PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Organelas celulares

2 participantes

Ir para baixo

Organelas celulares Empty Organelas celulares

Mensagem por mateus160399 Ter 10 Mar 2015, 19:58

Olá pessoal, estava revisando células, e ao resolver um exercício surgiu uma dúvida: Por que o maior desenvolvimento do retículo endoplasmático liso das células hepáticas, como no caso de pessoas que ingerem drogas como o álcool, pode diminuir a eficácia de alguns alguns medicamentos como os antibióticos?

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Organelas celulares Empty Re: Organelas celulares

Mensagem por Nina Luizet Sex 13 Mar 2015, 15:47

Olá mateus, tudo bem ? 

Respondendo sua pergunta : O REL (Retículo Endoplasmático Liso), tem como principal função diminuir a toxicidade do organismo, principalmente  no que tange aos efeitos do álcool. Vamos pegar como exemplo, a telitromicina , um antibiótico específico para o fígado.Se uma pessoa está com infecção hepática, ela poderá ingerir telitromicina. Quando o processo de ingestão do medicamento acontece juntamente à ingestão alcoólica,  o álcool aumenta o volume urinário e diminui a atuação da vasopressina. Assim, o intervalo de eliminar substâncias  alcoólicas é reduzido e, os efeitos da intoxicação são 
  consideravelmente aumentados, atingindo o próprio fígado, o cérebro e outras partes do organismo. Nesse contexto, a eficiência da telitromicina é reduzida, visto que, o trato digestório também é intoxicado e, a tal pessoa poderá apresentar sintomas como : vômito, diarreia e tonturas, esses, prejudicam
a ingestão seguinte do medicamento. Se, por um acaso a bactéria do fígado se tornar resistente, o antibiótico não será eficiente de nenhuma forma
 e , pode-se desenvolver uma infecção generalizada, causando falência múltipla dos órgãos e, o consequente falecimento.
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Organelas celulares Empty Re: Organelas celulares

Mensagem por mateus160399 Sáb 14 Mar 2015, 12:56

Eu havia perguntado para a minha professora depois e ela me deu uma outra explicação, tangenciando uma outra parte, que associada junto a sua explicação fez com que eu compreendesse perfeitamente. 

Muito obrigado!

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Organelas celulares Empty Re: Organelas celulares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos