PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

evolução

2 participantes

Ir para baixo

evolução Empty evolução

Mensagem por Fabinho snow Sex 09 Jul 2021, 07:40

evolução 214877_pre

Quando os primeiros humanos modernos (Homo sapiens) surgiram na África, há cerca de 200 mil anos, é provável que outras espécies de humanos ainda habitassem o continente. Até agora, porém, os registros fósseis não traziam evidências da convivência da nossa espécie com outras mais arcaicas na região. Mas análises dos restos de uma destas espécies humanas antigas, encontrados na África do Sul, indicam pela primeira vez que isso teria acontecido de fato. Conhecidos como Homo naledi, eles teriam vivido entre 236 mil e 335 mil anos atrás, mesma época em que se acredita que o Homo sapiens evoluiu na África subsaariana. Segundo o pesquisador Lee Berger, “não podemos mais presumir que sabemos que espécie fez quais ferramentas, ou se foram os humanos modernos os inovadores responsáveis por avanços na tecnologia”. Adaptado de O Globo, 10/05/2017.
Com base nos conhecimentos científicos atuais sobre a evolução da espécie humana, referidos na reportagem e ilustrados na árvore genealógica, identifica-se o princípio de:

(A) diversidade biológica
(B) semelhança fisiológica
(C) paralelismo etnográfico
(D) condicionamento geográfico


gaba:

Se a questão coloca uma árvore genealógica dos homonídeos, não consigo enxergar outra coisa senão a semelhança fisiológica(b) entre todos os indivíduos, caso contrário, não faria sentido usar o conceito de evolução...

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

evolução Empty Re: evolução

Mensagem por Ceruko Sex 09 Jul 2021, 08:48

Bom dia, amigo Fabinho. 

Acontece que a reportagem não está falando dessa semelhança fisiológica. De fato, as espécies de uma mesma árvore genealógica possuirão essa semelhança, mas não é isso que ela aborda. A reportagem atenta para o fato de que o ser humano (Homo sapiens) pode não ter sido o único a ter inventado ferramentas ou demais tecnologias, haja vista que os cientistas descobriram a presença dos Homo naledi na mesma época. Isso tudo demonstra uma diversidade biológica, pois os seres humanos não estavam sozinhos aqui. Além disso, pode haver mais descobertas de mais primatas que coexistiram com nossa espécie. É sobre isso que a reportagem fala! 

Por isso, mesmo que a letra B apresenta uma característica da árvore genealógica, a letra A é a que mais se encaixa com o texto.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Fabinho snow gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos