PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Propriedades Coligativas - Titulação

2 participantes

Ir para baixo

Propriedades Coligativas - Titulação Empty Propriedades Coligativas - Titulação

Mensagem por jasow Ter 04 Ago 2015, 19:45

12. (Uftm 2012) Construiu-se uma câmara selada, contendo dois béqueres, um deles com solvente puro e o outro contendo 125 mL de solução saturada com concentração 148 g L, preparada com o mesmo solvente. Após algumas horas, verificou-se a transferência do solvente. Sabendo-se que o volume de solvente transferido foi 75 mL, calcule a concentração da solução, em g/L, que está no béquer com a solução saturada.

Nas minhas contas o resultado foi 92,5 g/L e no meu gabarito está 370 g/L.

jasow
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 14/07/2014
Idade : 27
Localização : Mirassol, São Paulo e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Propriedades Coligativas - Titulação Empty Re: Propriedades Coligativas - Titulação

Mensagem por Christian M. Martins Ter 04 Ago 2015, 20:05

148 -------- 1000
x ----------- 125
x = 18,5 gramas em 125 mL.

Passa a ser transferido solvente, resultando em 200 mL de solução com 18,5 gramas.

18,5 ----- 200
y --------- 1000
y = 92,5 g/L.


O gabarito, ao meu ver, não pode ser 370 g/L. Se uma solução do solvente satura-se com 148 g/L, não há como se atingir o valor de 370 g/L sem variação de temperatura ou altíssima variação de pressão, pois a partir de 148 gramas inicia-se a formação de corpo de chão.

Além disso, houve uma diluição da solução inicial, portanto a concentração não poderia aumentar. Somente diminuir.

Posso estar errado, contudo. Não sou o dono da verdade. Espere alguém mais bem entendido de Físico-Química para obter uma resposta definitiva.


Última edição por Christian M. Martins em Ter 04 Ago 2015, 20:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adição de mais uma justificativa para que o gabarito do autor do tópico esteja errado.)
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos