PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criacionismo

+2
Euclides
Stefany_
6 participantes

Ir para baixo

Criacionismo  Empty Criacionismo

Mensagem por Stefany_ 15/1/2015, 10:02 pm

O que o criacionismo defende?

Stefany_
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 19/08/2013
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criacionismo  Empty Re: Criacionismo

Mensagem por Euclides 15/1/2015, 10:17 pm

Os criacionistas são fundamentalistas e acreditam que a Criação é uma obra acabada realizada por decisão Divina e não aceitam a Teoria da Evolução.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Criacionismo  Empty Re: Criacionismo

Mensagem por Pedro Venicio 16/1/2015, 11:08 am

Há duas principais correntes de criacionismo: Euclides citou os criacionistas fixistas, mas há também os criacionistas evolucionistas que creem na evolução das espécies (não necessariamente na teoria darwinista), alguns destes crendo inclusive na teoria do Big Bang.

Na verdade, o debate mais profundo à cerca de "Criacionismo x Evolucionismo", atualmente, saiu do escopo das ciências naturais e está muito mais inserido na discussão filosófica que dá bem mais "pano pra manga",kkkk.

Pedro Venicio
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 16/01/2014
Idade : 30
Localização : SBC, Sp , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criacionismo  Empty Re: Criacionismo

Mensagem por PedroX 16/1/2015, 3:15 pm

Para os Criacionistas, há uma entidade inteligente que criou todas as coisas, que deu origem ao Universo.

Para os Evolucionistas, essa entidade não existe e não se sabe o que havia antes do Big Bang. Mas isso não é um problema para eles, visto que Deus não precisar de causa dá também o direito do Universo não precisar de causa, por ser menos complexo que Ele.

Mas o debate não se resume a apenas esses dois grupos. Temos outros tipos de criacionistas e os céticos também.

Dentre de cada grupo há subgrupos que divergem entre si quanto a alguns, às vezes muitos, pontos.
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1040
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Criacionismo  Empty Re: Criacionismo

Mensagem por Matheus José 10/4/2016, 10:19 pm

Criacionismo e evolucionismo não são necessariamente ideias contrárias visto que não possuem uma relação bem definida entre si.
Por definição o criacionismo é a ideia de que um ser superior (Deus) criou tudo o que existe e o evolucionismo químico se baseia na evolução das espécies a partir de substâncias inorgânicas. Mas se existe um Deus e Ele criou tudo o que existe, a evolução química também seria obra Dele.

O darwinismo é praticamente um fato. Não se acredita nisso porque se "viu", em âmbito humano é impossível ver, pois a evolução demora milhares de anos. Se acredita no darwinismo pelas evidências: mutações gênicas, isolamento de espécies, fósseis e orgãos vestigiais. Mas também não invalida o criacionismo.

É completamente impossível descrever a origem da vida com exatidão empiricamente, o que temos são hipóteses.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Criacionismo  Empty Re: Criacionismo

Mensagem por hugo araujo 10/4/2016, 11:25 pm

Mas, pelo menos ao meu ver, Matheus José, o criacionismo pressupõe, por exemplo, que o ser humano não é fruto de uma evolução biológica. Lembra da historinha bíblica do Adão e Eva ?


O homem sempre teve a necessidade de conhecer a origem de '' tudo ''. O que muda ao longo da história é a maneira que os povos buscavam compreender o mundo. A primeira grande cisão, segundo alguns estudiosos, é a passagem do pensamento mítico para o racional, na Grécia. Os pensadores pré-socráticos, chamados por Aristóteles de physiólogos ou pensadores da natureza (physis: natureza; logos: razão, pensamento), são os primeiros homens da história a se dedicarem a encontrar uma explicação puramente racional para a origem do universo. 

 O objetivo dos pré-socráticos representa o oposto daquilo que os mitos realizavam. Enquanto estes explicavam a realidade pela imaginação, aqueles queriam explicá-la pela razão, sem apelar a nada fantasioso e sobrenatural.

Podemos afirmar que o objeto de estudo dos pensadores da natureza é a physis ou a realidade natural. Eles buscam as causas dos processos e fenômenos naturais. 

 Eles acreditavam que na natureza tudo agia e se transformava de acordo com uma relação de causa e efeito. Ou seja, tudo o que existe é um efeito de alguma causa anterior. Desse modo, se se encontra a causa de um efeito, essa causa, por sua vez, também se constitui como efeito de uma outra causa anterior, da mesma forma, essa terceira causa seria o efeito de uma quarta e assim sucessivamente. Contudo, essa busca pela causa de um efeito poderia levar a investigação ao infinito, pois tudo seria um efeito de alguma causa que é também o efeito de uma outra causa anterior. Deste nexo causal entre tudo o que existe no universo, entre os fenômenos da natureza, nasce a ciência dos pré-socráticos. Se tal busca continuasse nessa lógica, os pré-socráticos cairiam em uma busca infinita, o que, à semelhança dos mitos, tornaria a Filosofia algo misterioso e inexplicável. Não admitindo a hipótese de sair de uma explicação fantasiosa para entrar em outra,  foi necessário admitir que deveria haver uma causa primeira,  um princípio ou conjunto de princípios, uma matéria-prima original, denominada Arché, que teria dado início a todo o processo de transformação da natureza. É desse princípio original que os pensadores pré-socráticos estão à procura. 

É desse ponto de partida que as grandes teorias racionalistas sobre o universo nasceram. Por isso acho que elas não se embaraçam com as concepções religiosas. Podemos perceber nós últimos séculos é a Igreja aceitando, cada vez mais, a ciência na construção de suas ideologias. Prova disso é o Papa Francisco...


http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/10/1539614-teorias-do-big-bang-e-evolucao-estao-corretas-diz-papa-francisco.shtml

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Criacionismo  Empty Re: Criacionismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos