PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sentido da Força (UFPI)

3 participantes

Ir para baixo

Sentido da Força (UFPI) Empty Sentido da Força (UFPI)

Mensagem por franciscoteles_ Sex 16 Out 2015, 11:29

(UFPI) Na figura a seguir, o fio retilíneo longo transporta uma corrente elétrica i. Uma partícula carregada com carga +q se move com velocidade v perpendicular ao fio. Sobre essa situação é correto afirmar que, na posição da partícula indicada na figura: 
Sentido da Força (UFPI) N2ib2o

a) a força magnética atuando sobre a partícula e o campo magnético produzido pela corrente são paralelos.
b) a corrente e o campo magnético por ela produzido têm sentidos paralelos.
c) a corrente e a força magnética sobre a partícula têm sentidos antiparalelos.
d) a aceleração da partícula, causada pela força magnética, é paralela ao vetor v.
e) o movimento da partícula não é afetado pela presença da corrente.

GABARITO: LETRA C


Não entendi o motivo da resposta correta estar na alternativa C. No meu entendimento, a corrente que passa no fio "produz" um campo magnético e faz com que haja uma força sobre a carga q. Essa força, utilizando a "regra da mão esquerda", estaria paralelo ao vetor v e não à corrente. Não sei se estou confundindo algo ou cometendo algum equívoco. A quem puder ajudar, fico muito grato.

franciscoteles_
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/09/2015
Idade : 28
Localização : São Luís - MA - BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da Força (UFPI) Empty Re: Sentido da Força (UFPI)

Mensagem por Thálisson C Sex 16 Out 2015, 13:19

Pela regra da mão, identifique o campo magnético gerado pela corrente, no local da carga, esse campo está entrando. Novamente a regra da mão para determinar o sentido da força magnética, esta para baixo, antiparalela a corrente.

Ps: É absurdo você encontrar uma direção de força magnética magnética paralela a velocidade. A direção da força se dá em um produto vetorial entre a velocidade e o campo, sendo portanto perpendicular a esses dois.

____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da Força (UFPI) Empty Re: Sentido da Força (UFPI)

Mensagem por franciscoteles_ Sex 16 Out 2015, 14:38

Thálisson C escreveu:Pela regra da mão, identifique o campo magnético gerado pela corrente, no local da carga, esse campo está entrando. Novamente a regra da mão para determinar o sentido da força magnética, esta para baixo, antiparalela a corrente.

Ps: É absurdo você encontrar uma direção de força magnética magnética paralela a velocidade. A direção da força se dá em um produto vetorial entre a velocidade e o campo, sendo portanto perpendicular a esses dois.
Sentido da Força (UFPI) 70l3dy

Acho que essa figura ilustra minha linha de raciocínio. Usei a regra da mão esquerda e utilizei o dedo médio como se fosse o fio pelo qual a corrente passa. Do mesmo modo da imagem, a corrente tem sentido de baixo para cima e o vetor campo está entrando. Mas olha ali a força, tá indo da direita para a esquerda e portanto, paralelo ao vetor velocidade da partícula q. Esse foi meu entendimento. Sinceramente não consigo entender como esse vetor força está apontando para baixo do modo que você sugeriu.

franciscoteles_
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/09/2015
Idade : 28
Localização : São Luís - MA - BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da Força (UFPI) Empty Re: Sentido da Força (UFPI)

Mensagem por franciscoteles_ Sex 16 Out 2015, 14:43

Ah não. Eu cometi um erro. A partícula sofre interferência do campo magnético e este exercerá uma força sobre ela. Realmente deveria ter usado a regra de modo sucessivo, e não uma única vez. Obrigado, Thálisson!!!

franciscoteles_
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/09/2015
Idade : 28
Localização : São Luís - MA - BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da Força (UFPI) Empty Re: Sentido da Força (UFPI)

Mensagem por Elcioschin Sex 16 Out 2015, 14:49

A 1ª regra é a regra da mão direita com polegar no sentido da corrente e dedos encurvados indicando o sentido do campo (entrando no papel ou na tela0=)

A 2ª Regra é a Regra dos três dedos da mão esquerda para calcular o sentido da força, em função da velocidade da carga e do campo
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71739
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da Força (UFPI) Empty Re: Sentido da Força (UFPI)

Mensagem por franciscoteles_ Sex 16 Out 2015, 15:02

Exatamente, Elcioschin. Eu não estava compreendendo isso e acabei fazendo confusão. Primeiro deveria ter encontrado o sentido do campo no qual está a partícula e depois determinar o sentido e direção da força nela aplicada. Muito obrigado pela ajuda!

franciscoteles_
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/09/2015
Idade : 28
Localização : São Luís - MA - BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Sentido da Força (UFPI) Empty Re: Sentido da Força (UFPI)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos