PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

sobre lixo

4 participantes

Ir para baixo

sobre lixo Empty sobre lixo

Mensagem por magcamile Dom 28 Jun 2015, 12:35

Fala galera! 

Hoje eu vim aqui para fazer umas perguntas meio que 'nada a ver' com o vestibular (a menos que seja tema de redação haha) ...

Na minha cidade tem muito poucas lixeiras espalhadas pelas ruas e bairros em geral, e são aquelas lixeiras com 'gretas' sabem? não sei se esse é termo correto, mas elas deixam 'vazar' lixos e tal. E fora isso, as poucas lixeiras que seguem aquela lógica de reciclagem (papel, plástico, metal, outros) não acabam servindo de nada, já que na hora de recolherem o lixo tudo é misturado.

Eu estava pensando quais seriam as soluções pra esse tipo de problema, sabe. O que não chega a ser fácil, já que eu acho estar somente ao alcance da prefeitura e tal. Mas nem por isso eu deixei de ficar matutando a respeito. (Não custa nada ficar pensando sobre.)

Outro problema no caso de lixeiras seriam conciliar o seu funcionamento com espaço urbano, o que é bem complicadinho. Eu também não achei nada sobre ideias sustentáveis nessa área pesquisando na internet, vocês já tiveram alguma ideia sobre? 

Tem também o grande problema de vandalismo, então teriam que ser lixeiras fixas, de fácil manejo pro recolhimento, e que ocupem menor espaço. (Principalmente porque sem lixeiras o espaço destinado aos pedestres (passeios) já é pequeno.)

Enfim, alguma luz? haha

Me falem, na cidade de vocês ocorre o mesmo problema? Tem lixeiras espalhadas pelas ruas e bairros? Em relação ao espaço ocupado por elas, atrapalham? Elas cumprem seu papel? Ocorre reciclagem? E é claro, as pessoas respeitam essa política de boa educação de jogarem lixo no lixo?

Bom, esse tópico é mesmo no sentido de curiosidade!
Se puderem responder eu agradeço Very Happy
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

sobre lixo Empty Re: sobre lixo

Mensagem por Convidado Dom 28 Jun 2015, 15:32

Já viu?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

sobre lixo Empty Re: sobre lixo

Mensagem por magcamile Ter 30 Jun 2015, 13:05

Não tinha visto, achei muito show! Obrigada pela dica do vídeo Very Happy
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

sobre lixo Empty Re: sobre lixo

Mensagem por Elcioschin Ter 30 Jun 2015, 13:54

Soluções existem, mas todas vão esbarrar num grande problema: a educação dos moradores, para não sujar as ruas e para separar os diversos tipos de lixo doméstico.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

sobre lixo Empty Re: sobre lixo

Mensagem por Christian M. Martins Ter 30 Jun 2015, 16:24

Então, na minha cidade há uma coleta seletiva "pequena", digamos assim. Digo isso pois o lixo é dividido apenas em dois tipos, e não em cinco/seis, como deveria ser. Apesar de ser pouca coisa, eu creio que seja uma ÓTIMA iniciativa da prefeitura da minha cidade.

O que a prefeitura fez recentemente (ano passado) foi colocar lixeiras desse estilo: 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Há duas lixeiras por quadra, em média, sendo que uma é para um tipo de lixo e outra para outro (não sei especificar quais os tipos agora, pois não sou eu que coloco o lixo para rua aqui em casa Laughing).

Mas pra ser sincero não ajudou em nada. As pessoas não separam os lixos, não adianta. Dá raiva de ver as pessoas colocando lixo na lixeira onde não deve ser colocado, as vezes a vontade que dá é jogar a pessoa dentro da lixeira.

Além disso, eles colocaram as lixeiras no meio da rua pra não ocupar espaço dos pedestres e acabou que metade da rua fica ocupada pela lixeira. Os motoristas, consequentemente, têm problemas, tendo que em avenidas/ruas de duas "mãos" um carro passar por vez.

Outras mudanças desde que eles fizeram isso foram: a maioria das lixeiras residenciais foram retiradas pois os moradores usam as lixeiras da prefeitura, os garis entram dentro dessas lixeiras da prefeitura pra pegar o lixo e... acho que é isso. Continua ruim.

O que isso significa? Que os esforços da prefeitura da minha cidade (assim como os de muitas outras) geralmente são em vão, pois os moradores são mais lixos do que os resíduos que estão dentro da lixeira.

No fim, Camile, o estado da coleta seletiva é ruim e quando as consequências aparecem, a culpa acaba indo toda para a prefeitura/governo. Como se o governo fosse a culpa de tudo o que acontece no Brasil. É exatamente a mesma coisa que ocorre com os buracos nas ruas de diversas cidades: o povo reclama, reclama, reclama, e quando a prefeitura vai arrumar, reclamam que estão arrumando e atrapalhando o trânsito.

Se quisermos resolver algo nesse país, a primeira coisa a ser feita é mudar a educação dessa população horrível.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

sobre lixo Empty Re: sobre lixo

Mensagem por Sinal Ter 30 Jun 2015, 16:42

Para o brasileiro de hoje separar o lixo, ou ele tem que ganhar dinheiro ou ser multado. 

Se eu tivesse grana investiria na reciclagem. Acho que isso vai dar muito dinheiro se no futuro as matérias primas começarem a ficar escassas. 
Sinal
Sinal
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

sobre lixo Empty Re: sobre lixo

Mensagem por Elcioschin Qua 01 Jul 2015, 08:44

No dia 30/05/2014 apareceu uma reportagem na Globo tratando do assunto:

1) Em muitas cidades os moradores estão separando o lixo em apenas dois tipos: reciclável e não reciclável

2) A prefeitura recolhe e separa os recicláveis por tipo (pessoas ganham para fazer isto). Todo o material reciclável é aproveitado.

3) Algumas prefeituras estão usando o material não reciclável para gerar energia.

4) Em 7 estados do Brasil as companhias de distribuição de energia estão aceitando material reciclável em troca de redução na conta de energia. Os preços por kg estão estabelecidos por tipo de material (latinhas de alumínio, plástico, papelão, etc.).
Um casal idoso, bem humilde que pagava em torno de R$100,00 de conta de luz, começou a fazer isto e hoje suas contas estão zeradas. E continuam a fazer isto aumentando o crédito para o futuro, quando a quantidade de material entregue diminuir.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

sobre lixo Empty Re: sobre lixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos