PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teorema dos feixes harmônicos

2 participantes

Ir para baixo

Teorema dos feixes harmônicos Empty Teorema dos feixes harmônicos

Mensagem por Emanuel Dias Ter 25 Jun 2019, 15:13

Mostre que um feixe harmônico determina em uma secante qualquer, quatro pontos de divisão harmônica. 



Teorema dos feixes harmônicos Screen36



Demonstração do livro:



Seja J(AMBN) um feixe harmônico e uma secante s que determina os pontos A', M', B' e N'. Ora, se r//JA' determina xy=yz (pois J-AMBN é feixe harmônico), então J(A'M'B'N') é um feixe harmônico, sendo M' e N' conjugados harmônicos de A'B'.


Eu só não entendi porque o fato de xy=yz faz com que o feixe J(A'M'B'N') seja harmônico.

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema dos feixes harmônicos Empty Re: Teorema dos feixes harmônicos

Mensagem por Nickds12 Sex 06 Set 2019, 17:36

Normalmente eu nao conseguiria resolver, mas me bateu uma inspiraçao rsrs'

Veja que, se eu tenho uma mediana (xy e yz sao iguais, indicando em A'y uma mediana) e um ponto de encontro em as medianas, eu tenho essa relaçao de divisao na mediana: 2M/3 e M/3, somando daria 3M/3 = M, isso eh algo conceitual tirado da teoria das cevianas


Eu quero provar que a relaçao A'J'(ponto na extremidade da linha em amarelo) e J''Z eh igual a relaçao entre A'M' e M'N', entao tenho que pensar em focar em A'J' = A'Z/2

Como A'J' eh a divisao oriunda de uma das medianas, essa relaçao A'J' e J'Z eh igual a 1, assim como A'M' e M'N" - porque se voce perceber, os triangulos em azul sao semelhantes (semelhança LAL), por ser LAL, yN' = M'y = M/3, e M/3+ M/3 = M'N' = A'M' = 2M/3. 


Portanto a relaçao ficaria A'M'/M'N' = A'J'/J'Z = 1
Teorema dos feixes harmônicos Exempl11

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema dos feixes harmônicos Empty Re: Teorema dos feixes harmônicos

Mensagem por Emanuel Dias Sex 06 Set 2019, 18:46

Nickds12 escreveu:Normalmente eu nao conseguiria resolver, mas me bateu uma inspiraçao rsrs'

Veja que, se eu tenho uma mediana (xy e yz sao iguais, indicando em A'y uma mediana) e um ponto de encontro em as medianas, eu tenho essa relaçao de divisao na mediana: 2M/3 e M/3, somando daria 3M/3 = M, isso eh algo conceitual tirado da teoria das cevianas


Eu quero provar que a relaçao A'J'(ponto na extremidade da linha em amarelo) e J''Z eh igual a relaçao entre A'M' e M'N', entao tenho que pensar em focar em A'J' = A'Z/2

Como A'J' eh a divisao oriunda de uma das medianas, essa relaçao A'J' e J'Z eh igual a 1, assim como A'M' e M'N" - porque se voce perceber, os triangulos em azul sao semelhantes (semelhança LAL), por ser LAL, yN' = M'y = M/3, e M/3+ M/3 = M'N' = A'M' = 2M/3. 


Portanto a relaçao ficaria A'M'/M'N' = A'J'/J'Z = 1
Teorema dos feixes harmônicos Exempl11

Tinha até esquecido desse post. Mais tarde vou dar uma olhada com calma. Obrigado pela ajuda!

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teorema dos feixes harmônicos Empty Re: Teorema dos feixes harmônicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos