PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ondas transportam particulas?

2 participantes

Ir para baixo

ondas transportam particulas? Empty ondas transportam particulas?

Mensagem por deryck Qua 09 Jul 2014, 00:49

boa noite,no gaspar surge uma pergunta "diz-se que a onda transporta energia sem transportar matéria,mas os surfistas navegam nas ondas.como vc explica esse movimento?"

ta a minha grande duvida esta que,no livro,ele menciona primeiro que onda se movimenta pelo espaço sem que haja transporte de matéria... ,porem,no final do capitulo ele fala que ondas mecânicas transportam particulas..  << usa a seguinte expressão "toda propagação ondulatória esta sempre associada a um movimento periódico da fonte que o origina e,em ondas mecânicas,transmite-se às partículas do meio onde elas se propagam.  << logo a onda gerado transmite partículas de águas,ou estaria se referindo a um corpo boiando como partícula??

procurei o conceito de particula e matéria e parece associado,no meu entender.

alguem poderia me ajuda nessa?? sei que para muitos pode ser algo besta mas travei nessa :/

deryck
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 27
Localização : rj

Ir para o topo Ir para baixo

ondas transportam particulas? Empty Re: ondas transportam particulas?

Mensagem por Matheus Fillipe Qua 09 Jul 2014, 14:40

Toda forma de onda transporta energia, isso é uma lei. As ondas mecânicas se propagam por meios materiais e a energia está na forma de energia potencia e cinética. Aqui deve estar sua dúvida, energia cinética não é movimento? Sim. Se você olha de um ponto de vista microscópico as partículas se movem em um movimento oscilatório, um vai e vem centrado em um ponto, no sentido de propagação da onda, se se trata do uma onda longitudinal, ou perpendicular à propagação da onda, quando onda transversal. Como todas as partículas vão e voltam na mesma distância, é como não se movessem.

No caso do surfista, primeiro, as ondas na água são longitudinais. Segundo, na superfície a onda ganha um encurvamento porque aquela é a zona de maior compressão, abaixo da superfície, gerando um distúrbio que já foge das condições ideias para uma onda teórica ideal. O surfista é deslocado pela onda porque ele é atraído pela gravidade na mesma medida em que a onda o puxa para cima, e isso acontece porque o distúrbio se move para frente, mas as partículas que estão no distúrbio querem voltar, pois a onda em si não transfere matéria(água). Isso gera um atrito com a prancha que combinado com a movimentação para frente da onda pode manter o surfista surfando.

Por que não é possível surfar em alto mar? Porque lá as ondas não tem tamanha e velocidade suficiente. Um fator que influencia nisso é a altitude do oceano, que varia, diminuindo na medida em que se aproxima de uma costa. Com uma profundidade menor, as ondas se aceleram porque existe muita energia que chegou até ali, para pouca massa que existe, pouca profundidade de água. Em alto mar um surfista iria simplesmente para cima e para baixo.

Partícula em geral é usado para representar algo pequeno ou algo que se possa desconsiderar as dimensões. Um ponto material, ou um componente da matéria.

Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos