PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica.

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Empty Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica.

Mensagem por Paulo Vitor Missaka Qua 07 Out 2015, 15:14

Tenho um pequeno punhado de dúvidas sobre o tema do título que não consigo sanar de maneira alguma!  Mad 
Ja consultei materiais diferentes mas sem êxito...

Vou demonstrar algumas passagens do material para melhor expor minhas dúvidas.

 - o trabalho elétrico entre dois pontos (1 e 2) num campo elétrico é, de acordo com o material que estudo, dado por:Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Pot9, onde F é a força elétrica.

 - desenvolvendo a fórmula, obtém-se: 
Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Pot10

Minha primeira dúvida é a seguinte: se na fórmula da força elétrica, d representa a distância entre duas cargas, então o que representam d1 e d2 localizados no denominador da primeira linha do desenvolvimento? Seriam as distâncias entre cada ponto e a carga (Q) geradora do campo elétrico? 

Caso sim, como a medida da distância entre dois pontos (d) localizados num campo elétrico pode ser igual a diferença entre a medida das distâncias entre os pontos e a carga geradora Q? Eu so veria d = d1 - d2 no CASO B, para o CASO A a igualdade não seria verdadeira.


Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Atxc3


Minha segunda dúvida é puramente matematica: não consegui provar que o trabalho realizado entre dois pontos é igual a diferença entre a energia potencial elétrica destes dois pontos.
Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Vik8qw

O que consegui foi o seguinte:

 - posto que: Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Xf6j3q ; Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Pot8 ;  Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. 2dre9lj, então: 

Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. 548uvr


Desculpe pelo post ter ficado tão grande...tentei deixarminhas dúvidas o mais claro possível.

Paulo Vitor Missaka
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 34
Localização : Londrina/PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Empty Re: Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica.

Mensagem por Euclides Qua 07 Out 2015, 16:06

Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. 7mf9

A variação da energia potencial elétrica é definida como o negativo do trabalho para mover uma carga entre dois pontos em um campo elétrico.


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Empty Re: Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica.

Mensagem por Paulo Vitor Missaka Qui 08 Out 2015, 13:38

Em relação à minha segunda dúvida, desculpe, mas não consegui compreender como a seguinte igualdade é possível:

T 1,2 = K.\frac{Q.q}{d1-d2} = q(\frac{Q.q}{d1}-\frac{Q.q}{d2})

Até onde entendo: (\frac{1}{x} + \frac{1}{y}) \neq (\frac{1}{x + y})

Este problema que está me impossibilitando de provar que:  K.Q.q(\frac{1}{d1-d2}) = K.Q.q(\frac{1}{d1} - \frac{1}{d2}) , ou seja, provar que o trabalho entre dois pontos de um campo elétrico é igual a variação da energia potêncial elétrica entre estes dois pontos.

Ja em relação a minha primeira dúvida, sendo d1 - d2 a distância entre as "camadas" equipotenciais onde os pontos se encontram, então a intensidade da força elétrica, F, entre duas cargas inseridas num campo eletrico é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as "camadas" equipotenciais onde tais pontos se encontram? Utilizando a figura abaixo como exemplo, o que estou perguntando é: a intensidade da força elétrica entre duas cargas, uma no ponto d1 e outra no ponto d2, é inversamente proporcional a (d1 - d2)^2 ou inversamente proporcional a x?

Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. 2whl0di

Paulo Vitor Missaka
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 34
Localização : Londrina/PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica. Empty Re: Dúvidas sobre Trabalho de uma F. elétrica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos