PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida teórica '-'

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida teórica '-'  Empty Dúvida teórica '-'

Mensagem por gersonrael Seg 10 Ago 2015, 18:02

Porque a pressão  dentro de um avião localizado no nível do mar ( caixa ) é a mesma do que fora de dele( ambiente) .  Ou seja, 1 atm  em ambos.  Já que a quantidade de matéria no caso do ambiente é  bem maior?
gersonrael
gersonrael
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 188
Data de inscrição : 10/10/2014
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica '-'  Empty Re: Dúvida teórica '-'

Mensagem por Euclides Ter 11 Ago 2015, 15:21

Quando você sopra um balão de borracha, como esses de aniversário e amarra o bico, ele não está mais à pressão atmosférica. É preciso que haja comunicação entre o ambiente interno do balão e o ambiente externo para que as pressões se igualem.

Da mesma forma para qualquer contêiner (como o avião). Isso porque, segundo o princípio de Pascal a pressão se manifesta igualmente em todas as direções e, havendo comunicação entre os espaços, a pressão será comunicada.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica '-'  Empty Re: Dúvida teórica '-'

Mensagem por gersonrael Qua 12 Ago 2015, 23:03

sim Euclides , mas vou dar um exemplo mais didático , acho que ilustra melhor. Pelos ensinamentos escolares quanto maior a altura de ar encima de uma pessoa maior irá ser a pressão atmosférica exercida nessa pessoa. ( Pa nível do mar > Pa Everest , por exemplo ) Só que esse pensamento no meu ponto de vista está errado, porque se pegarmos um copo em primeiro momento destampado no nível do mar sua pressão no interior vai ser de 1 atm . Se ,posteriormente, tamparmos esse copo a altura de ar encima do copo vai diminuir bastante , nessa lógica a pressão dentro do copo deveria ser menor 1 atm. O que não ocorre ,de fato,  se não o copo implodiria .

Penso que não é a coluna de ar acima de um determinado objeto que exerce pressão e sim um determinada concretação de moléculas em um determinado volume.

Meio difícil de enxergar, como pequenas moléculas podem exercer uma força na base decimal de 10^5 Newtons , hehe 

Seria esse o raciocínio ?

Desde já , queria parabenizá-lo , pois é uma honra ter acesso a suas explicações as quais são vastas de conhecimento 
(admiro sua vontade em ajudar, o mundo carência  de pessoas como você )
Obrigado mestre Smile
gersonrael
gersonrael
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 188
Data de inscrição : 10/10/2014
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica '-'  Empty Re: Dúvida teórica '-'

Mensagem por Euclides Qua 12 Ago 2015, 23:21

A pressão atmosférica deve-se exclusivamente à coluna de ar e à gravidade. Um copo (ou reservatório) lacrado à uma determinada pressão, vai mantê-la indefinidamente no seu interior.

De fato a pressão confere às moléculas do ar uma compactação que fica mantida.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica '-'  Empty Re: Dúvida teórica '-'

Mensagem por gersonrael Qua 12 Ago 2015, 23:29

a coluna de ar pelo exemplo do copo diminui .

Pela lei geral dos gases ideais 
PV=NRT 
como a temperatura e R são constantes o que varia a pressão é somente o numero de mols e o volume .. Descartando a altura da coluna de ar
gersonrael
gersonrael
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 188
Data de inscrição : 10/10/2014
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica '-'  Empty Re: Dúvida teórica '-'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos