PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFU - Indústria Cultural

2 participantes

Ir para baixo

UFU - Indústria Cultural Empty UFU - Indústria Cultural

Mensagem por GranTorino Sex 15 Jun 2018, 23:17

A partir dos anos 1980. no Brasil e em muitos países, há uma nova preocupação sociológica e cultural com as formas pelas quais a juventude ocupa o espaço público com as chamadas "tribos urbanas", constituídas, notada mente, por punks e darks e, posteriormente, por muitas outras identidades juvenis. Uma via de interpretação a respeito deste fenômeno trata de sua comparação com os movimentos juvenis da década de 1960 no Ocidente.

Entre as novas abordagens presentes no Brasil acerca da juventude, destacam-se aquelas que se contrapõem-às explicações funcionalistas, bem como se afastam de influências marxistas.

A) as novas tribos urbanas da década de 1980 permitem sustentar a constatação de que a juventude é um risco para a sociedade e que as manifestações culturais juvenis são tanto fatores de anomia das estruturas sociais quanto resultado da desagregação familiar.
B) a década de 1980 representou uma radicalização dos ideais revolucionários da juventude da década de 1960, de modo a confirmar seu potencial contestador e emancipatório, com vistas a um projeto de sociedade livre das estruturas sociais que oprimem o indivíduo.
C) a interação com a indústria cultural e com os meios de comunicação de massa, as formas de lazer, os estilos, a apropriação, criação e reprodução cultural são elementos constitutivos das identidades juvenis desde o período posterior à Segunda Guerra Mundial.
D) a indústria cultural e os meios de comunicação em massa são eficientes sistemas de controle social na modernidade, por meio da homogeneização e da alienação das identidades juvenis, cujo resultado é a passividade e a despolitização dos indivíduos.

RESPOSTA: C

Continuo em dúvida quanto às afirmações em C e D. Poderia me dar uma Luz, por gentileza?

Obrigado!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFU - Indústria Cultural Empty Re: UFU - Indústria Cultural

Mensagem por O_Conde_de_Monte_Cristo Dom 17 Jun 2018, 21:01

No texto é citado que há as tribos urbanas, logo, há uma divisão de estilos, que são apropriados e massificados pela indústria cultural, no enunciado cita os "darks" os "punks", logo se direciona mais a uma massificação do que homogeneização

O_Conde_de_Monte_Cristo
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/08/2017
Idade : 22
Localização : Rio_Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos