PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Célula haploide x Célula diploide ?

2 participantes

Ir para baixo

Célula haploide x Célula diploide ? Empty Célula haploide x Célula diploide ?

Mensagem por dani1801 Seg 12 Set 2016, 15:23

O que se pode dizer sobre uma célula 2n=2 e uma célula n=2, no que se refere à quantidade e à homologia dos cromossomos encontrados em cada uma delas?


Estou com dúvida disso..

n é haploide, certo? e 2n é diploide
porém

2n=2 portando n=1
e n=2 portanto 2n=4 certo?

qual queria a diploide e a haploide e por que?

dani1801
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1030
Data de inscrição : 12/04/2016
Idade : 27
Localização : São paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Célula haploide x Célula diploide ? Empty Re: Célula haploide x Célula diploide ?

Mensagem por Carol Peletier Ter 13 Set 2016, 13:12

Células haploides ou diploides não são diferenciadas pelo número de cromossomos. Se fosse assim, se houvesse 23 cromossomos em um individuo haploide, todos organismos com 46 seriam diploides, assim, não há nenhuma conexão de sentido em relação a quantidade. É uma questão de organização dos cromossomos que varia nas células de acordo com a espécie.

Ser haploide significa que as células possuem somente um cromossomo de cada tipo em seu núcleo.
Ser diploide significa que nas células os cromossomos se organizam em par de cromossomos homólogos, e assim, para cada característica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado em um cromossomo homólogo.

Peguei a definição na Wikipédia pois está bem formulada, para depois discorrer sobre ela. 

Vamos fazer de conta que existe os cromossomos J, K, L, M, J', K', L', M'.
Uma célula haploide, ela vai ser representada sempre por n, se estiver em função dos cromossomos. Se ela é haploide, considerando esses cromossomos, ela terá J, K, L , M.
Uma célula diploide, ela vai ser representada sempre por 2n, e nesse caso teria J, K, L, M, mas também teria que ter J', K', L', M' para o genótipo "dar certo".

Nos seres humanos, diploides, há 44 cromossomos autossômicos, isso significa que há 22 pares de cromossomos homólogos. Continuando a lógica do exemplo, um par, dentre esses 22, teria um J e um J', outro teria um K e outro K', que são iguais em tamanho, sequencia gênica e posição do centrômero, pois assim formam cromossomos homólogos. Sendo que um vem do pai e outro da mãe, portanto, apesar de serem iguais nos aspectos citados, geram variabilidade genética.  

Lembrando que os cromossomos ficam duplicados, assim, na verdade ficaria: um par de cromossomo homólogo = JJ-J'J'

Na sua pergunta, você diz que 2n = 2, então sim, n = 1. Ou seja, é a mesma coisa que dizer, para espécie humana, 2n = 46 e n = 23, dado que 22 seriam sem haver cromossomos homólogos, o que no caso, não daria certo, não existe humano haploide. 

Uma pessoa com síndrome de Down, possui o cromossomo 21 a mais, ou seja, continua sendo diploide, por ser um ser humano (no qual somente os gametas são haploides), só que com aneuploidia devido a 1 cromossomo "sobrando" em relação aos outros da espécie, sendo 2n = 47.

Talvez o método mais fácil de entender isso seja a análise da formação do zigoto. O ovócito é haploide, assim como o espermatozoide, ambos carregam 23 cromossomos, 22 autossômicos e 1 sexual, sendo que o óvulo carrega o cromossomo sexual X e o espermatozoide por carregar tanto o X com o Y. Ao haver a fecundação, haverá a junção dos 23 cromossomos do óvulo com 23 cromossomos do espermatozoide, que formarão pares de cromossomos homólogos, por isso, não será um indivíduo haploide, só com 23 cromossomos e sim um indivíduo diploide com 23 pares de cromossomos e portanto 46 cromossomos, sendo 44 autossômicos e 2 sexuais, XX se for menina e XY se for menino.

A produção gamética (células n) por meiose que irá dar origem a um ser diploide (2n) ocorre na maior parte dos animais, mas não em todos. A abelha rainha pode liberar um ovócito não fecundado (sem espermatozoide) e formar um zangão. Dessa forma, o zangão será n, processo conhecido por partenogênese. E isso tudo não pode ser comparado a outros reinos.

Se alguém ver algum equívoco em alguma coisa que falei, por favor, me corrija. Espero ter te ajudado.
Carol Peletier
Carol Peletier
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 26
Localização : RJ - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos