PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desarmamento - Redação

2 participantes

Ir para baixo

Desarmamento - Redação Empty Desarmamento - Redação

Mensagem por magcamile Dom 18 Jan 2015, 19:03

Oi pessoal, podem me dar algumas dicas sobre a minha redação?

Podem falar tudo mesmo haha Concordância, ortografia, coerência ... partes que não gostaram, o que poderia melhorar e tal.

E no final se quiserem se posicionar respeito do tema, e me falar dos seus argumentos eu gostaria muito de lê-los :DD




Tema: Desarmamento no Brasil

Minha Tese: Sou contra, porque desarma o cidadão de boa moral, cumpridor de leis e dá aos criminosos o poder de livre atuação na sociedade.


                         O Brasil refém do desarmamento
O Estatuto do Desarmamento no Brasil foi colocador em vigor em dezembro de 2003, na posse do Presidente Lula.  A partir de tal estatuto é negada a posse de armas de fogo a civis sem comprovação efetiva de perigo ao mesmo, bem como a necessidade de que esse atenda aos requisitos burocráticos propostos. Com objetivo de diminuir a criminalidade tal política acaba se tornando um verdadeiro paradoxo ao desarmar o cidadão comum de boa moral e deixar a sociedade refém de uma classe marginalizada de bandidos, esses armados ilegalmente.

É notória a crescente atividade criminosa no Brasil, mesmo perante a política do Desarmamento. Os autores dos crimes por disporem de armas têm livre atuação na sociedade, enquanto essa  é vítima de seus feitos. Hoje, quem está realmente “preso” é a população de boa índole que muitas vezes tem medo de sair de casa e não voltar. Travas nos carros, grades nas janelas, horário de saída regulado. Esses são exemplos da falta de insegurança vivenciada nas cidades brasileiras, e mais ainda, esses são retrato de como tal política tem sido ineficiente no combate à violência.


Em primeiro lugar, o grande número de homicídios é da autoria de criminosos soltos e não da “população de bem”.  Assim é inválida a afirmação de que as armas nas mãos da sociedade acarretariam mais crimes. Na verdade elas seriam usadas como meio de se defender, o que é pregado na lei no direito de legítima defesa.  Desse modo as pessoas ainda estariam sim sobre um foco de violência, mas estariam, de certo modo, mais protegidas.


Logo, o porte de armas de forma legal se torna uma ação necessária e promissora na eficiência quanto à segurança brasileira. Fica, portanto, evidente a necessidade da retirada do Estatuto em vigor, e a posterior facilidade na obtenção de armas de forma legal, a partir de uma desburocratização para a aquisição das mesmas, apesar, é claro, que seja essencial que se mantenha de forma regulamentada através de avaliações acerca da idade, de testes psicológicos e de antecedentes criminais do autor do requerimento da arma. Construindo assim um Brasil que deixa de ser refém da criminalidade e se torna atuante da luta contra a mesma.
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desarmamento - Redação Empty Re: Desarmamento - Redação

Mensagem por Fito42 Dom 18 Jan 2015, 22:35

Saudações!


No geral: Você construiu uma dissertação dentro dos padrões argumentativos e não fugiu do tema. Sua redação tem começo, meio e fim e defende um ponto de vista (sua tese). Nota-se uma preocupação com a progressão textual e uma proposta de intervenção na conclusão. Com tudo isso, levando em conta os parâmetros do ENEM, você teria que tirar uns 650 no mínimo.


Pontos positivos: texto claro apesar de um período muito longo na conclusão (não está errado, mas fica cansativo de ler e aumenta suas chances de errar na concordância), sempre de acordo com a mesma linha argumentativa (você não se contradiz e nem muda de ideia). 


Pontos negativos: seu texto está ÓBVIO :/ você apresentou argumentos de cunho comum. Grande parte dos vestibulandos teriam escrito a mesma coisa. Eu não sei o que estava no texto de apoio, mas se você baseou toda a sua redação por ele você perderia alguns pontos. Você deve utilizar um ou outro, mas preze pela sua bagagem cultural (seu conhecimento histórico, filosófico etc). Além disso, sua proposta de intervenção está incompleta. Você deve apresentar 3 pontos (o que fazer, como fazer e quem deve fazer). O objetivo é deixar bem óbvio os elementos do texto.


Pontuação (minha opinião):


Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 200,  não houve problemas significantes



Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80, apesar da boa estrutura, faltou utilizar o conhecimento de outras áreas (bagagem)



Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120, seus argumentos caíram no senso comum, mas não comprometeram a função deles (defesa de um ponto de vista).



Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação. 160, apesar da progressão textual existente, notei que você utilizou poucas conjunções. Ficou um texto cheio de frases não interligadas gramaticalmente. Não compromete a ideia, mas dá a impressão de um texto narrativo: eu acordei. usei o banheiro. tomei café.



Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 120, apresentou a proposta mas faltou alguns itens, como eu havia comentado





Lembrando, é o que eu acho. Não sou nenhum especialista, apenas um mero estudante xD


Minha opinião: o tema é bem abrangente (desarmamento no brasil). Eu falaria da causa desse processo:

A ideia do desarmamento surge do medo que as pessoas tem uma da outra (homo homini lupus). O Estado, segundo as teorias contratualistas, deveria assegurar os principais direitos da sociedade civil - vida, propriedade e liberdade - além de garantir a harmonia da sociedade, mas não é o que acontece. A incompetência estatal de fornecer segurança à população obriga-a a recorrer a métodos próprios, como o armamento. Há, portanto, a transferência da obrigação do Governo para a população, ou seja, o público perde poder para o privado, processo analisado por Zygmunt Bauman (leia um dos textos de apoio em: http://www.fuvest.br/vest2012/provas/fuv2012.2fase.dia1.pdf)

As pessoas tomam atitudes individuais para assegurar a propriedade delas. Aumenta-se o individualismo em sociedade, típico de sociedades orgânicas (Émile Durkheim), o que facilita a disseminação do ódio, da desigualdade e, consequentemente, da criminalidade. Logo, o processo de armamentação apenas contribui para acentuar essa criminalidade.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desarmamento - Redação Empty Re: Desarmamento - Redação

Mensagem por magcamile Dom 18 Jan 2015, 23:42

Muitíssimo obrigada (de novo)! cheers hehe

1) Sobre períodos longos: é uma das minhas maiores dificuldades. Quando estou escrevendo formulo basicamente o parágrafo inteiro, e isso me obriga a "quebrá-lo" o que cria esse efeito confuso sem conjunções. Vou estudar um pouco mais conjunções e treinar a construção de parágrafos individuais.

2) Na verdade o único texto base que peguei foi um explicando o Estatuto, daí peguei as datas e os requisitos. Eu estava pesquisando sobre Desarmamento no youtube e decidi fazer a redação. haha

3) Sobre o conhecimento em outras áreas: Realmente preciso urgentemente de uma maior bagagem cultural/social/filosófica pra discutir e argumentar de forma mais original. Neutral

3) Vou ficar de olho nos 3 pontos da conclusão na próxima.

(Nesse caso, reformulando: (desconsiderando a estrutura de senso-comum)

o que fazer- retirar o estatuto / como fazer- abrir um novo referendo sobre o armamento, e baseado nas apurações criar um novo estatuto de apoio ao armamento ... quem deve fazer- em âmbito legislativo, que passa a considerar o porte de armas por civis legal e que, no entanto, mantém sua regulamentação seletiva a quem terá acesso a tal posse (idade, testes, precedentes)/.


Sua análise me ajudou muito, ainda mais com as notas em relação às competências. Obrigada mesmo Very Happy

Colocarei suas dicas em prática!

Achei seu ponto de vista interessante, mesmo sendo o contrário do que defendi hehe Ainda mais pelo seu embasamento sociológico/filosófico. Irei ler as fontes Smile

Fiquei curiosa: Se fosse pra você fazer uma redação sobre "Pena de morte" o que você defenderia? Quais são as suas propostas de intervenções para a incompetência do Estado em relação a segurança? Leis mais pesadas para crimes hediondos?

Agradeço novamente pela imensa ajuda! Very Happy Very Happy Very Happy


magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desarmamento - Redação Empty Re: Desarmamento - Redação

Mensagem por Fito42 Seg 19 Jan 2015, 00:37

Pena de morte é um assunto delicado e depende da """""evolução""""" de uma sociedade. Até pouco tempo eu defendia fervorosamente o código de talião:olho por olho, dente por dente. Hoje eu vejo que não é bem assim.


Por um lado serve como "exemplo" a não ser seguido, colocando medo em futuros criminosos. Por outro não resolve o problema, talvez até agrave. Em várias obras do século XX você encontra falando da banalização da morte, do mau etc. As pessoas ficaram acostumadas aos horrores das grandes guerras. Então a pena de morte perdeu forças.


Indo direto ao ponto, eu sou contra. Acho que essa limpeza social impede que haja uma (re)educação. Eu sou a favor de direcionar os presos a locais de trabalho pesado. Assim eles estariam contribuindo para a sociedade - não sendo apenas pesos mortos em presídios - além disso, seriam punidos pelas infrações.  Se não me engana, na Coréia do Norte eles são obrigados a trabalhar em minas de sal. Se o presidiário perder as mordomias que recebe do governo brasileiro (crédito familiar, licença durante feriados, dentre outras coisas) e receber tratamento pesado no trabalho, é bem possível que ele melhore. 


Outra coisa interessante é o aumento da penalidade para os crimes e a diminuição da maioridade penal.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desarmamento - Redação Empty Re: Desarmamento - Redação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos