PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nina e José estão sentados em cadeiras, diame

2 participantes

Ir para baixo

Nina e José estão sentados em cadeiras, diame Empty Nina e José estão sentados em cadeiras, diame

Mensagem por OliviaTate Seg 16 Mar 2015, 06:51

(Fuvest) Nina e José estão sentados em cadeiras, diametralmente opostas, de uma roda gigante que gira com velocidade angular constante. Num certo momento, Nina se encontra no ponto mais alto do percurso e José, no mais baixo; após 15 s, antes de a roda completar uma volta, suas posições estão invertidas. A roda gigante tem raio  R = 20 m e as massas de Nina e José são, respectivamente, MN = 60 kg e MJ = 70 kg. Calcule:
a) o módulo v da velocidade linear das cadeiras da roda gigante;
b) o módulo aR da aceleração radial de Nina e de José;
c) os módulos Nn e Nj das forças normais que as cadeiras exercem, respectivamente, sobre Nina e sobre José no instante em que Nina se encontra no ponto mais alto do percurso e José, no mais baixo.
Gabarito:
b) 0,8 m/s²
c) Nn = 552 N e Nj = 756 N
A letra a e b eu consegui fazer tranquilamente... Minha dúvida é com relação a letra c, alguém me ajuda?
OliviaTate
OliviaTate
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 635
Data de inscrição : 27/01/2014
Idade : 26
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Nina e José estão sentados em cadeiras, diame Empty Re: Nina e José estão sentados em cadeiras, diame

Mensagem por Elcioschin Seg 16 Mar 2015, 11:37

Nina ---> Pn = Mn.g ---> Pn = 60.10 ---> Pn = 600 N

FcN = Mn.a ---> FcN = 60.0,8 ---> FcN = 48 N

Nn = Pn - FcN ---> Nn = 600 - 48 ---> Nn = 552 N

Calcule agora Nj
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71678
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos