23/02/2021
Idade : 18
Localização : São Mateus ES

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como estudar disciplinas de humanas? Livros? Curso?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos