PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparação ITA

5 participantes

Ir para baixo

Preparação ITA Empty Preparação ITA

Mensagem por rodrigoneves Dom 29 Jun 2014, 10:13

Pessoal, eu sei que esse tema já foi muito conversado aqui no fórum, mas tem umas dúvidas que eu ainda quero tirar...
Eu atualmente curso o primeiro ano do ensino médio, e já decidi que quero fazer ITA. Sei que devo começar a me preparar o mais cedo possível mas não sei muito bem como...
Aqui em São Luís não tem nenhum cursinho preparatório direcionado para o ITA, e eu não pretendo me mudar para fazer um (pelo menos não tão cedo). Como vou ter que estudar sozinho mesmo, queria saber do pessoal mais experiente se alguém teria uma ideia de como seria a melhor forma de fazer isso...
Eu já peguei o hábito (em relação a Químita e principalmente Física e Matemática) de sempre estudar os assuntos da escola num nível um pouco mais aprofundado (comecei a pegar uns livros, estou estudando Física pelo Física Clássica e Matemática pelo Fundamentos), mas não sei se eu devo me adiantar muito e já ir aprendendo assuntos que vão ser dados depois, ou se procuro ir no ritmo da escola mesmo. O que vocês acham? Vale a pena eu ir logo aprendendo o máximo possível pra depois só aprofundar?
Desde já agradeço!
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ITA Empty Re: Preparação ITA

Mensagem por rodrigoneves Dom 29 Jun 2014, 14:05

Queria pedir desculpas pois aparentemente cliquei várias vezes no botão de enviar e o tópico foi enviado 3 vezes...
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ITA Empty Re: Preparação ITA

Mensagem por Matheus Bertolino Dom 29 Jun 2014, 16:51

Não fique preso ao ritmo da escola, pois a responsabilidade dos seus estudos é sua. Estude até finalizar certo assunto; finalizou? Não perca tempo, vá para o seguinte; vai no seu ritmo, mesmo que você acabe ficando muito adiantado em relação à escola e suas aulas fiquem um tanto quanto desnecessárias. 
Quanto a "até onde estudar", fica a critério seu; teoricamente é mais vantajoso você estudar todo o conteúdo base das três matérias, para depois partir para tópicos mais específicos de ITA e IME; mas na prática você vai acabar se aprofundando assuntos que gosta mais e/ou tem mais facilidade, e isso é natural. Você só tem que administrar o que você estuda para não ir muito além numa parte do conteúdo e deixar devendo na outra parte.
Pra Química, te sugiro o livro do Feltre (qualquer edição, eu gosto da 5a); contém o que você precisa pra ter uma boa base em praticamente todo o conteúdo.
De resto, só continuar estudando =)
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ITA Empty Re: Preparação ITA

Mensagem por Dimix Dom 29 Jun 2014, 23:13

Cuidado pra nao reprovar na escola.
    Usa a escola como forma de revisao, ou seja, vai estudando no seu ritmo por conta propria mas sem avançar muito, tipo assim 2 meses de vantagem sobre a materia do colegio e ai qdo a escola for ensinar a materia que vc ja sabe vc faz a revisao do que ja estudou e estuda a materia que vc ja viu em casa pra prova e sobretudo pra aprender, refresca a memoria.Tira duvidas nessa epoca que o prof for dar a materia, nao atropela ele que o cara nao vai gostar. E anota no livro ou caderno a parte as suas duvidas pra na hora certa vc perguntar pro prof.

    Mas toma cuidado pra nao se enrolar na escola.
    No fim do ano vc ja tem que esta estudando a materia do 2º mes do proximo ano. É mais ou menos isso que eu faria.
    Adapta a ideia conforme seu estilo, sua capacidade de memorizaçao, retençao da materia estudada por x meses sem esquecer.

    Faria assim pra sempre fazer uma revisao e saber como estou.

    Desculpa o portugues meio confuso, mas to com sono.
    Boa noite !

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ITA Empty Re: Preparação ITA

Mensagem por rodrigoneves Ter 01 Jul 2014, 22:08

Obrigado pelas dicas amigos!! Vou procurar fazer como recomendado por vocês. Abraços
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ITA Empty Re: Preparação ITA

Mensagem por vacobs10 Qua 02 Jul 2014, 18:54

Não sou experiente em relação ao ITA, mas outro dia navegando por alguns sites encontrei um material do ITA:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Acho que estava em apostilas, não lembro. Espero que você consiga arrumar alguma coisa lá, boa sorte.
vacobs10
vacobs10
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 29
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ITA Empty Re: Preparação ITA

Mensagem por Shareen Seg 07 Jul 2014, 23:26

Cara, nao passei no ITA e nem no IME, ainda, rsrs. Mas voce ta no primeiro ano provavelmente eh novo, tem 14 - 15 anos, entao te diria para apenas nao apanhar da materia e ja estarah otimo e nao despreze outras materias, pois voce pode achar que tem certeza que quer ITA, mas quando chega no terceiro ano a conversa eh outra, ter que deixar familia, amigos e conforto pode pesar, e se isso acontecer, nao ter base nas outras materias e ter correr atras vai ser prejudicial.

No maximo aprofunde nas materias que curtir, eu me aprofundei na fisica apenas pelo OBF e porque curtia mesmo.

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 27
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ITA Empty Re: Preparação ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos