PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Funções e intervalos

2 participantes

Ir para baixo

Funções e intervalos Empty Funções e intervalos

Mensagem por Pietro di Bernadone Dom 24 Out 2010, 16:24

Boa tarde prezados!

Dada a função abaixo, encontre os intervalos onde ela é crescente e aqueles onde ela é decrescente. Esboce o gráfico.



Por favor, explique todo o procedimento usado na resolução (enquanto mais detalhado, melhor!).

Certo de sua atenção,

Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone
Pietro di Bernadone
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1341
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Funções e intervalos Empty Re: Funções e intervalos

Mensagem por Euclides Dom 24 Out 2010, 17:01

Olá Pietro, você está colocando várias questões sobre este assunto, mas, honestamente, as outras têm sido muito complicadas. Como esta é mais simples e requer as mesmas idéias vou usá-la para explicar-lhe o conteúdo teórico do assunto.

Do conceito de derivada de uma função aprendemos que o valor da derivada em um ponto pertencente à função fornece o coeficiente angular da tangente à função no ponto. Veja os gráficos abaixo (que representam uma função do segundo grau como exemplo) e note que quando a derivada for positiva a função será crescente, descrescente quando a derivada for negativa:
Funções e intervalos Trikf

derivando a função obtemos



e precisamos saber quando



a solução é fácil porque se trata de uma equação biquadrada. Façamos uma substituição algébrica



que podem ser resolvidas pela fórmula de Baskhara. Encontre as soluções e os respectivos intervalos. Ainda resta um bom trabalho algébrico que eu não quero fazer.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos