Proteção Catódica
2 participantes
Página 1 de 1
Proteção Catódica
Boa tarde amigos,
Estudando Proteção Catódica, me deparei com uma dúvida. Vamos lá:
No fluxo real de corrente, os elétrons saem do Negativo e partem para o Positivo.
Sendo assim, essa imagem não está com a polaridade invertida, considerando o sentido convencional de corrente elétrica?
Estudando Proteção Catódica, me deparei com uma dúvida. Vamos lá:
No fluxo real de corrente, os elétrons saem do Negativo e partem para o Positivo.
Sendo assim, essa imagem não está com a polaridade invertida, considerando o sentido convencional de corrente elétrica?
Pois vejam bem, penso eu que pra que o tubo seja o cátodo e então atraia elétrons e não oxide, ele precisa estar polarizado (+) e não (-). Seria isso mesmo?
Obrigado.
Spawn*- Padawan
Re: Proteção Catódica
Catodo é o lugar onde se reúnem os cátions, que são íons positivos, portanto o catodo é negativo.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Mas amigo, pera aí...
Em todos os lugares que leio, encontro que:
* o ânodo é onde ocorre a oxidação, terminal negativo.
* o cátodo é onde ocorre a redução, terminal positivo.
Logo, os elétrons saem do ânodo e vão para o cátodo.
A proteção é catódica, o cátodo que é a peça que eu quero proteger (neste caso o tubo) não pode oxidar (por isso é o cátodo).
Há alguma divergência de informações quanto pilha galvânica, sentido real/convencional de corrente ou sei lá...
Em todos os lugares que leio, encontro que:
* o ânodo é onde ocorre a oxidação, terminal negativo.
* o cátodo é onde ocorre a redução, terminal positivo.
Logo, os elétrons saem do ânodo e vão para o cátodo.
A proteção é catódica, o cátodo que é a peça que eu quero proteger (neste caso o tubo) não pode oxidar (por isso é o cátodo).
Há alguma divergência de informações quanto pilha galvânica, sentido real/convencional de corrente ou sei lá...
Spawn*- Padawan
Pelo Google, rapidinho, achei dois lugares que concordam comigo.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Justamente!
Conforme a imagem de baixo, pode-se notar que no vermelho diz "transfere os elétrons", "polo positivo" e "ocorre a oxidação" e no verde diz "recebe os elétrons" e "polo negativo".
Mas sabemos que no sentido REAL da corrente elétrica, ela flui do NEGATIVO para o POSITIVO. Portanto as imagens referem-se ao sentido CONVENCIONAL de corrente elétrica, onde diz-se a fins didáticos e não reais que a corrente vai do POSITIVO ao NEGATIVO.
Acredito que o problema na interpretação da imagem que postei seja mesmo o sentido arbitrado de corrente por quem montou a imagem.
Conforme a imagem de baixo, pode-se notar que no vermelho diz "transfere os elétrons", "polo positivo" e "ocorre a oxidação" e no verde diz "recebe os elétrons" e "polo negativo".
Mas sabemos que no sentido REAL da corrente elétrica, ela flui do NEGATIVO para o POSITIVO. Portanto as imagens referem-se ao sentido CONVENCIONAL de corrente elétrica, onde diz-se a fins didáticos e não reais que a corrente vai do POSITIVO ao NEGATIVO.
Acredito que o problema na interpretação da imagem que postei seja mesmo o sentido arbitrado de corrente por quem montou a imagem.
Spawn*- Padawan