PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grécia Antiga

2 participantes

Ir para baixo

Grécia Antiga Empty Grécia Antiga

Mensagem por Ferrazini Ter 26 Fev - 16:35

(UFBA‑BA) "Na Idade Moderna, os intelectuais, sobrepujando a mentalidade medieval, criaram uma ideologia política típica do período, legitimando o absolutismo. Alguns, como Maquiavel, defendiam a teoria de que a política, representada pelo soberano, deveria atender ao “interesse nacional”. Outros, como Hobbes, partiam da concepção de um “contrato entre governados e Estado”. Vários foram os pensadores que se destacaram na teoria política do período absolutista." VICENTINO, 2003. p. 205. 

A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre as diferentes modalidades assumidas pelo Estado, pode‑se afirmar: 

(01) No início da Idade Moderna — século XV — todos os países da Europa já se estruturavam de acordo com os conceitos de Estado Nacional e de absolutismo, defendidos por seus teóricos. 

(02) O Estado Moderno efetivou‑se em regiões nas quais foi possível definir fronteiras, estabelecer uma língua nacional, estruturar um sistema monetário e judicial válido para todo o território e ainda naquelas áreas em que o poder do soberano se tornou incontestável. 

(04) O Estado absolutista pensado por Hobbes fundamentava‑se sobre os princípios democráticos, por defender um contrato entre os governados e o Estado. 

(08) A Cidade‑Estado, contextualizada na Antiguidade Clássica, constituiu a base da organização política dos gregos, caracterizando‑se pela autonomia, pela independência e pelo cultivo de regimes políticos predominantemente oligárquicos. 

(16) A Itália, na Idade Moderna, extinguiu a presença de Cidades‑Estado, constituindo um Estado Absolutista, à semelhança das monarquias ibéricas. 

(32) A cidade do Vaticano representa a presença da Cidade ‑ ‑Estado na Itália contemporânea, sendo resultado de um acordo político estabelecido entre o Papa Pio XI e Mussolini, em 1929, pelo Tratado de Latrão.

Resposta: (42)

Dúvida: relacionada à afirmação (08). Como ela está correta, quer dizer que a democracia foi uma exceção na Grécia Antiga? Além de Atenas, alguma outra cidade-estado adotou essa forma de governo?

____________________________________________
"Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar." Immanuel Kant


Acessem: VESTIBULAR EM CASA (https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa)
Ferrazini
Ferrazini
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 272
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa

Ir para o topo Ir para baixo

Grécia Antiga Empty Re: Grécia Antiga

Mensagem por Francisco+1 Seg 4 Mar - 10:33

Na verdade a história política da antiga Grécia foi marcada por golpes políticos, exisitindo desde governos monárquicos até centralizadores (como é o caso da oligarquia que visava ao maior poder da elite econômica) e sendo assim, a última forma de política adotada foi a democracia (ela já existia em outros povos!)

Francisco+1
Jedi
Jedi

Mensagens : 282
Data de inscrição : 27/02/2018
Idade : 33
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos