PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cartografia

2 participantes

Ir para baixo

Cartografia Empty Cartografia

Mensagem por Elia Tawil Qui 19 Jan 2017, 11:20

O mapa é a mais antiga forma de comunicação desenvolvida pelo homem. Nele são usados signos próprios que permitem a localização e a representação dos fenômenos da superfície terrestre. A cartografia é a ciência que produz mapas e sobre estes são feitas as seguintes afirmativas.

I. O conjunto de operações que permitem colocar no plano fenômenos inscritos numa esfera, no caso da terra, é a projeção cartográfica, Entre as mais importantes projeções figuram a cilíndrica, cônica e azimutal ou plana.

II. As projeções permitem a transferência, com fidelidade e sem distorções, dos fenômenos para o mapa

III. A escala expressa o quanto a realidade foi reduzida para caber no mapa. A escala é considerada pequena quando se reduz muito a uma informação.

IV. A cidade de São Paulo na escala 1:10 000 aparece com maior detalhamento que na escala 1:1 000 000.

V. A distancia real entre São Paulo e Belo Horizonte é de 500 Km. Sabe-se que, no mapa de escala 1:7 500 000, essas cidades distam 6 cm em linha reta.

VI. Já que o planeta é esférico e não apresenta nenhum referencial fixo, não existe apenas uma maneira correta de representá-lo. Um mapa que exiba, por exemplo, o norte na parte inferior e o sul na parte superior não pode ser considerado incorreto.

São verdadeiras:

a)I, II e III
b)I, III e IV
c)I, III, IV e VI
d)II e V
e)Todas


Galera, não tenho gabarito, mas pelo que vim estudando, marquei a letra C. Se alguém puder me ajudar a encontrar a resposta desde já agradeço! Abraços!


Última edição por Elia Tawil em Sex 20 Jan 2017, 22:41, editado 1 vez(es)

Elia Tawil
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/07/2016
Idade : 27
Localização : Sao Jose do Rio Preto, sp, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Convidado Sex 20 Jan 2017, 17:58

I. Verdadeiro.
II. Toda projeção tem uma distorção, já que a Terra não é perfeita. Ela é um geoide. Logo é falsa essa proposição.
III. Verdadeira.
IV. Verdadeira.
V. Cartografia Gif
VI. Vide a proposição II, o planeta Terra é um geoide.

Se quiser verificar se eu estou errado, ou quiser complementar a minha resposta, fique à vontade. Pois ficaria muito agradecido.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por caiomslk Sex 20 Jan 2017, 21:35

Elia Tawil escreveu:
VI. Já que o planeta é esférico e não apresenta nenhum referencial fixo, não existe apenas uma maneira correta de representá-lo. Um mapa que exiba, por exemplo, o norte na parte inferior e o sul na parte superior não pode ser considerado incorreto.

Algúem pode me explicar se isso é certo ou errado ?
caiomslk
caiomslk
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 25/10/2016
Idade : 25
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Convidado Sex 20 Jan 2017, 21:46

Sim, isso é certo. Visto que no espaço não existe cima ou baixo, esquerda ou direita.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Elia Tawil Sex 20 Jan 2017, 22:43

José deGrasse Tyson Jr escreveu:I. Verdadeiro.
II. Toda projeção tem uma distorção, já que a Terra não é perfeita. Ela é um geoide. Logo é falsa essa proposição.
III. Verdadeira.
IV. Verdadeira.
V. Cartografia Gif
VI. Vide a proposição II, o planeta Terra é um geoide.

Se quiser verificar se eu estou errado, ou quiser complementar a minha resposta, fique à vontade. Pois ficaria muito agradecido.


Então irmão, a que está me matando é a IV. Mas pelo que você disse, eu não entendi muito bem, seria errado então olhar um mapa mundo "de ponta cabeça"?

E detalhe, só agora que vi, NÃO é 7 500 00!! Há um erro de digitação (já corrigido), e sim seria 7 500 000 (sete milhões e quinhentos mil). Portanto, a resposta, nos meus cálculos deu 6 cm.

Mais uma vez, desculpe pelo erro. Abraco!

Elia Tawil
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/07/2016
Idade : 27
Localização : Sao Jose do Rio Preto, sp, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Convidado Sex 20 Jan 2017, 22:57

Disponha!
Eu gostaria de uma explicação de o porquê não haver cima ou baixo, esquerda ou direita no espaço. Se alguém puder me explicar, agradeceria muito.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Elia Tawil Sex 20 Jan 2017, 23:04

Bom... Então pode-se concluir que a resposta correta seria a alternativa C. Visto que, a afirmação VI está correta.


Última edição por Elia Tawil em Sáb 21 Jan 2017, 22:30, editado 1 vez(es)

Elia Tawil
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/07/2016
Idade : 27
Localização : Sao Jose do Rio Preto, sp, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Convidado Sáb 21 Jan 2017, 16:43

Não seria a VI?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Elia Tawil Sáb 21 Jan 2017, 22:31

Correto, erro meu NOVAMENTE (já corrigido NOVAMENTE), ainda não me acostumei com fóruns... kkkkk desculpe.

Elia Tawil
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 21/07/2016
Idade : 27
Localização : Sao Jose do Rio Preto, sp, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cartografia Empty Re: Cartografia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos