PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gametogênese

2 participantes

Ir para baixo

Gametogênese Empty Gametogênese

Mensagem por Ceruko Qui 12 Nov 2020, 16:56

Analisando o processo de gametogênese em mamíferos, é correto afirmar que:
(01) O gameta feminino é uma célula grande e imóvel cujo citoplasma aumenta muito durante o processo de formação.
(02) Na formação dos espermatozóides, ocorre uma etapa de diferenciação celular após a divisão meiótica.
(04) Após a divisão meiótica, de cada ovogônia originam-se quatro ovócitos idênticos.
(08) O processo de ovulogênese ocorre em etapas, permanecendo os ovócitos I em estágio inicial da meiose durante grande parte da vida da mulher.
(16) De cada espermatogônia que inicia o processo de espermatogênese, formam-se oito espermatozóides.
(32) Espermatogônias e espermátides são células haplóides resultantes de etapas do processo de espermatogênese.
(64) O número diplóide característico da espécie só é reconstituído no momento da fecundação, quando se forma o zigoto.


Pessoal, minha dúvida é em relação à assertiva número 8. Já vi gabarito considerando como correta e como incorreta. Em minha opinião estaria correta, pois o ovócito 1 fica na prófase 1  até a primeira menstruação da mulher, e considero isso correto. O que vocês acham?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Gametogênese Empty Re: Gametogênese

Mensagem por PedroFagundes Qui 12 Nov 2020, 17:19

Ceruko, eu colocaria como correta. Veja conforme Campbel (10ª ed. p.1023)

"A oogônia divide-se por mitose para gerar células que iniciam a meiose, mas cessam o processo em prófase I antes do nascimento. Essas células mantêm seu desenvolvimento em repouso, que são os oócitos primários, que se situam dentro de um pequeno folículo, uma cavidade forrada com células de proteção. No nascimento, os dois ovários juntos contêm cerca de 1 a 2 milhões de oócitos primários, e cerca de 500 alcançam a maturação completa entre a puberdade e a menopausa"

PedroFagundes
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 128
Data de inscrição : 27/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos