PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por calebechumbo Qui 03 Nov 2016, 10:52

(UFG-GO) No mês de agosto, ano de 1994, a Química perdia Linus Pauling, um dos mais brilhantes químicos deste século, laureado com o Prêmio Nobel devido a seus estudos sobre a natureza das ligações químicas. Sobre Pauling e ligações químicas é correto afirmar:

01. Ligação covalente é aquela que ocorre devido à atração interatômica proveniente do compartilhamento de elétrons entre átomos.

02. Propôs um diagrama para distribuir os elétrons nos subníveis, em ordem crescente de energia.

04. Ligações químicas, em moléculas diatômicas homonucleares, são apolares.

08. Nas ligações iônicas ocorre a transferência de um ou mais elétrons de um átomo para outro.

16. Ligações químicas do tipo sigma podem ocorrer entre orbitais "p" de um átomo e "s" de outro átomo.

32. O comprimento das ligações independe do raio atômico dos átomos ligados.



Infelizmente eu não tenho o gabarito desta questão e estou com dúvida em algumas afirmações, se alguém puder me ajudar, por favor....

As afirmações de número 02, 04, 16 são afirmações verdadeiras e a 32 é uma afirmação falsa, certo? 

Minha dúvida são as afirmações 01 e 08.

Eu acho que a afirmação 01 é uma afirmação falsa porque a primeira vista a afirmação parece ser verdadeira, mas ela não está incompleta? Porque uma ligação covalente não ocorre quando um ametal reage com outro ametal, um ametal reage com hidrogênio ou hidrogênio com hidrogênio? Ela parece estar incompleta, isso me gera dúvida...

E na 08 ela afirma "ocorre transferência de um ou mais elétrons de um átomo para outro", eu acho que está correta, mas eu fico com dúvida por que o certo não seria eles "COMPARTILHAREM" os elétrons ao invés de "transferirem", como a afirmação afirma?

A soma final da minha resposta da 22 porque eu fico em dúvida se as afirmação 01 e 08 são corretas ou não...

calebechumbo
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/07/2016
Idade : 29
Localização : Bonfim Paulista (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Re: Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por Luan Henrique Silva Melo Qui 03 Nov 2016, 11:53

As duas proposições que você está com dúvida estão corretas .

1. Ligação covalente ou molecular é aquela onde os átomos possuem a tendência de compartilhar os elétrons de sua camada de valência, ou seja, de sua camada mais instável. Neste tipo de ligação não há a formação de íons, pois as estruturas formadas são eletronicamente neutras, como o exemplo abaixo, da água. Ele necessita de dois elétrons para ficar estável e o H irá compartilhar seu elétron com o O. Sendo assim o O ainda necessita de um elétron para se estabilizar, então é preciso de mais um H e esse H compartilha seu elétron com o O, estabilizando-o. Sendo assim é formado uma molécula o H20.

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Qpoz13


8. A ligação iônica é um processo de transferência de elétrons entre os átomos, ou seja, um átomo cede elétrons enquanto outro recebe elétrons para alcançar a estabilidade. A ligação iônica ocorre entre metais e não-metais.
Os metais são elementos que contêm poucos elétrons na última camada, assim a tendência desses elementos é perder esses elétrons que apresentam baixa energia de ionização. Quando perdem elétrons, os metais formam íons positivos, denominados cátions.
Os não-metais apresentam em geral vários elétrons na última camada (acima de quatro); assim, preferem receber elétrons formando íons negativos, denominados ânions. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl) :

Na+ Cl-  NaCl
Luan Henrique Silva Melo
Luan Henrique Silva Melo
Jedi
Jedi

Mensagens : 348
Data de inscrição : 29/06/2016
Idade : 26
Localização : Lages/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Re: Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por Convidado Qui 03 Nov 2016, 12:08

01. Ligação covalente é aquela que ocorre devido à atração interatômica proveniente do compartilhamento de elétrons entre átomos.
Para mim é verdadeira. Ela diz que a atração ocorre devido o compartilhamento de elétrons entre os átomos, com isso, os átomos se mantém coesos pela atração.

8 correta para mim. Transferência total do elétrons é ligação iônica.
16 para mim está errada. Ligações sigma ocorrem pela sobreposição de orbitais s.
Comprimento de ligação depende do raio atômico dos átomos sim! 
Segundo o Atkins: "as ligações entre átomos pesados tendem a ser mais longas do que as de átomos leves, porque os átomos pesados têm raios maiores."

Para mim a soma é 15.
Vamos esperar outro alguém responder e debatermos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Re: Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por calebechumbo Qui 03 Nov 2016, 13:41

InocencioHildebrandoCeara escreveu:16 para mim está errada. Ligações sigma ocorrem pela sobreposição de orbitais s.
Comprimento de ligação depende do raio atômico dos átomos sim! 
Segundo o Atkins: "as ligações entre átomos pesados tendem a ser mais longas do que as de átomos leves, porque os átomos pesados têm raios maiores."

Mas na formação da molécula de cloreto de hidrogênio, HCl(g), por exemplo,  se nós fizermos a regra do Linus Pauling fica assim:

H - 1 s1 = falta 1 elétron para completar a camada mais externa (de valência).

Cl - 1s1 / 2s2 2p6/ 3s2 3p5 = falta também 1 elétron para completar a camada de valência.

Concluímos que o hidrogênio possui 1 elétron desemparelhado no seu orbital s e precisa de mais 1 elétron para completar esse orbital. Para isso, irá estabelecer uma ligação covalente com o cloro.

O cloro possui 1 elétron desemparelhado no seu orbital Pz (cada orbital comporta 2 elétrons, como nesse nível, p, o máximo de elétrons é 6 então tem-se 3 orbitais (px, py e pz) e o ultimo (pz) faltando um elétron) e precisa de mais 1 elétron para completá-lo. Desse modo, irá estabelecer uma ligação covalente com o hidrogênio. 

Como a ligação sigma nesse caso é feita entre um orbital s e um orbital p, dizemos que se trata de uma ligação sigma s-p.

Por isso acho que é verdadeira, mas posso estar errado...

calebechumbo
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/07/2016
Idade : 29
Localização : Bonfim Paulista (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Re: Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por Convidado Qui 03 Nov 2016, 13:46

Ocorre a ligação de valência. Pesquise sobre isto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Re: Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por Luan Henrique Silva Melo Qui 03 Nov 2016, 13:49

A única errada é a 32 .

16.Pode ser dada como a ligação entre dois orbitais s, ou entre um orbital s e um p, ou ainda entre dois orbitais p, onde em todos esses casos os orbitais se interpenetram frontalmente. Normalmente o que ocorre é o seguinte: os de dois átomos de carbono, por exemplo, que são orbitais p, se ligam. A primeira ligação a ser formada é um sigma, porque os dos orbitais que estiverem mais próximos um do outro se interpenetram frontalmente


Última edição por Luan Henrique Silva Melo em Qui 03 Nov 2016, 14:36, editado 1 vez(es)
Luan Henrique Silva Melo
Luan Henrique Silva Melo
Jedi
Jedi

Mensagens : 348
Data de inscrição : 29/06/2016
Idade : 26
Localização : Lages/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Re: Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por Convidado Qui 03 Nov 2016, 14:29

Ligação pi não é sobreposição frontal, mas sim lobal.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Re: Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por Claudir Qui 03 Nov 2016, 15:29

A 16 está certa. Ligações sigma podem ser do tipo s-s, p-p ou s-p.

* Exemplo de ligação sigma s-p: HF

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Re: Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por Convidado Qui 03 Nov 2016, 16:32

Como sempre, o Pré-Iteano salvando a pátria.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente Empty Re: Dúvida em exercício sobre Ligação Covalente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos