Filosofia antiga-Introdução à filosofia
2 participantes
Página 1 de 1
Filosofia antiga-Introdução à filosofia
(Uem 2013) “Para referir-se à palavra e à linguagem, os gregos possuíam duas palavras: mythos e lógos. Diferentemente do mythos, lógos é uma síntese de três ideias: fala/palavra, pensamento/ideia e realidade/ser. Lógos é a palavra racional em que se exprime o pensamento que conhece o real. É discurso (ou seja, argumento e prova), pensamento (ou seja, raciocínio e demonstração) e realidade (ou seja, as coisas e os nexos e as ligações universais e necessárias entre os seres). [...] Essa dupla dimensão da linguagem (como mythos e lógos) explica por que, na sociedade ocidental, podemos comunicar-nos e interpretar o mundo sempre em dois registros contrários e opostos: o da palavra solene, mágica, religiosa, artística e o da palavra leiga, científica, técnica, puramente racional e conceitual.” (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 187- 188). A partir do texto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O mythos é uma linguagem que comunica saberes e conhecimentos.
02) As coisas próprias do domínio religioso são inefáveis, ou seja, não podem ser pronunciadas e ditas pela linguagem humana. 04) O mythos não possui o mesmo poder de convencimento e de persuasão que o lógos.
08) O lógos é, ao mesmo tempo, o exercício da razão e sua enunciação para os seres humanos.
16) O lógos é muito mais do que a palavra, é a expressão das qualidades essenciais do ser, a possibilidade de conhecer as coisas nos seus fundamentos primeiros.
Pessoal, gostaria de saber o porquê a questão considera que o mito é a relação do saber com o conhecimento. Na minha interpretação, o saber é a Doxa(Ideia sem base, o conhecimento é o EPISTEME (conhecimento com base racional).
No entanto, o Mito não é somente a relação entre idéias?
01) O mythos é uma linguagem que comunica saberes e conhecimentos.
02) As coisas próprias do domínio religioso são inefáveis, ou seja, não podem ser pronunciadas e ditas pela linguagem humana. 04) O mythos não possui o mesmo poder de convencimento e de persuasão que o lógos.
08) O lógos é, ao mesmo tempo, o exercício da razão e sua enunciação para os seres humanos.
16) O lógos é muito mais do que a palavra, é a expressão das qualidades essenciais do ser, a possibilidade de conhecer as coisas nos seus fundamentos primeiros.
- gabarito:
- 01+08+16=25
Pessoal, gostaria de saber o porquê a questão considera que o mito é a relação do saber com o conhecimento. Na minha interpretação, o saber é a Doxa(Ideia sem base, o conhecimento é o EPISTEME (conhecimento com base racional).
No entanto, o Mito não é somente a relação entre idéias?
Última edição por felipeomestre123 em Qua 03 Fev 2021, 21:26, editado 1 vez(es)
felipeomestre123- Mestre Jedi
- Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR
Re: Filosofia antiga-Introdução à filosofia
O mito tem sim uma racionalidade que se manifesta nas próprias histórias contadas, uma vez que são histórias pensadas, transmitidas e, não raras vezes, magnificamente escritas.Tal racionalidade mítica é diferente da racionalidade filosófica, mas também é uma forma racional de manifestação da criatividade e imaginação dos homens.
Se a Filosofia se baseia na razão como forma de compreensão do mundo, o mito se funda na imaginação com os mesmos propósitos. Com isso, não é correto afirmar que a razão é mais importante que a imaginação, portanto, que a Filosofia é mais “correta” ou “verdadeira” que a mitologia. Trata-se de tipos ou modos de conhecimento distintos. Ambos têm igual dignidade e ocupam a mesma posição em relação à necessidade de conhecer do homem, de comunicar os saberes e as tradições, diferenciando-se tão somente quanto à sua origem, método e características.
Se a Filosofia se baseia na razão como forma de compreensão do mundo, o mito se funda na imaginação com os mesmos propósitos. Com isso, não é correto afirmar que a razão é mais importante que a imaginação, portanto, que a Filosofia é mais “correta” ou “verdadeira” que a mitologia. Trata-se de tipos ou modos de conhecimento distintos. Ambos têm igual dignidade e ocupam a mesma posição em relação à necessidade de conhecer do homem, de comunicar os saberes e as tradições, diferenciando-se tão somente quanto à sua origem, método e características.
RenanMoraes- Padawan
- Mensagens : 92
Data de inscrição : 10/03/2014
Idade : 43
Localização : São Paulo
Re: Filosofia antiga-Introdução à filosofia
Nossa, que explicação boa. Obrigado!
felipeomestre123- Mestre Jedi
- Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR
RenanMoraes gosta desta mensagem
Tópicos semelhantes
» Filosofia antiga-Introdução à filosofia
» Filosófia Antiga
» Filosofia
» Introdução à Filosofia
» Dúvida quanto a introdução à filosofia
» Filosófia Antiga
» Filosofia
» Introdução à Filosofia
» Dúvida quanto a introdução à filosofia
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos