PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Traducao

3 participantes

Ir para baixo

Traducao Empty Traducao

Mensagem por waydzik Dom 16 Jun 2019, 01:16

Abaixo, em três indivíduos (A, B e C), estão representados os 12 primeiros pares de nucleotídeos da região codificadora de dois alelos de um determinado gene. Esse gene tem dois tipos de alelos: (1) o alelo normal: possui a informação genética necessária para a síntese da proteína; (2) o alelo mutante: possui uma mutação pontual que resulta em um código de parada (UGA) e, consequentemente, não possui a informação necessária para a síntese da proteína. O fenótipo deletério (deficiência da proteína) se manifesta apenas quando o genótipo for constituído por alelos mutantes em homozigose. 
Traducao Captur20
Sabe-se que a primeira trinca codificante do RNAm corresponde ao aminoácido metionina e que os processos de transcrição e de tradução ocorrem no sentido 5’ → 3’. A figura esquematiza o início da tradução, destacando o sentido 5’ → 3’ desse processo.
Traducao Captur21
a) Qual a sequência dos quatro primeiros aminoácidos do alelo normal? 


Ps: Fiquei procurando algum ACT ou algo relacionado a UGA, mas nao consegui achar relacao. O b e o C sao alelos mutantes. Qual o raciocinio?
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Traducao Empty Re: Traducao

Mensagem por guipenteado Ter 18 Jun 2019, 22:29

Caramba, quebrei a cabeça aqui por um longo tempo e cheguei a alguma coisa, se faz algum sentido aí já é outra história kkk.

Vamos lá,

Entendo mutação pontual como uma mutação de apenas um nucleotídeo. Por exemplo, vamos supor que tenha uma trinca AAG, pode haver uma mutação pontual G->T, ficando então a nova trinca AAT.

No enunciado, é dito que o alelo mutante possui uma mutação pontual que RESULTA em uma códon de parada (UGA), o qual não sintetiza proteína em homozigose. Aqui é que acredito estar a chave para a questão, não é que nas trincas do DNA trazidos na questão já há essa mutação, mas sim que devemos encontrar trincas que PODEM resultar em um códon de parada UGA com apenas a mutação de UM nucleotídeo, visto que a mutação é PONTUAL. 

Fazendo uma breve revisão sobre transcrição pra coisa ter um pouco mais de coesão:
O DNA possuí duas fitas, uma chamada molde, na qual servirá de base para o RNA, ou seja, será complementar ao RNA, e a outra chamada codificadora, que será igual ao RNA, exceto pela Uracila/Timina.

Então, exemplificando, teremos algo mais ou menos assim:
DNA 3' TAC (molde)
DNA 5' ATG (codificadora)
RNA 5' AUG

Certo, posto isso vamos ao problema em si.

Primeiro vamos começar analisando O nosso alvo, o códon de parada que será resultado de uma mutação pontual: UGA. Esse códon, em uma situação normal, apareceria da seguinte forma:
DNA 3' ACT (molde)
DNA 5' TGA (codificadora)
RNA 5' UGA

Dessa forma, basta a gente analisar, em cada caso, qual trinca dos DNA's apresentados é possível surgir uma alteração PONTUAL (ÚNICA) que resulte, na linha que começa com 5', em um códon TGA.

Indivíduo A:
Fragmento de origem materna, segundo códon TCA -> TGA que resulta em UGA, no RNA, porém está em homozigose, mas é alelo mutante.

Indivíduo B:
Fragmento de origem materna e paterna, segundo códon TCA -> TGA , nesse caso em homozigose, gerando um indivíduo mutante com expressão da ausência da proteína.

Indivíduo C:
Aparentemente tudo normal.

Finalmente, vamos para o que a alternativa pede, os primeiros quatro aminoácidos do alelo normal. Tá, qual é o alelo normal ? Bom, ele é Qual quer alelo, materno ou paterno, do indivíduo C, ou o alelo paterno do indivíduo A, perceba que são todos iguais.

DNA 5' TAG CCA AGG CAT (codificadora)
RNA 5' UAG CCU UGG CUA

UAG é um códon de parada (eles são três, UAG - UGA - UAA), logo, não codifica proteína. Os outros três codificam Prolina, Triptofano e Leucina. Bom, até aqui tem três. Pois bem, sabemos que o primeiro aminoácido de toda proteína é a metionina. Então a resposta correta é : Metionina, Prolina, Triptofano e Leucina.

É isso ai, eu acho...
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 26
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Traducao Empty Re: Traducao

Mensagem por waydzik Sex 02 Ago 2019, 17:05

Muito obrigada!!
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Traducao Empty Re: Traducao

Mensagem por Manoel Zanghelini Ribeiro Qui 05 Jan 2023, 09:40

Não entendi o motivo de procurarmos o códon TCA, e também não compreendi o por que deste se transformar em TGA

Manoel Zanghelini Ribeiro
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 02/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Traducao Empty Re: Traducao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos