PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quiasma x Crossing Over (MEIOSE)

Ir para baixo

Quiasma x Crossing Over (MEIOSE) Empty Quiasma x Crossing Over (MEIOSE)

Mensagem por lorramrj Qua 21 Jan 2015, 21:31

Bom eu sei que quiasma é quando as cromátides-homólogas formam um "X" na MEIOSE I.

Mas, queria saber se nesse enrolamento entre elas, pode haver troca de GENES e se houver troca de genes pode ser chamado de Crossing Over ou Permutação.

Minha dúvida é pelo fato de que nos livros sempre dizem que Crossing Over poder acontecer na subfase PAQUÍTENO da PROFASE (MEIOSE I) e a formação de QUIASMA é na subfase seguinte chamada de "DIPLÓTENO".

Alguém fera no assunto pode ajudar ?
lorramrj
lorramrj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quiasma x Crossing Over (MEIOSE) Empty Re: Quiasma x Crossing Over (MEIOSE)

Mensagem por Convidado Qui 22 Jan 2015, 08:57

Quiasma não é quando as cromátides formam um X na meiose. As cromátides formam um X na meiose quando cada cromátide se duplica e elas ficam unidas por centrômeros. 

No início você tem duas cromátides homólogas (I I), ai elas se duplicam e ficam unidas por centrômeros, ficando com o aspecto XX. Esse XX é chamado de bivalente (por ser dois pares de cromátides) ou tétrade (por conter quatro cromátides).

A questão é que só há formação de quiasmas se houver crossing-over. Duas cromátides homólogas podem sofrer ruptura na mesma altura e os dois pedaços podem trocar de lugar, realizando o que se denomina permutação ou crossing-over. Até o início da anáfase I essas cromátides ficam unidas pelos pontos onde houve permutação. Essas regiões chamam-se quiasmas.

Deu para esclarecer? Rs. 

Quiasma x Crossing Over (MEIOSE) F8-20

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos