PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gráfico de Função Modular

2 participantes

Ir para baixo

Gráfico de Função Modular Empty Gráfico de Função Modular

Mensagem por Prestatie Qua 22 Abr 2015, 07:45

1)Construa o gráfico da função: f(x) = x² -4|x|+3
Sei montar apenas quando o módulo envolve a função inteira, mas quando é apenas envolvendo um dos  'x' não consigo montá-lo.

2)Ache as raízes desses polinômios:
a)x³ - x² = 0
b)2x^4 - x³ - 14x² + 19x - 6 = 0
c)x^5 - 3x^4 + 4x³ - 4x² + 3x -1 = 0

Essa parte de polinômios faz parte do nosso TDE (São conteúdos que nós aprendemos sozinhos, sem ajuda do professor), e não consigo entender como faz o uso do Briot-Ruffini sem ter um divisor dado pelo exercício. No entanto, se alguém me mostrar como faz apenas um deles eu consigo me virar com os outros.

Grato!

Prestatie
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 21/04/2015
Idade : 28
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Gráfico de Função Modular Empty Re: Gráfico de Função Modular

Mensagem por Ashitaka Qua 22 Abr 2015, 10:15

y = |x|² - 4|x| + 3 = (|x|-3)(|x|-1) ---> daqui você tira as raízes e sabendo como se comporta mais ou menos o gráfico, dá pra ir montando; jogue pontos do intervalo entre as raízes para ir vendo o que acontece e montar.

2)
a) de cara, 0 é raiz e 1 também; nem precisa fazer Briot-Ruffini
x²(x-1) = 0 ---> {0, 0, 1}
b) Testando, nota-se que 1; abaixe o grau e procure outras raízes óbvias, como -1, 2, -2... vai ver que 2 também é raiz.
c) Trata-se de uma equação recíproca de segunda espécie; essas são fáceis de achar as raízes; procure que na internet deve haver algum tópico sobre as resoluções delas.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos