PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema : Mobilidade Urbana

Ir para baixo

Tema : Mobilidade Urbana Empty Tema : Mobilidade Urbana

Mensagem por PedroHYM Ter Nov 01 2016, 18:47

        A consolidação da cultura de transportes indivíduais do brasileiro teve seu início com Juscelino Kubitschek, nos anos 60, resumido no lema do seu governo : “Governar é construir estradas.”. Apesar de ter impulsionado a ecomonia, seus efeitos reverberam atualmente, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a precariedade dos transportes públicos e o desejo de possuir um carro ocasionam o trânsito caótico e na má qualidade de vida e do meio ambiente.
      A mobilidade urbana de qualidade é imprescindível na caracterização de uma cidade dita desenvolvida. Nesse sentido, cidades como Amsterdã, na Holanda, se destacam, com seu alto número de ciclovias e transporte público eficiente. Infelizmente, o Brasil, apesar de possuir leis avançadas, como a Lei de Mobilidade Urbana, promulgada somente em 2012, a falta de fiscalização e aplicação da mesma resultam nos cenários caóticos noticiados na mídia diariamente.
      Segundo Emile Durkheim, um fato social é o modo de agir coletivo, que, consequentemente, possui uma alta coercitividade sobre o indivíduo. De forma análoga, o pensamento de parte dos brasileiros, que consideram adquirir um automóvel próprio uma necessidade indubitável para um sucesso financeiro, se enquadra na teoria do sociólogo. Como consequência, o número de veículos indivíduais aumenta consideravelmente, sobrecarregando a rede de transportes e danificando a saúde e meio ambiente, com a liberação de gases tóxicos e poluentes.
       Torna-se evidente, portanto, que toda sociedade deve ser mobilizada para a solução do problema. Nesse sentido, o Governo Federal deve, por intermédio do Ministério das Cidades, aumentar a fiscalização e punição para os municípios que não aplicam a Lei de Mobilidade Urbana em vigor. Ademais, a melhora da qualidade dos meios de transporte coletivos também é necessária, visando aumentar o número de usuários , e, consequentemente, diminuir a presença de veículos individuais. Dessa forma, o direito de ir e vir presente na constituição cidadã será respeitado e garantido a todos.
PedroHYM
PedroHYM
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 24/02/2016
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tema : Mobilidade Urbana Empty Re: Tema : Mobilidade Urbana

Mensagem por PedroHYM Ter Nov 01 2016, 18:51

Lendo de novo percebi uma coisa.
"Adquirir"
Que palavra mais estranha, parece outro idioma.
Português é muito louco.
PedroHYM
PedroHYM
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 24/02/2016
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos