PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvida teórica sobre trabalho de um gás

3 participantes

Ir para baixo

dúvida teórica sobre trabalho de um gás Empty dúvida teórica sobre trabalho de um gás

Mensagem por 88sude Sex 19 Set 2014, 20:41

Pela fórmula temos que :
Trabalho = P.delta V
e
Trabalho = nRT
numa questão em especial o volume foi mantido constante e a pressão triplicada , e pela fórmula o trabalho é zero, mas por algum motivo não consigo entender , porque se a pressão aumenta , mesmo o volume se mantendo constante , uma força tem que ser aplicada , apesar, não consigo nem imaginar como um gás pode ter aumento de pressão e manter o mesmo volume @.@
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida teórica sobre trabalho de um gás Empty Re: dúvida teórica sobre trabalho de um gás

Mensagem por Carlos Adir Sex 19 Set 2014, 20:50

Er... vejamos Trabalho = P.  V
Mas P V = n R T
Trabalho só ocorre quando há variação de volume, como não há variação de volume, o trabalho equivale a 0.

Veja, em um sistema fechado, não há troca de fluidos com o meio interno e externo. Deste modo, podemos dizer que a quantidade de moléculas dentro do sistema não muda.
n = quantidade de mols
R = Constante universal dos gases.
Ou seja, se esse valor é constante, se a pressão aumenta, a temperatura aumenta também. Se a pressão diminui, a temperatura diminui.
PV/T = n R = Constante.


Última edição por Carlos Adir em Sex 19 Set 2014, 20:58, editado 1 vez(es)
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida teórica sobre trabalho de um gás Empty Re: dúvida teórica sobre trabalho de um gás

Mensagem por Euclides Sex 19 Set 2014, 20:55

Para um gás: T=\int PdV e se a pressão for constante T=P\Delta V. Se não houver variação de volume o gás não realiza trabalho sobre o meio e nem recebe dele trabalho.

Quando você compra um botijão de gás (cheio) há dentro dele uma pressão inicial. À medida em que o gás é consumido essa pressão vai decaindo sem alteração no volume do botijão.

Um recipiente rígido contendo gás pode ser aquecido (sem variação significativa de volume) aumentando a pressão interna. Essa é uma transformação isométrica.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida teórica sobre trabalho de um gás Empty Re: dúvida teórica sobre trabalho de um gás

Mensagem por 88sude Sex 19 Set 2014, 21:30

Mas eu poderia falar que o gás apresenta Energia interna Euclides? Porque se eu colocar um embolo no botijão com pressão máx. e com pressão mínima o trabalho realizado será diferente, correto ? É então que entra a fórmula Ec = 3pV/2  ??
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida teórica sobre trabalho de um gás Empty Re: dúvida teórica sobre trabalho de um gás

Mensagem por Euclides Sex 19 Set 2014, 21:38

Energia interna o gás terá sempre, quaisquer que sejam a pressão ou a temperatura. Não havendo trabalho a energia interna sofre variação igual ao calor fornecido ou cedido:

\Delta U=Q+W\;\;\;\;\;\;\;\;\;\;\;\;W=0\to\;\Delta U=Q

a energia interna está relacionada à velocidade translacional média das moléculas. Trabalho só existe se houver variação de volume.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida teórica sobre trabalho de um gás Empty Re: dúvida teórica sobre trabalho de um gás

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos