PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tradução da molécula de RNAm

Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por fergasfig Qui 30 Abr 2015, 08:44

A tabela adiante representa uma versão fictícia do código genético. Entretanto, esse código segue o padrão do código genético universal, no qual três bases codificam um aminoácido.

Analise a tabela e faça o que se pede:
a) Cite o nome da enzima que catalisa a síntese de RNA mensageiro. RNA-polimerase.
b) Cite a seqüência do anticódon correspondente ao códon de iniciação. UAC
c) Qual a seqüência de aminoácidos que resultará da tradução da molécula de RNA mensageiro? Ver figura
anterior. W-A-T-S-O-N-E-C-R-I-C-K.
d) Qual a seqüência de aminoácidos que resultará da tradução da mesma molécula de mRNA, após uma
deleção do TERCEIRO nucleotídeo? A proteína não será formada, pois foi alterado o códon de iniciação.


Pessoal, alguém pode me ajudar com a C? Eu realmente não to conseguindo chegar na resposta! 
Eu fiz o processo de tradução, trocando a base do RNAm pela correspondente, mas não consegui
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por Convidado Qui 30 Abr 2015, 10:19

Não sei aonde você errou, mas para mim deu certo:


AU-AUG-CGA-UCG-GCU-AUC-CAU-GCC-UAU-AGG-CUA-CGC-AGG-GAA-UAA-CUA-A


AUG: códon de iniciação.
UAA: códon de terminação.

CGA - W
UCG - A
GCU - T
AUC - S
CAU - O
GCC - N
UAU - E
AGG - C
CUA - R
CGC - I
AGG - C
GAA - K

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por fergasfig Qui 30 Abr 2015, 10:39

Mas foi dada uma molécula de RNA, para formar a sequência de aminoácidos, não teria que traduzi-la? Por exemplo 

RNA:
AU-AUG-CGA-UCG-GCU-AUC-CAU-GCC-UAU-AGG-CUA-CGC-AGG-GAA-UAA-CUA-A


Tradução:
CGA vira GCU
UCG vira AGC
etc?
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por fergasfig Qui 30 Abr 2015, 10:42

Outro exercício pedia o resultado da síntese proteica a partir de uma fita de DNA e a resolução era a seguinte:

DNA: GTG - CAC - CTG - ACT - CCT - GAG - GAG - AAG - 

DNA para RNAm -> CAC-GUG-GAC-UGA-GGA-CUC-CUC-UUC
( bases correspondentes + T virou U ) 

De RNAm para transportador -> GUG-CAC-CUG-ACU-CCU-GAG-GAG-AAG
( bases correspondentes de novo )


Neutral
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por Convidado Qui 30 Abr 2015, 11:02

*Se tiver alguma dúvida depois desta resposta posta aí; faz algum tempo que vi esse conteúdo então a explicação está razoável. 


Razz Fernanda é o seguinte: nesse exercício realmente nos foi dado uma sequência de RNA, e foi nessa informação que você errou. Se você observar a síntese proteica têm a sequência (simplificada): DNA --> RNAm --> Aminoácidos. 


Nesse processo, você só vai ter que fazer a transcrição uma vez: na passagem do DNA para o RNAm. O RNAt irá trazer os aminoácidos correspondentes à sequência que está no RNAm. 


No RNAt nós teremos os anticódons e no RNAm teremos os códons. Cada códon é formado por três bases nitrogenadas. A correspondência entre essas três bases nitrogenadas e os "aminoácidos" (entre aspas porque no exercício não dá os nomes dos aminoácidos, mas apenas letras que os representam) que são formados estão nessa tabelinha aí que o exercício apresenta. 


Resumidamente: o DNA é transcrito em RNAm (que contém a informação para a síntese de determinada proteína). Dái, o RNAm vai passear no citoplasma e encontra os ribossomos, que são formados por RNAr. Vai começar a tradução do RNAm em aminoácidos, para se fazer a proteína. Quem vai fazer essa tradução é o RNAt, trazendo os aminoácidos correspondentes à sequência do RNAm. Como ele faz isso? No RNAt temos os anticódons (por exemplo, o UAC) e no RNAm temos os códons. Quando o RNAt com o anticódon UAC encontra no RNAm a sequência AUG, ele "estaciona" e começa a sintetizar a proteína até encontrar os códons de terminação. Daí, por exemplo, se o códon que vem depois do AUG é o AAC, vem um RNAt com o anticódon UUG trazendo o aminoácido N, que corresponde a sequência AAC. Ele para ali (onde o códon e o anticódon se emparelham), deixa o aminoácido, e vai embora... 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por Convidado Qui 30 Abr 2015, 11:19

fergasfig escreveu:Outro exercício pedia o resultado da síntese proteica a partir de uma fita de DNA e a resolução era a seguinte:

DNA: GTG - CAC - CTG - ACT - CCT - GAG - GAG - AAG - 

DNA para RNAm -> CAC-GUG-GAC-UGA-GGA-CUC-CUC-UUC
( bases correspondentes + T virou U ) 

De RNAm para transportador -> GUG-CAC-CUG-ACU-CCU-GAG-GAG-AAG
( bases correspondentes de novo )


Neutral

Nesse caso então ele não pediu a síntese proteica, ele pediu a sequência de bases do RNAt, que é complementar ao RNAm. Na síntese proteica você tem que se basear na sequência de códons do RNAm, não do RNAt, já que o código genético (correspondência entre cada três bases nitrogenadas e um aminoácido) é feito com base no códon do RNAm, não no anticódon do RNAt.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por fergasfig Sex 01 maio 2015, 00:13

Hmmm  Smile

Então resumidamente, tudo depende do que o examinador pedir. Se ele pedir a síntese proteica eu me baseio no RNAm. Se ele pedir a sequência de bases do RNAt, eu tenho que traduzir o RNAm? 

Obrigada!!
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por fergasfig Sex 01 maio 2015, 00:16

Dezotti, 

''UFG. As globinas constituem um bom exemplo da importância da informação genética na estrutura primária e na função das proteínas. Considere o segmento de DNA cuja sequência de nucleotídeos é:

( a sequência é a que te mostrei lá em cima )

Utilizando-se da tabela do código genética apresentada a seguir, forneça o produto da síntese proteica (polipeptídio parte da cadeia beta prevista para a globina humana).''

Essa é a questão que eu te falei ali em cima
'' forneça o produto da síntese proteica ''

Sad Agora to confusa HUAHAUHUA
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por Convidado Sex 01 maio 2015, 11:24

fergasfig escreveu:Hmmm  Smile

Então resumidamente, tudo depende do que o examinador pedir. Se ele pedir a síntese proteica eu me baseio no RNAm. Se ele pedir a sequência de bases do RNAt, eu tenho que traduzir o RNAm? 

Obrigada!!

Isso. Depois eu vejo essa questão da UFG e posto algo mais tarde, se eu julgar necessário...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por fergasfig Sex 01 maio 2015, 11:43

Obrigada  Very Happy
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tradução da molécula de RNAm Empty Re: Tradução da molécula de RNAm

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos