PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segunda graduação

4 participantes

Ir para baixo

Segunda graduação Empty Segunda graduação

Mensagem por JoaoGabriel Dom 25 maio 2014, 09:06

Bom dia pessoal! Estou aqui para tirar um tipo diferente de dúvida hoje.

Como alguns (poucos rs) sabem, eu faço Engenharia Elétrica; é interessante pensar que entrei aqui no fórum no primeiro ano do ensino médio e estou indo para o terceiro da graduação haha

O que eu gostaria de saber é o seguinte: estou gostando muito do curso, acho fascinante a ideia do conhecimento aplicado a problemas do dia a dia e tudo mais. Porém eu também gosto muito de física; andei estudando mais a fundo quântica e afins e realmente é fascinante; é possível, após eu concluir a engenharia, cursar uma graduação em física, e conciliar a carreira de engenheiro com a de pesquisador; naturalmente essa parte de pesquisa seria mais um ''hobby'' do que um ganha-pão haha

Gostaria de saber a opinião de vocês que são bem mais experientes!

Um abraço
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda graduação Empty Re: Segunda graduação

Mensagem por Elcioschin Dom 25 maio 2014, 12:10

Oi JoaoGabriel, velho de guerra do fórum.
Entendo agora a sua ausência do fórum: as responsabilidades quanto ao curso de Engenharia Elétrica devam estar tomando boa parte do seu tempo. E sempre se preciss dedicar um tempo para o lazer, para os amigos, etc.

Se você fazer o curso Física por hobby, não vejo problema algum. Meu hobby atual é o fórum

Agora, a carreira de pesquisador no Brasil é muito incipiente e difícil. poucos valorizam isto, salvo o governo e grandes empresas, como por exemplo a Petrobras. Ela tem um grande centro de pesquisas na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda graduação Empty Re: Segunda graduação

Mensagem por MatheusMagnvs Dom 25 maio 2014, 12:37

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Só para complementar o que o Mestre Elcio disse.

Acho que é possível fazer isso sim, especialmente por hobby, apesar das dificuldades. Eu mesmo quero fazer Engenharia da Computação por hobby, depois que fizer Eletrônica, haha.
Infelizmente não há tanto incentivo à interdisciplinaridade no Brasil e - pelo que eu saiba - não é possível fazer dupla graduação em nenhuma faculdade. O que é uma pena; conheci virtualmente uma garota na internet que fez Economia, Matemática e Ciência da Computação, com minor em alemão, na Cornell University, se não me falha a memória. Sad
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda graduação Empty Re: Segunda graduação

Mensagem por Man Utd Dom 25 maio 2014, 20:20

Vc pode cursar disciplinas da licenciatura ou bacharelado durante a sua graduação em engenharia , busque informação na sua universidade sobre "disciplina isolada" vc pode até fazer essas matérias de física em outras universidades, eu mesmo penso em fazer algumas matérias que a grade curricular do meu curso não  possui, mas são muito importantes como analise matemática,variavéis complexas... entre outros. E depois pode fazer alguma especialização em alguma área da física ( não que isso vai te ajudar muito, pois é  uma espécie de atualização), depois prosseguir com o mestrado (esse sim vai fazer diferença) e doutorado finalmente.Pois para ser pesquisador tem que possui um boa formação.
Man Utd
Man Utd
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1119
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 29
Localização : Manchester

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda graduação Empty Re: Segunda graduação

Mensagem por JoaoGabriel Seg 26 maio 2014, 06:02

Man Utd escreveu:Vc pode cursar disciplinas da licenciatura ou bacharelado durante a sua graduação em engenharia , busque informação na sua universidade sobre "disciplina isolada" vc pode até fazer essas matérias de física em outras universidades, eu mesmo penso em fazer algumas matérias que a grade curricular do meu curso não  possui, mas são muito importantes como analise matemática,variavéis complexas... entre outros. E depois pode fazer alguma especialização em alguma área da física ( não que isso vai te ajudar muito, pois é  uma espécie de atualização), depois prosseguir com o mestrado (esse sim vai fazer diferença) e doutorado finalmente.Pois para ser pesquisador tem que possui um boa formação.
Muito legal isso que você disse, Man! Já havia pensado em algo parecido. Qual curso você faz?
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda graduação Empty Re: Segunda graduação

Mensagem por Man Utd Seg 26 maio 2014, 18:02

Faço engenharia de computação é um curso irmão ao seu. rsrsrsrsrs


Sempre ouço dos professores : vcs da engenharia não precisam de rigor matemático,demonstrar teoremas,ter formalidades matemáticas e blá blá blá.A verdade é que todos os resultados de uma pesquisa,projeto etc...  seja aonde for tem que ser demonstrados  com grande rigor matemático. Um engenheiro que optar por um carreira de pesquisador,cientista tem que provar formalmente os avanços, mas na graduação ele não tinha essa motivação aí só resta correr atrás...
Man Utd
Man Utd
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1119
Data de inscrição : 18/08/2012
Idade : 29
Localização : Manchester

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda graduação Empty Re: Segunda graduação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos