Constante de velocidade da reação
3 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Constante de velocidade da reação
Uma reação de segunda ordem tipo A + 2B ->P foi conduzida em uma solução que inicialmente era 0,075 mol/L em A e 0,080 mol/L em B. Depois de uma hora a concentração de A caiu para 0,045 mol/L. Calcular a constante de velocidade da reação.
Jennykah- Jedi
Re: Constante de velocidade da reação
Se a reação é de molecularidade três com um reagente diferente e dois iguais, e de segunda ordem, é claro que a reação é de ordem um em relação a A e o mesmo para B, caso contrário ela não ocorreria. Apliquemos a Lei de ação das massas, portanto:
V = k[A][B] -> 5x10^(-4)/{[0,075][0,08] = k -> k ≈ 0,0833 mol/(mol²/L²).L.min) = 0,0833 L.mol^(-1).min^(-1)
Basta converter para a unidade de K que você quiser.
V = k[A][B] -> 5x10^(-4)/{[0,075][0,08] = k -> k ≈ 0,0833 mol/(mol²/L²).L.min) = 0,0833 L.mol^(-1).min^(-1)
Basta converter para a unidade de K que você quiser.
Última edição por Christian M. Martins em Dom 08 Nov 2015, 11:03, editado 1 vez(es)
Não entendi de onde é aquele 5,8.10^-4 e também por que não foi usado na equação a segunda concentração do A quando ele decaiu para 0,045 mol/L.
Jennykah- Jedi
Inverti as coisas ali, era 5x10^(-4).
0,075 - 0,045 = 0,03
0,03/60 = 5x10^(-4)
PS: de onde você está tirando essas questões?
0,075 - 0,045 = 0,03
0,03/60 = 5x10^(-4)
PS: de onde você está tirando essas questões?
A ta, entendi.
As questões são de uma lista de exercício que o professor entregou em sala de aula.
As questões são de uma lista de exercício que o professor entregou em sala de aula.
Jennykah- Jedi
Sim, é professor de cursinho. Acho que o da PUC mesmo, mas talvez só ano que vem, ai vou ver se com a nota do enem consigo algo esse ano.
Jennykah- Jedi
Essas questões estão bem difíceis pro nível do vestibular da PUC. Acho difícil cair.
Tem certeza que essa questão é de nível médio ?
Eu acho que tem uma outra possível solução para ela, pq não sabemos se essa reação dada é de segunda ordem em relação a A ou B.
A estequiometria da reação é
1 A ----------------------- 2 B
(0,075 - 0,045) mol A ----------- x B
x = 0,06 mol de B
Precisamos de 0,06 mol de B para a reação chegar até esse ponto do enunciado (em 1 L de solução)
Poderiamos daqui assumir que a reação é do tipo V = k.[A]² ou V = k.[B]²
é mais provavel que a ela seja do tipo V = k.[A]²
Então poderiamos usar a equação integrada da velocidade de reação para segunda ordem e estipular o valor de k.
Não podemos considerar que a velocidade média da reação (variação de conc / tempo) é igual a velocidade medida na lei de velocidade (velocidade instantânea)
Para mim a resolução dessa questão é utilizando cálculo, mas também faltam informações. TEm algum gabarito ae ?
Dados:
Segunda ordem:
1 / [A] - 1/[A]o = kt
Eu acho que tem uma outra possível solução para ela, pq não sabemos se essa reação dada é de segunda ordem em relação a A ou B.
A estequiometria da reação é
1 A ----------------------- 2 B
(0,075 - 0,045) mol A ----------- x B
x = 0,06 mol de B
Precisamos de 0,06 mol de B para a reação chegar até esse ponto do enunciado (em 1 L de solução)
Poderiamos daqui assumir que a reação é do tipo V = k.[A]² ou V = k.[B]²
é mais provavel que a ela seja do tipo V = k.[A]²
Então poderiamos usar a equação integrada da velocidade de reação para segunda ordem e estipular o valor de k.
Não podemos considerar que a velocidade média da reação (variação de conc / tempo) é igual a velocidade medida na lei de velocidade (velocidade instantânea)
Para mim a resolução dessa questão é utilizando cálculo, mas também faltam informações. TEm algum gabarito ae ?
Dados:
Segunda ordem:
1 / [A] - 1/[A]o = kt
Marcelo F- Jedi
Olha eu acho que a questão deve ser desse nível sim, o professor só passou pra gente resolver e não deu gabarito.
Jennykah- Jedi
Página 1 de 2 • 1, 2