Biologia, evolução, Questão dúbia
3 participantes
Página 1 de 1
Biologia, evolução, Questão dúbia
(UFC) "Nenhum dos fatos definidos da seleção orgânica, nenhum órgão especial, nenhuma forma característica ou distintiva, nenhuma peculiaridade do instinto ou do hábito, nenhuma relação entre espécies nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos ou as raças que os possuem."
O texto anterior é uma defesa intransigente do principio
A) darwinista da seleção natural.
B) lamarckista da herança dos caracteres adquiridos.
C) mendeliano da segregação dos caracteres.
D) darwinista da seleção sexual.
E) lamarckista do uso e do desuso.
Gabarito letra A.
Minha dúvida, quanto o texto faz menção a questão da utilidade de determinada característica para mim ficou clara a relação com a visão Lamarckista de evolução. Não consegui compreender a relação com a proposta de Darwin. Alguém poderia, por gentileza, me ajudar?
O texto anterior é uma defesa intransigente do principio
A) darwinista da seleção natural.
B) lamarckista da herança dos caracteres adquiridos.
C) mendeliano da segregação dos caracteres.
D) darwinista da seleção sexual.
E) lamarckista do uso e do desuso.
Gabarito letra A.
Minha dúvida, quanto o texto faz menção a questão da utilidade de determinada característica para mim ficou clara a relação com a visão Lamarckista de evolução. Não consegui compreender a relação com a proposta de Darwin. Alguém poderia, por gentileza, me ajudar?
Maria Betânia- Padawan
Re: Biologia, evolução, Questão dúbia
Boa noite, Maria.
Se alguma característica em uma determinada espécie existe, significa que essa espécie utilizou aquilo a seu favor em algum momento, concorda? E é exatamente isso que o texto afirma. O ambiente selecionou essas espécies com essa característica. Essa característica serviu para a sobrevivência desse ser vivo. Isso tudo se relaciona com a teoria darwinista!
Essa visão é complicada de ser enxergada porque demora gerações e gerações. Pessoas hoje em dia possuem siso, e outras não. Pode ser que daqui algumas gerações, nenhuma pessoa nasça com dentes de siso, porque o ambiente selecionou essas pessoas. Entendeu?
Se alguma característica em uma determinada espécie existe, significa que essa espécie utilizou aquilo a seu favor em algum momento, concorda? E é exatamente isso que o texto afirma. O ambiente selecionou essas espécies com essa característica. Essa característica serviu para a sobrevivência desse ser vivo. Isso tudo se relaciona com a teoria darwinista!
Essa visão é complicada de ser enxergada porque demora gerações e gerações. Pessoas hoje em dia possuem siso, e outras não. Pode ser que daqui algumas gerações, nenhuma pessoa nasça com dentes de siso, porque o ambiente selecionou essas pessoas. Entendeu?
Ceruko- Estrela Dourada
Maria Betânia gosta desta mensagem
Boa noite, Ceruko.Ceruko escreveu:Boa noite, Maria.
Compreendo, porém, na minha modesta opinião, quando olhamos para a teoria Lamarckista de evolução partimos da ideia de que, o meio provoca a seleção. Quando vemos a situação da perspectiva Darwinista, a diferenciação está na espécie e o meio atua apenas selecionando. E nesse texto, quando o autor diz "(..) a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos ou as raças que os possuem." acho que fica um pouco dúbia essa questão, se foi provocada pelo meio ou já estava nos indivíduos.
Muito obrigada, pela resposta !
Maria Betânia- Padawan
Ceruko gosta desta mensagem
Essa parte é um pouco confusa: "nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos". Ele quis dizer que esse ser vivo, só vai sobreviver se ele nascer com uma característica que o deixou sobreviver, ou seja, as girafas que nascem com o pescoço maior têm o pescoço maior não porque esticaram, mas porque devido alguma pressão do ambiente fez com que as girafas que alcançavam arvores mais altas fixem selecionadas, o que lhes da maior chance de sobreviver em relação às girafas de pescoço menor, fazendo essa característica ser marcante nas gerações seguintes, ou seja "nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos".
Rafael Souza Palmeira- Iniciante
Ceruko, Maria Betânia e Rafael Souza Palmeira gostam desta mensagem
Essa parte é um pouco confusa: "nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos". Ele quis dizer que esse ser vivo, só vai sobreviver se ele nascer com uma característica que o deixou sobreviver, ou seja, as girafas que nascem com o pescoço maior têm o pescoço maior não porque esticaram, mas porque devido alguma pressão do ambiente fez com que as girafas que alcançavam arvores mais altas fossem selecionadas, o que lhes da maior chance de sobreviver em relação às girafas de pescoço menor, fazendo essa característica ser marcante nas gerações seguintes, ou seja "nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos".
Rafael Souza Palmeira- Iniciante
Rafael Souza Palmeira gosta desta mensagem
Maria Betânia escreveu: Boa noite, Ceruko.
Compreendo, porém, na minha modesta opinião, quando olhamos para a teoria Lamarckista de evolução partimos da ideia de que, o meio provoca a seleção. Quando vemos a situação da perspectiva Darwinista, a diferenciação está na espécie e o meio atua apenas selecionando. E nesse texto, quando o autor diz "(..) a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos ou as raças que os possuem." acho que fica um pouco dúbia essa questão, se foi provocada pelo meio ou já estava nos indivíduos.
Muito obrigada, pela resposta !
Maria, quando você fala que a teoria Lamarckista parte do princípio de que "o meio provoca seleção", vejo mais como "o meio provoca mudança". O conceito de seleção está atrelado mais ao Darwin, pois ai sim houve uma seleção das unidades mais adaptadas ao ambiente. Quando a questão aponta o termo "utilidade de uma característica", ela está apontando essa pressão que o ambiente exerceu para que essa característica permanecesse. Entendo usa dúvida, pode ser um pouco confuso, mas acho que é essa a ideia.
Ceruko- Estrela Dourada
Maria Betânia e Rafael Souza Palmeira gostam desta mensagem
Obrigada Ceruko! Foi o sentido de mudança que eu quis dar a frase, me expressei mal! Sim, acho que é essa ideia! Grata de verdade !
Maria Betânia- Padawan
Rafael Souza Palmeira gosta desta mensagem