PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondas eletromagnéticas e radiação alfa

2 participantes

Ir para baixo

Ondas eletromagnéticas e radiação alfa Empty Ondas eletromagnéticas e radiação alfa

Mensagem por KleinIll Seg 10 Mar 2014, 16:18

Boa tarde.
No meu ensino médio, estudei em química sobre a radiação alfa, beta e gama superficialmente. Estudando os fundamentos de espectrofotometria, li sobre o espectro eletromagnético e, segundo o livro, as ondas eletromagnéticas se diferenciam pelo comprimento de onda. Consequentemente, para cada comprimento de onda diferente, o fóton terá uma determinada quantidade de energia.
A minha dúvida é quando eu relaciono a radiação alfa e beta com a radiação gama. Pelo que aprendi, a radiação beta emite elétrons e alfa emite núcleos de He, ou seja, emitem massa. Qual a origem do movimento dessas partículas? Isto é, como essas partículas adquirem velocidade e saem do núcleo de um átomo?

Posso estar falando alguma bobagem, mas gostaria de entender melhor sobre essas radiações que não são eletromagnéticas...

Agradeço desde já.

KleinIll
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/03/2014
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas eletromagnéticas e radiação alfa Empty Re: Ondas eletromagnéticas e radiação alfa

Mensagem por Euclides Seg 10 Mar 2014, 17:34

Os núcleos dos átomos mais pesados (os elementos transurânicos) tornam-se instáveis. As forças nucleares forte e fraca não conseguem equilibrar as repulsões eletrostáticas no interior do núcleo. Esses núcleos podem, sob o efeito dessas forças, romper-se dando origem a um, ou dois outros átomos mais estáveis. Esse decaimento emite uma partícula alfa.

Ondas eletromagnéticas e radiação alfa Ba27e47d162986889609c1e4fb9f2606

Ondas eletromagnéticas e radiação alfa 6237a29506dfa7989770106e5eac8d9a

A radiação Beta ocorre no decaimento de isótopos radiativos para a forma mais estável. A radiação beta pode se constituir de um elétron e um antineutrino ou um pósitron e um neutrino.

Ondas eletromagnéticas e radiação alfa 234a54854c8933c6d604e9a766f735a3

Ondas eletromagnéticas e radiação alfa 4c52071eab1c1c61a07877aa8aa70353

A radiação gamma é onda eletromagnética emitida por núcleos instáveis que liberam um excesso de energia. A emissão de radiação gamma não torna estável o núcleo cuja estabilidade depende apenas da relação entre prótons e neutrons.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos