PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalhar e estudar numa Federal

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por João Mafra Qua 18 Jun 2014, 10:23

Olá pessoal. É o seguinte: eu gostaria de trabalhar (para sair da casa dos meus pais) e de estudar numa Universidade Federal.
Eu quero cursar Engenharia Mecânica ou de Computação, e eu gostaria de ir para a UFSCar. Pretendo fazer concurso para o Banco do Brasil ou Caixa, por exemplo. Minha pergunta é: É muito exaustivo trabalhar e estudar numa federal? Pois o curso de engenharia requer muito estudo e esforço, ainda mais numa federal. Não entendo muito sobre a grade de horários, se eu posso montar a grade do jeito que melhor for para mim. Por favor, gostaria de um conselho de vocês.

Obrigado.

João Mafra
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 31
Localização : Brasília Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por John47 Qua 18 Jun 2014, 10:45

Oi, João.

Sinceramente, eu acho que se você começar a trabalhar você vai perder o foco do que você quer. Você vai se acomodar com o trabalho, pois uma pessoa que trabalha na caixa ou no banco nao ganha mal. 
Eu não sei o porquê voce quer sair, mas pense bem. Eu ja morei sozinha ( e eu apenas trabalhava) não é nada fácil, João. No seu caso, se você trabalhar você ainda terá outras preocupações. Pense muito bem sobre isso.Eu , sinceramente acho que vai te atrapalhar muiiiiito.
O tempo passa rapidinho, aproveita o tempo que você tem ,morando com os seus pais, para estudar. 
Esse é meu conselho. Espero que você não fique bravo com minha sinceridade.
Cara, vou te falar, eu passei em uma federal mais eu não fui( era em outra cidade e não era o que eu queria). No começo eu pensei: eu vou, faço 1 periodo, tranco e volto embora. -Não, não estava errada. Eu iria perder tempo de estudar para passar no que eu queria onde eu queria. Eu iria perder o foco.
Abraços e pense bem.

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por João Mafra Qua 18 Jun 2014, 10:59

Olá John47, obrigado pela opinião, não tem porque eu ficar bravo  Smile
Porém, eu não creio que eu vá me acomodar, pois eu quero muito cursar engenharia, e eu não penso muito no dinheiro. O salário de bancário é regular, é em torno de R$2000,00. Só o aluguel de um quarto é em torno de $500,00. Se eu passar em algum concurso desse, eu penso em morar (pelo menos por algum tempo) sozinho, e ver como eu vou encarar. Se eu me der bem, eu começo a estudar para o ENEM para UFSCar. Esse é o plano que eu estou tendo em mente, pelo menos até agora.

João Mafra
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 31
Localização : Brasília Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por Thalyson Qua 18 Jun 2014, 12:07

Imagino que você queira ser independente e tal mas acho que entre seus planos terá que escolher um lado ou o outro, se trabalhar no mínimo não conseguirá estudar na UFSCar porque o curso de engenharia lá é em período diurno (horário em que você estaria trabalhando) então se quer trabalhar pense em uma universidade privada pois são raras as públicas que oferecem o curso de engenharia apenas no período noturno. Se você entrar em uma universidade privada cursando a noite e trabalhando acredito que com esforço e dedicação conseguirá acompanhar, tem 2 conhecidos meus que trabalham de dia e fazem engenharia elétrica a noite (universidade privada) um se formou ano passado e outro se forma esse ano, então não é impossível, porém se tratando de uma universidade publica fica muito mais complicado primeiro por causa do horário e segundo porque dizem ser um pouco mais puxado... ai vai de você privada e trabalhar ou publica e só estudar, outra coisa: não precisa você ser um funcionário público federal para poder morar sozinho várias universidades (publicas por exemplo) oferecem acomodações (nada como um apartamento só seu mas...) e com uns R$500,00 você já consegue se manter (fazendo um bico no fds por ex) se pegasse mais uma bolsa do cnpq somado aos R$500 já teria R$900,00 da pra ter uma vida de estudante controladinha...rs mais uma coisa: a UFPR oferece eng. mec. no período noturno então se você tem desejo de se formar em uma federal trabalhando pode ser uma boa opção, Curitiba tem uns prédios que alugam quartos para estudantes em um preço bom e acho que não é difícil de arrumar emprego (antes de passar no concurso). Boa sorte, sucesso!
Thalyson
Thalyson
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 27
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por João Mafra Qua 18 Jun 2014, 12:28

Obrigado pela opinião Thalyson, está me ajudando.

Agora vem outra dúvida: A carga horária de um bancário no Banco do Brasil é 6 horas/dia, o que significa que eu poderia trabalhar de manhã e estudar a tarde, ou vice versa. Eu não poderia montar uma grade horária na UFSCar com menos aulas, de forma que atenda a minha rotina? É claro que eu me formaria em um período mais longo.

Eu também penso em pegar uma República, ou então morar nos alojamentos oferecidos pelas universidades.

João Mafra
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 31
Localização : Brasília Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por Dimix Qua 18 Jun 2014, 12:58

Se garante primeiro entrando na engenharia e depois vc arruma o emprego. Concurso na cef e bb nao falta, ano sim ano nao sai um. Morar sozinho com salario da cef ?

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por Thalyson Qua 18 Jun 2014, 13:18

Olha João essa parte eu já não sei, não sei se é permitido você montar sua grade, mas se eu fosse você eu ia no "fale conosco" do site deles e perguntava, e outra coisa: no trabalho, no caso do banco não se trabalha só de manhã ou só a tarde são 6 horas mas pega um pedaço da manhã e um pedaço da tarde (eu acredito) ai fica um pouco mais complicado pra você se encaixar (eu acho). Mas você podia fazer os dois primeiros anos morando com seus pais e depois lá pelo terceiro ou quarto ano que aparecer um estágio você pode sair de casa (porque estágio de engenharia paga um bom valor) até porque diz período diurno mas não são cinco anos de aula o dia todo, em geral lá pelo terceiro ano a carga horária já da uma aliviada e você já consegue um pouco mais de tempo pra fazer alguma outra coisa, mais uma vez volto para a opção de universidades privadas, tem um rapaz que conheço que morava em Minas, veio pra Curitiba estudar na Puc, ele tem um trabalho dentro da universidade de dia e estuda lá a noite e mora em um quarto no centro... e olha as vezes ele vai pra Minas visitar os parentes de avião, significa que ainda sobra um pouco pra bancar a viajem Very Happy
Thalyson
Thalyson
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 27
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por João Mafra Qua 18 Jun 2014, 14:13

O problema é que eu e meus pais moramos em Brasília. Se eu passasse, eu poderia ir para lá pegando um quarto, república ou alojamento. Vou ver se tem algum contato que eu possa fazer com a UFSCar e perguntar como é o sistema de horários, se eu posso montar a minha grade. A opção de faculdade particular por enquanto não está nos meus planos, mas é bom saber da maior liberdade que eu tenho.

João Mafra
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 31
Localização : Brasília Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por Euclides Qua 18 Jun 2014, 16:38

João Mafra escreveu: É muito exaustivo trabalhar e estudar numa federal?
O curso de engenharia nas universidades públicas é de período integral: das 8:00h às 18:00h, diariamente.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por Dimix Qua 18 Jun 2014, 20:29

Se eu nao estou enganado na unicamp (estadual) tem engenharia a noite.
   Mas a maioria das publicas e integral mesmo o curso de engenharia.

   Pq ufscar ? usp e unicamp tem melhor estrutura.

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalhar e estudar numa Federal Empty Re: Trabalhar e estudar numa Federal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos