PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O não emprego do "etc" somado às (...)

Ir para baixo

O não emprego do "etc" somado às (...) Empty O não emprego do "etc" somado às (...)

Mensagem por Convidado Ter 13 Jul 2021, 14:40

Há alguns anos, vi num post de Facebook que não se deve usar a abreviatura "etc." antes das reticências (...). Já que esse sinal gráfico pode muito bem assumir a função de ocultar elementos de uma sequencia qualquer. E como a abreviação "etc." (que significa: e outras coisas a mais) pode cumprir a mesma função, logo não seria correto empregar esses dois recursos linguísticos lado a lado. 

Daí surgi as minhas dúvidas:

1 - Tal regra é verdadeira?

2 - A respeito dessa norma existe alguma exceção para ela dependendo do contexto?

Por favor, justifique a sua resposta! Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O não emprego do "etc" somado às (...) Empty Re: O não emprego do "etc" somado às (...)

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 14 Jul 2021, 07:19

Olá colega! Bom dia!

Bom...
O uso do "etc" é necessário quando queremos dizer que há outras coisas a mais, porém, não dizemos.
Como vc mesmo apresentou a definição, não creio que há algum problema no entendimento dela.
O problema é o seguinte: se vc usa "etc" - vamos assumir a situação de uma redação do ENEM - dá ao entender que vc não tem mais nada para falar, e por uso de estilística, vc coloca o "etc". Porém, o uso dele é ruim, pois justamente mostra que vc não apresenta mais argumentos/pontos de vista.
Quando se usa as reticências, se tem a mesma ideia.
Um exemplo: nos quadrinhos da Turma da Mônica, feitos pelo Maurício de Souza, há o uso das reticências. E quando observado o contexto, vc consegue perceber que ela foi usada para demonstrar que a ideia retratada tem/pode ter continuidade, porém, por algum motivo, ela não tem.
Então, se faz o uso das reticências para esses fins. Além dela poder representar também um certo vácuo dialogal entre as personagens.

Mas, voltando a sua pergunta!
Se a gente usa "etc" e reticências, juntas, isso se configura duas coisas:
 1. Exagero! Pois elas representam "quase a mesma coisa". Vc usar "etc" ficaria somente mais claro que há outras coisas a serem discutidas; já as reticências, é como se ficasse um certo suspense, de tipo, tem ou não uma ideia seguindo? E se sim, qual é?
Percebe?
 2. Redundância! Como citei, vc usar "etc" e reticências juntas mostra que vc fez a construção frasal de maneira errônea... até pq, não faz sentido algum vc representar dois objetos frasais que representam o mesmo sentido, a grosso modo!

Sobre exceções, não creio que haja alguma...
Porém, não posso afirmar quanto a essa parte; como a língua portuguesa tem mais exceção do que regra kkkkk, não posso dizer nada sobre.
E sobre a definição que vc postou, eu creio que ela esteja realmente correta! Não faz sentido vc usar dois recursos estilísticos lado a lado se eles irão representar a mesma coisa...

Vc conseguiu entender?
Ficou claro? Qualquer dúvida, não deixe de pontuar!!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O não emprego do "etc" somado às (...) Empty Re: O não emprego do "etc" somado às (...)

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 14 Jul 2021, 07:24

E mais um ponto, que acabei esquecendo de digitar kkkkk!
Não sei se vc faz redações frequentemente... porém, recomendo que vc não use essas expressões, nem "etc" e nem as reticências!

Quando vc as usa, vc mostra para o corretor que vc está, basicamente, sem ideias!
E como vc está sem ideias, vc faz uso de um dos dois recursos estilísticos que citei, e coloca na sua prova!
Porém, não é bom para vc, e nem para a sua redação, o uso desses dois recursos!
Como disse, eles revelam a ideia de que vc está sem argumentos, ou apenas esqueceu, ou ainda vc pode não querer citar eles por algum motivo.

Era apenas um "obs".
No lugar dele, caso vc fique interessado em saber mais sobre os usos deles nas redações, vc pode substituí-los por apenas um ponto final; ou então vc pode mudar a estrutura da sua redação e acrescentar um conectivo de ideias, talvez!

Mas enfim, era isso mesmo!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O não emprego do "etc" somado às (...) Empty Re: O não emprego do "etc" somado às (...)

Mensagem por Convidado Qua 14 Jul 2021, 17:57

Opa! 

Obg! Amigo, pela resposta. Na verdade, eu já estava meio convencido que tal regra existe, mas precisava de uma segunda opinião. Novamente, agradeço por responder o meu tópico. 

Quanto a 2 indagação... De fato, há tantas exceções na Gramática Normativa que deveria existir um dicionário só para elas! : D

Obs.: Quem quiser acrescentar algo a mais nesse tópico, fique à vontade! Até porque a segunda dúvida ainda não foi plenamente respondida. ; )

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O não emprego do "etc" somado às (...) Empty Re: O não emprego do "etc" somado às (...)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos