PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação Enem 2018 - Nota 980

2 participantes

Ir para baixo

Redação Enem 2018 - Nota 980 Empty Redação Enem 2018 - Nota 980

Mensagem por Guilherme Gomes Avelino Qua 22 Jul 2020, 21:26

Olá pessoal, venho aqui compartilhar minha redação do Enem 2018, na qual eu pontuei 980 e que contribuiu decisivamente para minha aprovação. 

Não compartilhei antes por descuido já que eu só utilizava o site para me auxiliar nas exatas.

Venho também agradecer a todos do site que contribuíram muito na minha aprovação por meio desse rico compartilhamento de conhecimento que o site proporciona. Então vou tentar contribuir um pouco também para quem está se preparando para fazer Enem esse ano e sabe que a redação é muito importante na composição da nota final.

Nunca fui muito bom em redação e essa nota é fruto de muito treino, quase que o ano inteiro fiz uma redação por semana e nas semanas antes da prova passei a fazer duas com o tempo cronometrado, isso me fez aprender a técnica que era necessária para cumprir os requsitos que a prova exige. 

Não sou corretor de redação nem nada, mas me disponibilizo a tirar dúvidas de quem quiser.


Comentário sobre a redação:

Eu pontuei 180 na conclusão porque minha segunda proposta de intervenção na estava com a consequência da intervenção detalhada como a primeira ficou apenas "para mitigar esse contexto de manipulação", fiquei sem espaço para escrever o resto porque tive que escrever com letra grande já que minha caligrafia é horrível e por isso eu digitei a redação para que todos conseguissem ler. A redação segue abaixo


O tema da redação de 2018 foi : manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet



    “A internet é poluidora não no sentido físico, mas no sentido espiritual”. A frase do escritor Heitor Cony ilustra bem a atual relação entre o brasileiro e esse meio tecnológico, o qual cada vez mais tem se transformado em ferramenta de manipulação do usuário pelo controle de dados na internet, criando uma falsa ideia de liberdade. Nesse contexto, dois pontos se fazem fundamentais: a pouca criticidade da maioria dos internautas e também a pouca mediação institucional das propagandas que veiculam nesses meios e contribuem no processo de alienação.
    Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman, na atual sociedade líquida, a superficialidade e pouca reflexão são marcas das relações sociais. Sob tal ótica, é evidente a facilidade de manipulação do comportamento de muitos usuários na internet brasileira haja vista a pouca consciência crítica que a maior parte desses usuários desmonstra em seu uso, não conseguindo, por exemplo, diferenciar notícias falsas de verdadeiras, principalmente em redes sociais, em que o controle de dados individuais intensifica o manejo da opinião pública de internautas alienados. Nesse sentido, é cada vez maior o comércio virtual de informações pessoais os quais são, muitas vezes, disponibilizados pelos próprios indivíduos ao “clicarem” em jogos e notícias. Desse modo, fica claro, quanto a superficialidade e pouca reflexão contribuem na manipulação de usuários na internet.
   Como consequência disso, também é visível o poder dos anúncios virtuais que se aproveitam da negligência institucional para intensificar o controle de dados. De acordo com a filósofa Hanna Arendt, toda peça publicitária possui mecanismos de persuasão e coesão. Em vista disso, é notória a presença de anúncios e propagandas na maioria dos sites feitos “sob medida” para usuários e que objetivam a compra de produtos e até mesmo a divulgação de conteúdo ideológico. Isso acontece porque não há no Brasil mecanismos judiciais para mediar esses recursos que são utilizados, por isso, para influenciar processos sociais. Tal fator que é descrito pelo geógrafo Milton Santos como violência da informação que desinforma e aliena, refletindo a necessidade de regularização estatal desses meios tecnológicos.

   Portanto, a fim de gerar uma maior conscientização na sociedade, é necessário que o governo, em parceria com sites e redes de maior acesso, veicule campanhas publicitárias com o objetivo de alertar os internautas perante os mecanismos de controle os quais estão vulneráveis ao utilizarem esses meios, como notícias falsas, ensinando como identificar essas. Ademais, é importante que o Ministério da Justiça regularize a veiculação de dados pessoais nesses meios para que seja um processo “transparente” com a conivência dos usuários, para mitigar esse contexto de manipulação.

Guilherme Gomes Avelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 24
Localização : BA

_Arthur_ e Tonho Cid gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação Enem 2018 - Nota 980 Empty Re: Redação Enem 2018 - Nota 980

Mensagem por thiagoreef108 Dom 26 Jul 2020, 22:21

Boa noite,

Eminente texto, gostei da conclusão a forma como articula os conectivos entre as afirmações reforçando seus argumentos, da mesma forma que eu faço.
parabéns.
thiagoreef108
thiagoreef108
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 01/04/2018
Idade : 26
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos