PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Enem) Periscópio

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

(Enem) Periscópio Empty (Enem) Periscópio

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 04 Abr 2017, 09:43

O periscópio é um acessório fundamental dos submarinos, usado para captar imagens acima da água. Também teve largo uso em guerras, para observar o movimentoinimigo de dentro das trincheiras. Um periscópio básico utiliza dois espelhos paralelos, a certa distância um do outro. Os espelhos devem estar num ângulo de 45°, pois, caso contrário, a imagem não ficará perfeita. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho, e daí são novamente refletidos para o visor. O trajeto completo da luz possui a forma aproximada da letra “Z”, em que por uma das extremidades, a luz refletida pelos corpos a serem observados entra, e, pela outra, ela atinge os olhos do observador, possibilitando que este veja o que, a princípio, estaria fora do seu alcance de visão.
(Enem) Periscópio Peri110
Soldado britânico utilizando um periscópio numa trincheira durante a Batalha de Gallipoli. A figura a seguir mostra um objeto diante do periscópio.
(Enem) Periscópio Peri210
Das opções seguintes, a que corresponde à imagem formada pelo periscópio é
(Enem) Periscópio Peri310
Resposta: letra a)
Alguém pode me explicar como chegar nessa alternativa?? Só consigo chegar na letra d), por mais que eu refaça

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Enem) Periscópio Empty Re: (Enem) Periscópio

Mensagem por Euclides Ter 04 Abr 2017, 18:11

(Enem) Periscópio Figura45080

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos