PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Catenária

3 participantes

Ir para baixo

Catenária Empty Catenária

Mensagem por gabriel93 11/1/2014, 2:00 pm

Um colar homogêneo é colocado entre duas paredes de tal forma que suas extremidades estejam fixadas às paredes. 

a) Achar a função que o colar descreve no plano em função de uma constante desconhecida.


b) Essa constante desconhecida depende da distância horizontal Catenária Mimetex entre as paredes, do desnível vertical Catenária Mimetex entre as extremidades do colar e do comprimento Catenária Mimetex do colar. Achar a constante desconhecida em função de Catenária MimetexCatenária Mimetex e Catenária Mimetex


Respostas:
gabriel93
gabriel93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 158
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 27
Localização : Juiz de Fora-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Catenária Empty Re: Catenária

Mensagem por Euclides 11/1/2014, 2:46 pm

A demonstração da catenária é um exercício sofisticado e difícil feita pela primeira vez por Huygens, Leibniz e Johann Bernoulli em 1691.

É um estudo de nível superior, fora dos nossos propósitos. A curva pode ser expressa em duas formas:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Catenária Empty Re: Catenária

Mensagem por gabriel93 11/1/2014, 3:25 pm

Olá Euclides. Eu andei pesquisando na internet e percebi que a matemática envolvida na catenária é bem complexa e escapa ao meu entendimento. Só que a resolução dessa questão não precisa saber exatamente o que é catenária, eu mesmo antes não sabia, só que por curiosidade o livro de onde retirei a questão informou que essa corrente descreve uma catenária. A forma de resolver essa questão, que não é puramente matemática, apoiando-se na física, baseia-se no fato de que a tensão/tração da corda na horizontal é constante e daí retiramos várias relações e por fim achamos uma constante desconhecida. Usa um pouco de cálculo 1, noções de derivadas e integral, mas nada de outro mundo... Obrigado pela atenção!
gabriel93
gabriel93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 158
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 27
Localização : Juiz de Fora-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Catenária Empty Re: Catenária

Mensagem por gabriel93 11/1/2014, 7:56 pm

https://www.youtube.com/watch?v=yBH5ezzY_-0

Um vídeo interessante sobre as catenárias. E eu achando que várias das formas encontradas por aí (inclusive a dos fios pendurados) eram parábolas...
gabriel93
gabriel93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 158
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 27
Localização : Juiz de Fora-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Catenária Empty Re: Catenária

Mensagem por gabriel93 12/1/2014, 2:30 pm

Bem, vou deixar a minha solução, mas se alguém tiver outro palpite ou caminho de resolver acho interessante postar para acrescentar conhecimento... 

Sem perda de generalidade, suponhamos que a extremidade direita da corta esteja numa altura maior. A Tração horizontal da corda é constante, senão cada ínfimo pedaço (massa desprezível) iria adquirir uma aceleração infinita na horizontal, um absurdo! Prosseguindo com a nossa prova, deixo a imagem para visualização:

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/13/lcxn.png/

Destacamos um pequeno pedação da corda (em verde). Esse pedaço experimenta as trações e seu próprio peso em vermelho. A tração na horizontal é uma constante C. A corda descreve uma função y e sabemos que:

Catenária Gif

Por outro lado:

Catenária Gif

Onde dm é a massa do pequeno pedaço de corda cuja densidade linear é p e o comprimento dl. Seguindo com a última expressão:

Catenária Gif

 Catenária Gif

Fazendo y' = z e integrando:

Catenária Gif

onde C' é uma outra contante. Fazendo Catenária Gif e Catenária Gif:

 Catenária Gif

Lembrando que z = y' e integrando novamente:

Catenária Gif

C'' é uma outra constante que não nos importa muito, já que depende de onde fixamos y = 0. Vamos ignorá-la. Além disso, fixamos x = 0 no ponto mais baixo da trajetória. Logo, y' = z = 0 ocorre para x = 0 e isso implica b = 0. Reescrevendo a expressão com as ligeiras transformações:

Catenária Gif

Pronto, chegamos ao resultado!

Obs: A trigonometria hiperbólica usada aqui ajuda bastante a deixar as expressões mais limpas o possível, senão, por exemplo, teríamos de escrever Catenária Gif no lugar de Catenária Gif...

b) Digamos que a extremidade da esquerda esteja na abcissa x = -d_0. Logo, a outra extremidade está em x = d - d_0. Além disso:

Catenária Gif


Resgatando uma de nossas expressões anteriores:

Catenária Gif

Integrando e observando que Catenária Gif:

Catenária Gif

Catenária Gif

Subtraindo o quadrado das expressões:

Catenária Gif

Catenária Gif   cheers
gabriel93
gabriel93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 158
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 27
Localização : Juiz de Fora-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Catenária Empty Re: Catenária

Mensagem por Edgar Gomes 4/5/2016, 10:33 am

bem interessante este tópico, é bem complexo a tal catenária, pena que a imagem do gabriel23 não abre mais, pois me deparei com uma questão sobre catenária, mas a questão que encontrei era mais conceitual e acho que eu entenderia apenas vendo a imagem que o gabriel montou, eu ia postar ela aqui mas estou em dúvida se seria possível :scratch: .
Edgar Gomes
Edgar Gomes
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 721
Data de inscrição : 03/09/2015
Idade : 36
Localização : PERNAMBUCO

Ir para o topo Ir para baixo

Catenária Empty Re: Catenária

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos