PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Associação em paralelo

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Associação em paralelo

Mensagem por luisfelipe512 Qua 04 Jun 2014, 21:11

Pessoal, por que a resistência equivalente de 5V até 0v dá 5KOhms? O segundo resistor de 2kOhms não deveria estar em curto, já que a corrente sempre escolhe o menor caminho para seguir?

Obrigado

Associação em paralelo 2nv8dx1


Última edição por luisfelipe512 em Qua 04 Jun 2014, 21:45, editado 1 vez(es)

luisfelipe512
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por luisfelipe512 Qua 04 Jun 2014, 21:28

E, se a resistência equivalente entre 5V e 0V é 5, a corrente de entrada é 1mA.
Como que eu acho a corrente que passa entre os resistores de 2KOhms?

luisfelipe512
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por Ashitaka Qua 04 Jun 2014, 21:40

luisfelipe512 escreveu:"... já que os a corrente sempre escolhe o menor caminho para seguir?"
Rapaz, eu não sei onde você aprendeu isso, mas a corrente não mede a distância para percorrer um circuito, não, hahahaha. O que ocorre é que a maior parte da corrente vai pelo caminho que oferece menor resistência.


Para a Req de 0V a 5V, vamos desconsiderar o resistor de 4k perto do ponto A, afinal a corrente não tem para onde ir por ali, então não há corrente nele.
Associação em paralelo C3d7XIU
O que resta é um de 4k em série com dois de 2k em paralelo entre si:
2k//2k = 1k
1k + 4k = 5kΩ

A corrente do circuito é:
i = 5V/(5*10³Ω) = 1 mA.

Como os resistores de 2kΩ são iguais, a corrente se divide exatamente ao meio, passando 0,5 mA por cada um.
Mas, matematicamente, você tem que que a tensão no de 4kΩ é U = 4k*1mA = 4V, portanto a tensão nos dois em paralelo de 2kΩ é 5-4=1V, e é a mesma para os dois:
1 = 2k*i'
i' = 0,5mA
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por Elcioschin Qua 04 Jun 2014, 21:53

Senhores

1) Entre A e B não existe ligação, logo não circula corrente.

2) O resistor de 4 kΩ conectado ao ponto A é um resistor que não serve para nada (está apenas "pendurado" no terminal + 5V). Logo, ele pode ser retirado do circuito.

2) Os dois nós à esquerda da B possuem o mesmo potencial de B, logo podemos escrever B em ambos.

3) Com isto os dois resistores de 2 kΩ estão em paralelo entre o ponto B e o terminal 0 V ----> R'e = 1 kΩ

4) O resistor de 4 kΩ (entre o terminal +5 e o ponto B) está em série com R'e (entre B e 0 V) ----> R= 4 + 1 ---> Re = 5 kΩ

5) Não existe nenhum resistor em curto no desenho

5) O símbolo do prefixo "quilo" é k (minúsculo) e é proibido misturar nomes de unidades com símbolos de unidades. Além disso entre o número e o símbolo deve existir um espaço e os nomes das unidades são substantivos comuns, logo a letra inicial é minúscula:

Errado: ... 5V ... ---> Correto  5 V

Errado ... dá 5KOhms ... ----> Correto: ... dá 5 kΩ ou 5 quiloohms ....

Errado ... de 2KOhms ... ----> Correto: ... 2 kΩ ou 2 quiloohms

6) Corente total ---> i = 5 V/5 kΩ ---> i = 1 mA

Corrente em cada resistor de 2 kΩ ---> i' = 0,5 mA
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71745
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por luisfelipe512 Qua 04 Jun 2014, 21:53

hahahahahahaha" Estava tentando entender isso...

Mas, se a corrente de 1mA passa, também, nos dois de 2 kΩ a ReQ dos dois últimos dará 1, então a tensão no ReQ será 1 V. Portanto, por que a corrente que passa no mesmo não é 1 mA, já que pela forma U=R.I resulta em 1 mA? O que estou pensando errado? Estou na cabeça que, por exemplo, se tenho uma d.d.p de 10V, e tenho 1 resistor de 2 kΩ e outro de 2 kΩ, então para achar a corrente em cada, faço a lei de ohm no primeiro por intermédio da ReQ e depois faço no segundo utilizando a mesma tensão de entrada, ai subtraio as corrente e vejo quando que sobra para a corrente "sair". Se eu faço assim neste circuito, os dos últimos resistores teriam 2,5 mA cada o.O O que faço de errado?

Tipo assim: Associação em paralelo 1691d3o


Última edição por luisfelipe512 em Qua 04 Jun 2014, 22:04, editado 3 vez(es)

luisfelipe512
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por luisfelipe512 Qua 04 Jun 2014, 22:01

Se não fosse 2 kΩ  o último resistor, como acharia a corrente que passaria em cada?

luisfelipe512
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por Elcioschin Qua 04 Jun 2014, 22:42

Sua explicação e seu desenho estão errados

1) A corrente total (no resistor equivalente Re = 5 kΩ) vale 1 mA, conforme eu mostrei.

2) Esta corrente de 1 mA passa tanto no resistor de 4 kΩ quanto no resistor R'e = 1 kΩ (pois ambos estão em série)

Neste caso a tensão no resistor de 4 kΩ vale U(4) = 4  kΩ . 1 mA ---> U(4) = 4 V

Do mesmo modo, a tensão no resistor R'e = 1 kΩ vale U(1) = 4 kΩ . 1 mA --> U(1) = 1 V



E a ddp total do circuito vale U = U(4) + U(1) ---> U = 4 + 1 ----> U = 5 V

 U é exatamente a ddp entre os terminais superior e inferior --> U = + 5 - 0 --> U = 5 V

A corrente de 1 mA que chega a B encontra dois caminhos idênticos entre B e O. Assim, ela se divide igualmente entre os dois resistores de 2 kΩ  ---> 0,5 mA (e não 1 como está no seu desenho)

Caso os dois resistores inferiores fossem diferentes, mudaria tudo:

1) Mudaria o valor de R'e
2) Mudaria o valor de Re
3) Mudaria o valor da corrente total i
40 Mudaria a corrente em um dos resistores em paralelo: a corrente em cada um seria inversamente proporcional a cada resistência (porém a soma de ambas continuaria i)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71745
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por Ashitaka Qua 04 Jun 2014, 22:45

luisfelipe512 escreveu:hahahahahahaha" Estava tentando entender isso...

Mas, se a corrente de 1mA passa, também, nos dois de 2 kΩ a ReQ dos dois últimos dará 1
A resistência equivalente não depende da corrente que circula pelo circuito.

Portanto, por que a corrente que passa no mesmo não é 1 mA, já que pela forma U=R.I resulta em 1 mA?
Suas perguntas estão um pouco confusas de entender, para mim, mas te digo que se a corrente total é 1 mA, como foi calculado, como seria possível que por cada resistor de 2 kΩ passasse 1 mA? Isto significaria que a corrente total é de 2 mA, contrariando o 1 mA que sabemos que é a corrente total.

O que estou pensando errado?
Muitas coisas xD

Estou na cabeça que, por exemplo, se tenho uma d.d.p de 10V, e tenho 1 resistor de 2 kΩ e outro de 2 kΩ
Resistores em série ou paralelo? Se estiverem em paralelo, a tensão de 10 V é a mesma para ambos. Caso estejam em série, estarão submetidos a ddps individuais de valores diferentes (se os resistores tiverem resistências diferentes), que somadas devem resultar 10 V.

então para achar a corrente em cada, faço a lei de ohm no primeiro por intermédio da ReQ
Para achar a corrente nos resistores de 2 kΩ deve-se ter em mente que ambos estão submetidos a uma mesma ddp, já calculada no meu post anterior, de 1 V. Você tem, então, a ddp em cada um (1 V) e a resistência de cada um (2 kΩ), podendo então usar U = Ri e calcular a corrente em cada um.
Se os resistores em paralelo forem de resistências diferentes, o procedimento é o mesmo. U = R1*i1 = R2*i2.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por luisfelipe512 Qui 05 Jun 2014, 18:33

Entendi! Mas, senhores, por que que a tensão no ponto A é 5 V, já que não chega corrente? Estou confundindo com a lei de Ohm, cuja fórmula, neste meu pensamento, daria 0 V.

luisfelipe512
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por Ashitaka Qui 05 Jun 2014, 18:45

Ponto não tem tensão, ponto tem potencial.
A lei de Ohm não se aplica para isso que você quer fazer, pois ela trabalha com d.d.p. e não com potencial. Embora não exista corrente no resistor de 4 perto de A, ainda existe potencial no ponto A. É só você pensar num gerador: existe ddp entre os pólos dele, mesmo que não exista corrente por ele não estar ligado à nada. Verifique, ainda, que se o ponto A tivesse 0 V como você diz, haveria uma tensão de 5 V entre A e o ponto que indica 5 V, e, assim, haveria corrente elétrica, o que não é verdade.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Associação em paralelo Empty Re: Associação em paralelo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos